logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Minhas emoções

Minhas emoções

“Minhas Emoções” é um jogo educativo que convida as crianças a embarcar em uma viagem colorida pelo mundo das emoções. O objetivo é ajudar os pequenos a reconhecer, nomear e lidar com suas emoções de forma divertida e lúdica, promovendo a inteligência emocional desde cedo.

Acessar
BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
O eu, o outro e o nós
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03EO04)

Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

O jogo “Minhas Emoções” foi elaborado pensando nas crianças que têm sentimentos, às vezes, tão fortes quanto aos das pessoas adultas e precisam expressar suas emoções. Uma vez que são crianças, necessitam do apoio e orientação dos familiares e professores, amigos, enfim, elas não conseguem digerir sozinhas grandes emoções e precisam de pessoas dispostas a ajudá-las, muitas vezes, são necessários especialistas para orientá-las durante uma dificuldade e crise emocional. As crianças também sentem estresse, dor, cansaço, tristeza e têm fragilidades, inseguranças. Sendo assim, professor, você precisa ficar atento às emoções pelas quais seus educandos passam no dia a dia. Não basta passar o conteúdo, você pode e deve aproveitar suas aulas para dar espaço às crianças para expor seus sentimentos e auxiliá-las na medida do possível. O objetivo maior de nosso game é ajudar a todas as crianças a lidarem melhor com suas emoções. As crianças da Educação Infantil estão em processo contínuo de aprendizagem e assimilam tudo à sua volta com mais facilidade. É importante dar às mesmas oportunidades para o desenvolvimento de suas competências emocionais. Através de aulas lúdicas, por exemplo, torna-se mais fácil estimular e desenvolver a autoconfiança, autonomia, autoconhecimento, empatia e socialização. O game é fundamental para trabalhar valores sem forçar a barra, de uma forma divertida, meio implícita. A criança aprende princípios básicos que vão favorecer a sua conduta de uma forma prazerosa, divertida.

Comece a aula, professor, realizando uma brincadeira em roda:

As crianças vão completar a frase: “Hoje estou me sentindo...”

A partir dessa frase, as crianças vão expressar seus sentimentos e emoções. Pode ser que alguma criança esteja passando por uma circunstância difícil e no momento possa se emocionar ao pronunciar-se: como a perda de um ente querido. Cabe a você, professor, dar o acolhimento necessário para que a criança se sinta protegida, querida, amparada, como se estivesse com uma pessoa próxima, de sua confiança.

Conversar com as crianças sobre as suas emoções é muito importante para ajudá-las também no processo de aprendizagem. É comum a criança ter bloqueios se estiver passando por um sentimento de dor, tristeza, como por exemplo, a separação dos pais. Muitas vão precisar de um psicólogo nessa hora. O professor conviverá com essa criança todos os dias, sendo assim, precisará entender os sentimentos dela, uma vez que ela irá necessitar de muita compreensão e acompanhamento.

Sentimento de raiva, angústia, medo, enfim, também afetam crianças ao longo de suas vidas. Os pais e professores não podem ignorar essas sensações. O game aqui proposto vai dar oportunidade à criançada para “colocar para fora” suas percepções de mundo e revelar seus sentimentos mais ocultos, seus temores.

Antes de irem à sala de informática, professor, comente com as crianças com relação às instruções do jogo.

Cada criança vai se identificar com uma menina ou menino para começar a jogar. Ao clicar nos mesmos, aparecerão as emoções e a criança escolherá uma e daí iniciará um processo de reflexão sobre o que a levou a ter aquele sentimento. Ela terá oportunidade de identificar o tempo que cultivou a emoção: pouco tempo, muito tempo, ainda estou.

Durante a execução do game, o papel do professor será anotar as situações que mais vão revelar as sensações das crianças para depois trabalhar em sala de aula. Textos poéticos, narrativos e letras de músicas ajudam muito nesse processo em que as crianças estão começando a revelar seus sentimentos e emoções.

Objetivos para o aluno

  • Reconhecer através do game que temos sentimentos que são próprios do ser humano e há necessidade de aprendermos a lidar com os mesmos de forma inteligente, compartilhando-os;
  • Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos;
  • Expressar-se através da dança, de desenhos, mímicas e expor seus pensamentos, sensações e emoções;
  • Identificar as características das emoções nos outros através das expressões faciais: tristeza, alegria, repugnância, surpresa, medo, ansiedade e outras;
  • Participar de atividades que desenvolvam a autoconfiança, a autonomia, a afetividade, a empatia e possibilitem a interação com o outro.

