Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Memo Água
Você sabia que mais da metade do nosso corpo é feito de água?
Sim, é isso mesmo. Esse importante recurso natural é indispensável para a nossa vida no Planeta Terra. Vamos brincar de jogo da memória nessa atividade e aprender tudo sobre a água!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Ciências | 5º Ano | Matéria e energia |
Propriedades físicas dos materiais Ciclo hidrológico Consumo consciente Reciclagem |
(EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos. |
Dicas para o educador
O Memo água foi elaborado com o objetivo de mostrar os diversos usos da água, sua importância e, onde ela é encontrada. Além disso, o jogo apresenta conceitos e definições importantes para a compreensão e estudo em Educação Ambiental.
O jogador quando encontra a imagens correspondentes recebe um pequeno texto com informações essenciais para o desenvolvimento de atividades relacionadas a água.
Oriente que os alunos façam observações e anotações sobre os tópicos apresentados no jogo.
Objetivos para o aluno
Entender os diversos usos da água;
Compreender que a água faz parte de tudo que nos rodeia;
Reconhecer a importância da água para o surgimento e manutenção da vida, inclusive a nossa sobrevivência;
Compreender a influência do ser humano nos diversos usos da água;
Avaliar a importância da água potável para o consumo humano;
Reconhecer a água como fonte de energia;
Compreender de que maneira o homem polui a água nas reservas naturais, assim como seu papel na preservação desse bem;
Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Refletir sobre as causas da poluição das águas do mar;
Respeitar os cuidados necessários à preservação do ambiente aquático;
Objetivos para o professor
Levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água;
Promover discussões coletivas;
Promover reflexões acerca da importância da água;
Apresentar aos alunos os usos da água;
Sensibilizar os alunos acerca dos problemas ambientais;
Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Promover uma roda de conversa e abordar as questões a seguir:
Você já imaginou como seria o planeta Terra sem água?
Como está a situação da água em nosso planeta?
A água pode ser encontrada em quais estados?
Como precisa estar a água que será consumida pelos seres humanos?
É possível consumir a água dos oceanos?
A água é importante? Por quê?
De onde vem a água?
A água pode acabar? O que aconteceria?
É preciso economizar água? De que forma?
(Sugestão 2) Elaborar, juntamente com os alunos, uma lista coletiva de postura, que se deve adotar na escola e em casa, a fim de evitar o desperdício da água.
(Sugestão 3) Elaborar um gráfico de pizza contendo os dados de porcentagem da distribuição de água no planeta Terra.
(Sugestão 4) Analisar a importância da água para a vida, trabalhando com o vídeo da música “Planeta Água” (Guilherme Arantes) e analisar a letra.
(Sugestão 5) Apresentar aos alunos o vídeo a seguir, em seguida promover um debate ou a construção de cartazes.
https://www.youtube.com/watch?v=JtshF-n-mis&t=1s&ab_channel=anagovbr
(Sugestão 6) Propor a construção de uma maquete apresentando as etapas de tratamento de água.
(Sugestão 7) Construir um mural na escola com os alunos da turma e apresentar a importância da conscientização da escola sobre o assunto. Se preferir imprima o infográfico a seguir.
https://www.behance.net/gallery/32638365/Infografico-Consumo-de-Agua-Petrobras
Complementando o conteúdo
Ao apresentar a quantidade de água presente no planeta Terra muitos alunos se perguntarão como a água pode acabar se mais de 70% do planeta é água. Após explicar que apenas uma parcela muito pequena dessa água é potável você também pode mostrar algum vídeo ou infográfico sobre o processo de dessalinização da água, explicando para os alunos as vantagens e desvantagens desse processo.
É necessário explicar também o ciclo da água para que os alunos possam compreender que a água não desaparece, ou seja, ela não acaba. O que vai acontecer é a qualidade da água ser reduzida cada vez mais até não conseguir ser tratada ou retornar para os lenções freáticos potável novamente.
Sugerimos os materiais a seguir para consulta do assunto.
https://www.behance.net/gallery/32638365/Infografico-Consumo-de-Agua-Petrobras
https://www.youtube.com/watch?v=4omXADhYmb0&ab_channel=BandJornalismo