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Escola Games | Jogos Educativos

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Ficha pedagógica

Mente Afiada

Mente Afiada

Conheça Mente Afiada, o jogo educativo que vai aguçar a mente das crianças e tornar o aprendizado sobre comparação e classificação de objetos uma verdadeira diversão!

Em Mente Afiada, os jogadores são desafiados a estabelecer relações entre diferentes objetos e figuras, observando atentamente suas propriedades. O objetivo é classificar esses itens de acordo com suas semelhanças e diferenças, desenvolvendo habilidades cruciais para o raciocínio lógico e a percepção visual.

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BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03ET01)

Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03ET05)

Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
1º Ano
Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

(EF01MA09)

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Na Educação Infantil, as crianças são capazes de analisar o mundo à sua volta, estabelecer comparações, tirar suas próprias conclusões, bem como descobrir semelhanças e diferenças entre os objetos e coisas. Sendo assim, o educador precisa dinamizar suas aulas com atividades práticas e desafiadoras. As cores são também uma grande descoberta nessa faixa etária e as crianças adoram o mundo mais colorido. Afinal, elas são muito imaginativas e querem fazer descobertas, como o tamanho do objeto, espessura, formato. Os professores precisam aproveitar suas aulas para aguçar ainda mais a curiosidade delas e o jogo “Mente Afiada” é um dos caminhos para despertar o interesse dos alunos e explorar suas habilidades, competências.

Antes de o professor levar as crianças à sala de informática para que possam executar o game, propomos um teatro de sombra. Serão necessárias uma lâmpada e uma superfície meio lisa e branca, no caso, pode ser uma parede, uma tela. Pode-se usar outra fonte de iluminação também. O fundamental é projetar uma sombra na parede se utilizando das mãos ou usar objetos que causam sombra na parede. Uma bola, por exemplo, pode provocar uma sombra de um círculo.

É comum, no teatro de sombra, serem usadas as marionetes e as crianças gostam muito desse tipo de espetáculo. Os alunos do 1º ano também apreciam muito o teatro de sombra. O professor deve usar esse recurso para motivar as crianças para o game, uma vez que vão lidar durante o jogo online com figuras e suas sombras. Cabe às crianças, a princípio, encontrar a sombra correta das figuras em destaque.

O raciocínio lógico e a percepção visual serão as habilidades mais desenvolvidas ao longo do game, as crianças, ao classificarem os itens, vão se aprimorar e reconhecer o que as imagens têm de semelhante ou quais suas diferenças. No game em estudo, as crianças têm que identificar imagens iguais, arrastar o círculo até os menores objetos, encontrar imagem sem cópia, contar e associar símbolos e números, há contagem divertida e um superdesafio para encontrar a sombra equivalente, enfim, é um jogo muito dinâmico e favorece a aula de Matemática. As crianças também poderão combinar as direções.

Aproveitar as imagens e números do game em exercícios de fixação ajudará na memorização do conteúdo.

Como dever, educador, peça às crianças para trazerem de casa algum objeto que chame a atenção delas. Aproveite, durante uma roda de conversa, para explorar com as crianças o objeto que cada uma trouxe de casa. Pergunte sobre a cor, tamanho, espessura do objeto etc. Esse momento de troca provoca interação e a criança desenvolve mais a linguagem oral.

Objetivos para o aluno:

  • Passar pelas fases do game “Mente Afiada” para assimilar as semelhanças e diferenças dos objetos;
  • Desenvolver o raciocínio lógico e a percepção visual;
  • Compartilhar tarefas e responsabilidades;
  • Perceber a presença da Matemática em tudo à nossa volta;
  • Participar de um teatro de sombras com elementos do game;
  • Ampliar o conhecimento, desenvolver habilidades e competências;
  • Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades;
  • Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças;
  • Usar a criatividade para se expressar de forma artística;
  • Elaborar narrativas para contextualizar elementos do game;
  • Expressar seus pensamentos, emoções, perspectivas e necessidades.

