Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Material Dourado
Será que podemos aprender matemática de um jeito divertido? Mas é claro que sim! Venha descobrir que somar e subtrair pode ser super legal. Venha com o gatinho do espaço e o seu material dourado para montar números e fazer operações matemáticas. Aperte o play e comece a se divertir!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 1º Ano | Números |
Construção de fatos básicos da adição |
(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas. |
Matemática | 2º Ano | Números |
Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração |
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito. |
Matemática | 3º Ano | Números |
Composição e decomposição de números naturais |
(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens. |
Dicas para o educador
O material dourado tornou-se essencial para dinamizar, em especial, as aulas de Matemática, pois é um recurso pedagógico muito utilizado para incrementar as aulas e alavancar o conhecimento. Você, professor, pode incentivar a criançada para desenvolver o jogo online proposto e depois partir para o material dourado concreto. Caso você não conheça esse material, saiba que ele é um dos muitos materiais idealizados pela educadora italiana e médica Maria Montessori para estimular o conhecimento visando ao conteúdo de Matemática. Ele ajuda a desenvolver na criança o sentido de ordem, a concentração, a coordenação motora e várias habilidades e competências. As relações numéricas abstratas tornam-se reais, concretas a partir do material dourado, favorecendo assim, o ensino-aprendizagem. A forma utilizada hoje para o material dourado foi adaptada em relação à forma original proposta por Montessori, ou seja, foi aprimorada para motivar mais as crianças dentro da modernidade, o jogo online aqui proposto é uma inovação.
Ao se utilizar desse material, você, professor, vai perceber que os alunos terão um ensino mais significativo e um avanço na aprendizagem. Esse material te possibilita inúmeras estratégias de ensino, é um notável recurso didático que faz com que o aluno aprenda conceitos primitivos de matemática e vá adequando-os às novas aprendizagens.
Que tal sugerir aos pais que comprem um jogo de material dourado de madeira para reforçarem com seus filhos os conhecimentos em casa? Esse momento será muito bom, pois poderá fazer com que os pais e filhos se interajam mais.
Objetivos para o aluno
Fazer com que as relações numéricas abstratas passem a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão;
Favorecer o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático através de um material lúdico;
Dar aulas mais dinâmicas e motivadoras a fim de facilitar o aprendizado de um conteúdo mais desafiador como a Matemática;
Possibilitar ao aluno assimilar conhecimentos matemáticos primitivos e ampliar seus conceitos;
Sugerir aos pais que comprem um jogo de material dourado de madeira para reforçarem com seus filhos os conteúdos matemáticos;
Potencializar as operações matemáticas através de jogos online e de madeira;
Desenvolver experiências concretas e estruturadas para assimilar as abstrações mais significativas;
Propiciar à criança o desenvolvimento de sua autoconfiança e autonomia, de sua concentração e educação sensorial, tornando-a mais independente;
Apresentar o ábaco para as crianças manusearem e melhor compreenderem o sistema de numeração decimal;
Criar na sala de aula o “cantinho dos jogos matemáticos” para estimular as crianças e propiciar aulas mais lúdicas.
Objetivos para o professor
Promover aulas com material dourado feito a partir de sucata para a abstração do conhecimento matemático;
Aplicar o jogo online proposto e passar antes as instruções para desenvolvê-lo;
Imprimir atividades matemáticas que contenham as imagens do material dourado para as crianças assimilarem melhor o jogo;
Realizar um projeto interdisciplinar para estimular mais o conhecimento e provocar uma maior interação das crianças;
Possibilitar às crianças atividades que conduzam para a autoconfiança e a independência das mesmas, que possam alavancar o conhecimento;
Apresentar às crianças o ábaco para melhor compreenderem o sistema de numeração decimal;
Dar liberdade para que as crianças elaborem seus próprios conhecimentos, intermediando-os.
Sugestão de abordagem para o professor
O material dourado é destinado para atividades que vão auxiliar o ensino e aprendizagem do sistema de numeração decimal, posicional e dos métodos para se realizar com eficácia as operações fundamentais: os algoritmos. Que tal provocar na sala uma oficina de arte para produzir um material dourado com sucata? Primeiramente, incentive a todos para coletarem material reciclável para a produção do material dourado. O professor de Artes poderá participar desse pequeno projeto, porém enriquecedor. Saiba que os projetos interdisciplinares são muito didáticos e combinam elementos de ao menos duas disciplinas para que o aluno aprenda melhor sobre um determinado assunto. Vale ressaltar que é provável que os projetos interdisciplinares sejam efetivados com uma forte parceria entre dois, três docentes ou até mesmo com a escola inteira. Isso é fantástico e promove o conhecimento de forma bem movimentada. As crianças adoram esses projetos e surpreendem com suas habilidades.
Sabemos que no ensino tradicional os exercícios matemáticos são cansativos e as crianças ficam desmotivadas, por isso introduzir o material dourado vai tornar a aula mais leve e significativa. A criança vai aprender com mais entusiasmo. O nosso jogo online será também uma excelente ferramenta para incentivá-las. Será uma forma mais descontraída de aprendizagem. A criança tem necessidade de mover-se com liberdade dentro de certos limites, ela precisa de autonomia para elaborar os seus próprios conhecimentos e o professor vai apenas intermediá-los.
Complementando o conteúdo
O professor de Matemática poderá elaborar exercícios impressos para os alunos terem noção de dezenas e centenas, unidades, operações ou probleminhas. Passar exercícios que possibilitem a troca de unidades por dezenas e depois dezenas por centenas. Estimular o cálculo mental através de outros joguinhos de matemática. Poderá realizar na sala o “cantinho de jogos”. Cada criança trará de casa um jogo de matemática para compartilhar com os coleguinhas. Será um momento de grande interação e aprendizagem dinâmica. Não há dúvidas de que a Matemática é uma das disciplinas mais importantes e também difícil de ser assimilada, por isso o professor precisa buscar alternativas para despertar o raciocínio lógico. Os jogos online são essenciais nessa missão de ensinar. Sabemos que a evolução humana, nas últimas décadas, está totalmente votada à ideia de algoritmos. Aparelhos como smartphones, computadores, smart TVs e tablets funcionam com sistemas baseados em algoritmos, por isso o professor precisa levar a turma para as aulas de informática. Nelas, as crianças vão se sentir mais à vontade para se interagirem de forma mais dinâmica e aprimorarem seus conhecimentos. A informática promove a inserção social. Através de ferramentas disponíveis, que exploram o lado lúdico, os alunos vão potencializar seu nível intelectual, ampliar o vocabulário e desenvolver o poder de raciocínio lógico. Nós, da Escola Games, almejamos um futuro promissor para as crianças!
O “jogo de cartões” também é muito interessante para os alunos compreenderem o mecanismo do “vai um” nas adições e estimular os cálculos mentais. Os alunos podem fazer comparações e ordenações de números.
Ao utilizar os jogos online e material concreto nas aulas de Matemática, é possível evidenciar que o aluno tende a absorver com mais facilidade o conteúdo estipulado, dessa forma chegamos à conclusão de que o educador possibilitará ao aluno uma aula mais lúdica e enriquecedora, sem ter monotonia, uma aula mais estimuladora.
Professor, você conhece o ábaco? Trata-se de um antigo instrumento de calcular, formado a partir de uma base de madeira com hastes verticais, atribuindo a cada haste uma ordem do sistema de numeração decimal. Que tal apresentá-lo à turma para reforçar o conteúdo em estudo? Fica a dica!