Objetivos para o professor

  • Utilizar o game como ferramenta lúdica importante na aprendizagem das crianças;
  • Realizar aulas que desenvolvam na criança da Educação Infantil a expressão corporal, oral e artística;
  • Motivar para a linguagem verbal e não verbal (signos visuais e imagens);
  • Possibilitar às crianças atividades que as levem à reflexão e discussão sobre suas emoções;
  • Levar à percepção das crianças que todos têm sentimentos semelhantes, independentemente do lugar em que moramos, pois as necessidades e dificuldades são desafios e precisamos lidar com as situações da melhor forma possível;
  • Despertar nas crianças o hábito de leitura e favorecer sua criatividade;
  • Propiciar a melhoria do funcionamento cerebral, bem como a ampliação do vocabulário e fortalecimento do senso crítico através da leitura.

Sugestão de abordagem para o professor

A seguir, uma ótima estratégia didática para explorar as emoções das crianças e ensiná-las a lidar com as mesmas.

PLAQUINHAS COM EMOTICONS REVELAM SENTIMENTOS!

Vamos indicar para você, professor, uma atividade para trabalhar os sentimentos das crianças através de plaquinhas com emoji. Essa atividade será excelente para atrair a atenção da criançada devido à expressividade contida nos emoticons 😭 🤣 😠 🙄.

Você poderá imprimir as carinhas e anexá-las a um palito de picolé. Se forem coloridas, melhor!

Cada criança deverá ficar com uma plaquinha e associá-la à palavra correspondente ao sentimento. Imprima também as palavrinhas e cole-as em cartolinas para durarem mais. Que tal plastificar o material?

A brincadeira consiste em levar a criança a estabelecer uma relação entre imagem e palavra correspondente. A seguir, criar um desenho sobre o sentimento expresso: raiva, surpresa, tristeza, alegria, dor, medo, amor.

As crianças que não conseguirem identificar a palavra uma vez que não foram ainda alfabetizadas, terão ajuda do professor e coleguinhas. Faça uma exposição dos desenhos das crianças no corredor da escola para apreciação da comunidade educativa e pais, professor.

Complementando o conteúdo

DIVERTINDO-SE COM O BARALHO DAS EMOÇÕES:

Para enriquecer mais as aulas relativas às emoções, professor, propomos um jogo com baralho. Esse jogo, além de muito divertido, promove a solidariedade e empatia, pois as crianças aprendem a respeitar e valorizar os sentimentos umas das outras.

As crianças precisam compreender que ora vão se sentir felizes, ora tristes, inseguras, com medo. Esses sentimentos são comuns em nossas vidas desde o período da infância. Uma forma de superar as emoções ruins é ter apoio das pessoas as quais amamos e daquelas nas quais confiamos. Com gravuras recortadas de revistas antigas, as crianças poderão montar o baralho das emoções. O professor vai entregar um pedaço de cartolina para a criança, na medida certa, com a palavra representando a emoção e ela terá que colar uma imagem que a represente. Caso não encontre a figura certa, que esteja dentro do contexto, fará um desenho característico.

Outra criança fará um desenho da mesma emoção e depois irá encontrar a que esteja com a palavra igual, representando o mesmo sentimento. Assim será organizado o baralho. Após se encontrarem, uma das crianças vai representar a emoção através de gestos, mímicas, para a turma descobrir o sentimento.

Esse baralho é um pouco diferente do tradicional. As próprias crianças, sob acompanhamento e orientação do professor, vão criá-lo para depois dramatizá-lo.

Todos os sentimentos bons e ruins têm que constar no baralho para que a atividade tenha êxito. Vai ser interessante perceber que o mesmo sentimento será representado de forma diferente por outra criança, mas, no final, as crianças chegarão a uma só conclusão: as dificuldades e alegrias fazem parte da vida de todos desde o período da infância.

O que é inteligência emocional?

Muito se fala em inteligência emocional. Nós, do canal da Escola Games, estamos realizando um trabalho que ajude a todos os educadores quanto ao seu papel frente às dificuldades encontradas no contexto das emoções, principalmente, quando se trata de dar aulas que vão além dos conteúdos. A inteligência emocional consiste na capacidade de uma pessoa identificar seus reais sentimentos, suas próprias emoções, sensações e também as dos outros. Para alguns estudiosos do assunto, é mais importante ter inteligência emocional do que mental para se chegar aos objetivos, metas. Daí a importância dos professores elaborarem atividades voltadas para o desenvolvimento da inteligência emocional. O jogo online que aqui sugerimos vai colaborar muito nesse processo. O professor precisa elaborar atividades para que as crianças possam desenvolver relacionamentos interpessoais, uma vez que na vida adulta, terá que conviver em sociedade e colaborar com as suas habilidades.