Objetivos para o professor:

  • Possibilitar às crianças assimilar o conteúdo em estudo através da execução de games de entretenimento com teor educativo;
  • Estimular as crianças para um aprendizado significativo através de atividades com desafios mentais;
  • Interligar o estudo da Matemática com o dia a dia da criança;
  • Realizar um evento para a Comunidade Educativa prestigiar o teatro de sombras;
  • Montar na escola uma pista de corrida para o entendimento das direções;
  • Colocar em prática um ensino interdisciplinar;
  • Conhecer um pouco sobre a teoria, o método de Piaget;
  • Promover o desenvolvimento da linguagem na infância;
  • Ser um mediador do processo ensino-aprendizagem e provocar a mente das crianças;
  • Oportunizar situações de aprendizagem em que o aluno participe ativamente desse processo;
  • Oferecer atividades e estímulos adequados que possibilitem o desenvolvimento cognitivo das crianças;
  • Perceber as crianças com dificuldade de aprendizagem e socialização.

Sugestão de abordagem para o professor

Caso você não saiba, educador, o teatro de sombras tem sua origem na China e desde então se espalhou pelo mundo. Ele consiste na manipulação de um boneco de varas, entre uma luz e uma tela, possibilitando ao espectador, sentado diante da tela, visualizar apenas a sombra projetada do boneco.

O professor de Artes poderá realizar com as crianças um teatro de sombra mais aprimorado. Vai ser fantástico! O teatro de sombra é uma manifestação artística popular muito envolvente e faz com que as crianças possam se expressar mais. A criança tímida se solta na hora das apresentações por se expor menos. Essa atividade estimula a criatividade e pode ser desenvolvida em grupos de até cinco crianças.

Proponha aos grupos, professor, uma temática, como por exemplo, os números ou as frutas, os animais, os personagens de Conto de Fada, enfim, cada equipe vai criar seus personagens para o teatrinho de sombras com um assunto específico e isso vai enriquecer as apresentações devido à variedade de temas. As crianças se encantam pelos personagens e suas sombras, ficam fascinadas.

No dia da apresentação, educador, convide a todos da Comunidade Educativa para prestigiar, inclusive, mande um convite especial para os pais falando sobre a importância da expressão artística e ressaltando que a presença deles será fundamental para o bom desempenho dos filhos. Quando as crianças trabalham em equipe, gradativamente, vão ampliando seus conhecimentos e desenvolvendo habilidades sociais, como a comunicação, a cooperação e a resolução de problemas. As crianças aprendem a ouvir e dar sua opinião também, começam a compartilhar tarefas e responsabilidades.

Nesse tipo de atividade, o professor dos pequeninos pode aproveitar para ensiná-los a guardar seus objetos e brinquedos, reforçar o trabalho coletivo. A criança precisa de direcionamento e ao trabalhar com outras tem que ceder, ajudar, enfim, esses momentos são muito importantes para educar e passar valores.

Complementando o conteúdo

Uma boa maneira de trabalhar a Matemática de forma lúdica é usando a interdisciplinaridade. Geralmente, os professores de cada matéria analisam a melhor forma de trabalhar o mesmo assunto durante as aulas, porém, cada um com abordagens e visões diferentes. Todas as disciplinas têm como abordar o assunto em estudo, até o professor de Português pode estimular para produções de textos com elementos do jogo online, mas o professor de Matemática terá mais condições de contextualizar o conteúdo do game em atividades como operações e problemas.

Para o entendimento das direções, que tal montar na escola uma pista de corrida com carrinhos de brinquedo, professor de Matemática? As crianças vão se divertir muito e aprender ao mesmo tempo. Existem também brinquedos que são pistas de corrida e as crianças têm que perceber as cores, direções, sinalização, usar mãos e cérebro para coordenar os movimentos. As crianças adoram trazer de casa seus brinquedinhos para compartilhar com os colegas. Esse tipo de aula faz com que a criança queira ir para a escola e ela vai perceber a Matemática em tudo à sua volta.

