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Escola Games | Jogos Educativos

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Ficha pedagógica

Meu Cãozinho

Meu Cãozinho

Os pets são ótimas companhias! Adoram um cafuné e brincar de montão.

No jogo Meu Cãozinho você vai poder escolher um pet super fofo para adotar, decidir o nome e ainda ganhar um poema sobre ele, além de brincar de quebra-cabeça! Muito legal, não é mesmo?

Então vamos lá escolher o seu pet preferido!

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Língua Portuguesa
2º Ano
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Formação do leitor literário

(EF02LP26)

Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

Língua Portuguesa
1º Ano
2º Ano
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Apreciação estética/Estilo

(EF12LP18)

Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Os animais de estimação deixam o ambiente mais alegre, fazem companhia, ajudam a diminuir a ansiedade e estimulam o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.

O convívio estimula a sociabilidade, colabora com o desenvolvimento cognitivo e ajuda na aquisição de responsabilidades. Contudo, ter um animalzinho real nem sempre é possível, mas você pode ter ele de forma virtual e trabalhando habilidades semelhantes aquelas mencionadas acima. Com este game isso é possível, além do jogo sugerimos algumas atividades abaixo para auxiliar no desenvolvimento do tema.

Objetivos para o aluno

Entender a importância da interação e convivência com um PET;

Desenvolver responsabilidades;

Favorecer a leitura e interpretação de textos;

Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;

Desenvolver a coordenação motora;

Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;

Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;

Objetivos para o professor

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar os conhecimentos dos alunos;

Estimular a leitura;

Estimular a interpretação de textos;

Trabalhar sobre a responsabilidade da adoção de um PET;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;

Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;

Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Comece a atividade perguntando se os alunos possuem algum animal de estimação em casa. Em seguida, solicite que eles façam um desenho e conte a história de como aconteceu a adoção de um cãozinho.

(Sugestão 2) Peça para que o aluno faça uma ficha com todos os detalhes de seu cãozinho. Caso o aluno não tenha nenhum animal em casa peça para ele imaginar como seria o seu animalzinho. Solicite que ele coloque dados como:

Nome:

Cor:

Idade:

Raça:

Brinquedo favorito:

Lugar favorito:

(Sugestão 3) Explique para os alunos o que é um pedigree e solicite que eles montem um mural com fotos de animais de estimação.

(Sugestão 4) Solicite que os alunos façam uma pesquisa sobre a diferença de animais domésticos. animais selvagens e animais exóticos.

(Sugestão 5) Solicite que os alunos criem uma história para seu animalzinho e transforme ela numa história em quadrinhos. Essa atividade deve ser desenvolvida com o segundo ano.

(Sugestão 6) Leia para os alunos sobre Lei Federal 9.605/98, e peça para eles construírem um pequeno texto e um desenho falando sobre ela.

(Sugestão 7) Apresente aos alunos o filme 101 dálmatas, em seguida, solicitem que os alunos façam uma reflexão sobre a postura da Cruela.

(Sugestão 8) Trabalhe com os alunos a importância da vacinação.

(Sugestão 9) Auxiliar os alunos na construção de uma cartilha ilustrada sobre o estatuto dos animais.

Complementando o conteúdo

Saiba mais:

  • Lei Federal 9.605/98

A Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais: Art. 32 – Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

  • Estatuto dos animais:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=979842

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