DIÁRIO ILUSTRADO:

Vamos sugerir uma atividade visando ao registro de imagens que muito irá contribuir para o desenvolvimento da inteligência emocional. Será uma forma de representar as emoções. Como as crianças do infantil são bem pequenas, propomos que todos os dias elas façam um desenho, em um diário ilustrado, para conectar-se com seus sentimentos.

A criança, ao desenhar sobre suas emoções, poderá identificá-las melhor, reconhecê-las e dar até nomes, se já estiver escrevendo.

Professor, invista em atividades que levem as crianças para um universo de autoconhecimento. As crianças também precisam aprender a compartilhar e serem mais solidárias, pois sozinhos temos dificuldades para sobreviver e precisamos de apoio e ajuda para seguirmos nossa jornada.

O diário ilustrado poderá ser avaliado, mas talvez isso possa inibir suas crianças, melhor deixá-las livres, professor, para criar seus desenhos e expressar suas emoções.

Representando as emoções através da expressão facial:

O corpo também revela nossos sentimentos, mas a face contém nossas maiores expressões quando vamos expor nossas sensações e emoções.

O exercício a seguir é excelente para as crianças representarem esse contexto através dos olhos, boca, nariz...

Imprima a atividade para as crianças e aguarde o resultado. Peça para cada criança montar seu rosto de acordo com seu estado emocional do dia ou dos últimos tempos. Depois, professor, faça uma roda para que seus alunos possam se interagir com os outros explicando o porquê do sentimento expresso através de sua arte. Temos, a seguir, o link para o seu acesso. Outras atividades interessantes serão encontradas no mesmo link visando à mesma temática.

https://www.twinkl.com.br/resource/crie-emocoes-atividade-de-recorte-br-ef-1672431112

Para lidar melhor com as emoções, as crianças necessitam dialogar com pais, professores, amiguinhos e pessoas responsáveis. Os adultos também têm que aprender a orientar e conduzir a criança nesses momentos, mas considerar as fases do seu desenvolvimento infantil, uma vez que cada fase exige acompanhamento devido às evoluções e nível de maturidade.

LIVRO: CARA DE QUÊ?

Autores da obra infantil: Ivanke e Mey.

Para reforçar o estudo das emoções que são comuns no dia a dia das pessoas e das crianças também, sugerimos o trabalho com a obra infantil “CARA DE QUÊ?”. Esse livro fantástico ensinará às crianças a descobrir e reconhecer as emoções delas e dos outros. De forma lúdica e dinâmica, a obra vai apresentando ao leitor os sentimentos através das expressões faciais, das famosas caras e bocas. O livro também explora a diversidade cultural, situando o leitor em contextos de vidas diferentes. O importante é a criança perceber que apesar de termos vivências e experiências semelhantes ou diferentes, independentemente do lugar em que se vive, no final, somos seres com emoções iguais e precisamos dos mesmos cuidados, atenção, carinho, pois a nossa capacidade de sentir e expressar as emoções é a mesma em qualquer lugar do mundo e há sempre algo que nos liga,une.

Vale ressaltar que a leitura é uma ferramenta poderosa de que dispomos para nos interagir com tudo à nossa volta e também nos possibilita viajar por mundos desconhecidos. Desde cedo, é muito importante que a criança se familiarize com o universo da leitura, com a linguagem verbal e não verbal (signos visuais e imagens).

A leitura dá às crianças oportunidades de amadurecer seu psíquico, de desenvolver seus conhecimentos, bem como seu lado afetivo e intelectual. Com o tempo, a criança passa a ser um leitor fluente e crítico, mas para isso existem os estágios da leitura e tudo começa na Educação Infantil. Nessa fase, a gente diz que temos um pré-leitor. Os professores e pais devem ser os maiores incentivadores.

Pensando no game em estudo e na importância da leitura, indicamos a obra “CARA DE QUÊ?” para retratar de forma bem lúdica, artística, os sentimentos e emoções das crianças da Educação Infantil.

Uma boa sugestão após as crianças explorarem a obra literária, é a confecção por elas de máscaras que representem suas emoções. Para a confecção das mesmas, proponha às crianças que tragam de casa material reciclável. Pintar as máscaras com tinta ou giz de cera será bem sugestivo para a atividade ter sucesso. Você, professor, poderá proporcionar às crianças um “baile de máscaras”. Elas vão adorar!

Escolha músicas infantis para que o momento seja motivador, animado e você possa encerrar as atividades com as crianças de uma forma bem divertida, lúdica, educador. Use sua criatividade para incrementar mais todas as atividades indicadas para o desenvolvimento das habilidades e competências de suas crianças.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br