Desafiar a mente das crianças é o caminho para o aprendizado significativo. Sempre é preciso aproveitar o conhecimento prévio delas e a partir de então elaborar as atividades que vão surtir mais efeito. Deve-se considerar o meio em que elas vivem e a realidade de cada uma. Para exercitar a mente de uma criança, propomos jogos de tabuleiro, dar a ela brinquedos que estimulem o raciocínio e leve à resolução de problemas, como quebra-cabeças, jogos de memória etc.

Existem várias metodologias boas, mas o método construtivista faz com que a criança pense e elabore seu conhecimento. Ele foi fundamentado pelo psicólogo Jean Piaget. Sugerimos aos professores a leitura desse método para se embasar melhor. Piaget defende a ideia de que as crianças têm que construir ativamente um modelo mental do mundo e o professor é mediador desse processo. Para Piaget, o ser humano se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, de início, os fatores biológicos que certamente influenciam seu desenvolvimento mental.

O objetivo maior de Piaget era estudar a evolução do pensamento considerando a fase da infância até o período da adolescência, procurando compreender os mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo. Nós, da Escola Games, também acreditamos que é importante despertar nas crianças os mecanismos mentais e por isso realizamos games com esse propósito.

Vamos propor também uma atividade de linguagem para explorar os elementos do game.

As crianças poderão elaborar frases com os elementos do game ou até historinhas. O professor de Matemática pode se juntar ao de Português para desenvolver essa proposta. A ideia é apresentar os elementos do game na aula de Matemática para os alunos identificarem, nomearem e classificarem os mesmos. Após essa etapa, o professor de Português mostra novamente os elementos do jogo online em um telão e propõe uma junção dos mesmos numa história, narrativa. Esse será um desafio mental muito interessante para as crianças.

Professor de Língua Portuguesa, deixe as crianças produzirem o texto em grupo de até quatro crianças. Elas têm que transformar os desenhos, objetos do game em personagens com vida própria. Que tal dar a cada grupo um personagem excepcional: um cérebro? Ele será o personagem protagonista da narrativa. Um cérebro bem pensante e falante, com um raciocínio lógico muito ativo. O professor dá um fantoche de um cérebro igual para as crianças de cada grupo e elas criam os outros personagens. As crianças gostam muito de aula prática, oficina de artes. Será um sucesso! Sugerimos a confecção dos fantoches com material reciclável. Com esse tipo de aula, as crianças criam, divertem-se e desenvolvem mais a linguagem escrita e oral.

Os professores poderão identificar durante aulas práticas as crianças com dificuldades na aprendizagem e socialização. É fundamental que todos os envolvidos no processo educativo estejam atentos a essas dificuldades, observando se são momentâneas ou se vão persistir por um período maior e começar a trabalhar esses impedimentos para que a criança evolua.

Ao terminarem as produções das narrativas e confecção dos fantoches, ocorrerão os ensaios e virá a hora das apresentações. Com certeza assistir às dramatizações será o momento mais divertido e proveitoso! Uma turma poderá prestigiar o trabalho da outra. Essa proposta será muito boa para trabalhar com as crianças do 1º ano por já lidarem melhor com as letras, mas poderá ser adaptada para os pequeninos. Basta os professores usarem a criatividade. Escolherem personagens mais familiares para trabalharem com as crianças da Educação Infantil.

O desenvolvimento da linguagem está diretamente ligado ao do cognitivo, pois através da linguagem as crianças vão assimilando novos aprendizados e conseguem expressar seus pensamentos, emoções, perspectivas e necessidades.

Ao observar o método comunicativo, o educador se interage com as crianças e torna-se um participante, um mediador do processo ensino-aprendizagem.

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