Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Meu Cãozinho
Os pets são ótimas companhias! Adoram um cafuné e brincar de montão.
No jogo Meu Cãozinho você vai poder escolher um pet super fofo para adotar, decidir o nome e ainda ganhar um poema sobre ele, além de brincar de quebra-cabeça! Muito legal, não é mesmo?
Então vamos lá escolher o seu pet preferido!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 2º Ano | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Formação do leitor literário |
(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura. |
Língua Portuguesa | 1º Ano 2º Ano | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Apreciação estética/Estilo |
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição. |
Dicas para o educador
Os animais de estimação deixam o ambiente mais alegre, fazem companhia, ajudam a diminuir a ansiedade e estimulam o desenvolvimento emocional e intelectual das crianças.
O convívio estimula a sociabilidade, colabora com o desenvolvimento cognitivo e ajuda na aquisição de responsabilidades. Contudo, ter um animalzinho real nem sempre é possível, mas você pode ter ele de forma virtual e trabalhando habilidades semelhantes aquelas mencionadas acima. Com este game isso é possível, além do jogo sugerimos algumas atividades abaixo para auxiliar no desenvolvimento do tema.
Objetivos para o aluno
Entender a importância da interação e convivência com um PET;
Desenvolver responsabilidades;
Favorecer a leitura e interpretação de textos;
Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;
Desenvolver a coordenação motora;
Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;
Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;
Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;
Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;
Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;
Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;
Objetivos para o professor
Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
Ampliar os conhecimentos dos alunos;
Estimular a leitura;
Estimular a interpretação de textos;
Trabalhar sobre a responsabilidade da adoção de um PET;
Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;
Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;
Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Comece a atividade perguntando se os alunos possuem algum animal de estimação em casa. Em seguida, solicite que eles façam um desenho e conte a história de como aconteceu a adoção de um cãozinho.
(Sugestão 2) Peça para que o aluno faça uma ficha com todos os detalhes de seu cãozinho. Caso o aluno não tenha nenhum animal em casa peça para ele imaginar como seria o seu animalzinho. Solicite que ele coloque dados como:
Nome:
Cor:
Idade:
Raça:
Brinquedo favorito:
Lugar favorito:
(Sugestão 3) Explique para os alunos o que é um pedigree e solicite que eles montem um mural com fotos de animais de estimação.
(Sugestão 4) Solicite que os alunos façam uma pesquisa sobre a diferença de animais domésticos. animais selvagens e animais exóticos.
(Sugestão 5) Solicite que os alunos criem uma história para seu animalzinho e transforme ela numa história em quadrinhos. Essa atividade deve ser desenvolvida com o segundo ano.
(Sugestão 6) Leia para os alunos sobre Lei Federal 9.605/98, e peça para eles construírem um pequeno texto e um desenho falando sobre ela.
(Sugestão 7) Apresente aos alunos o filme 101 dálmatas, em seguida, solicitem que os alunos façam uma reflexão sobre a postura da Cruela.
(Sugestão 8) Trabalhe com os alunos a importância da vacinação.
(Sugestão 9) Auxiliar os alunos na construção de uma cartilha ilustrada sobre o estatuto dos animais.
Complementando o conteúdo
Saiba mais:
- Lei Federal 9.605/98
A Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais: Art. 32 – Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
- Estatuto dos animais:
https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=979842
Conheça outros Jogos do ESCOLA GAMES que trabalham temas semelhantes:
- Animais Puzzle
https://www.escolagames.com.br/jogos/animais-puzzle
- Animais domésticos
https://www.escolagames.com.br/jogos/animais-domesticos
- Animais silvestres
https://www.escolagames.com.br/jogos/animais-silvestres
- Animais exóticos