Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Masculino e feminino
Chegou a hora de arrumar o quarto e, de quebra, aprender o gênero na língua portuguesa! Arraste os objetos para o baú e teste seus conhecimentos: a palavra “violino” é do gênero masculino ou feminino? Além de se divertir, você aprenderá com várias dicas e exemplos práticos. Aperte o play e vamos começar a aprender!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 3º Ano | Análise linguística/semiótica (Ortografização) |
Morfologia |
(EF03LP08) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação. |
Língua Portuguesa | 4º Ano | Análise linguística/semiótica (Ortografização) |
Morfologia/Morfossintaxe |
(EF04LP06) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal). |
Dicas para o educador
Para complementar o trabalho de Língua Portuguesa sobre os dois gêneros, masculino e feminino, este jogo traz diversos exemplos em que a criança deverá classificá-los. É também um excelente material didático para o desenvolvimento da leitura e da escrita.
O jogo pode ser proposto individualmente ou em duplas. As crianças deverão ser estimuladas a lerem a palavra que aparece em destaque e as palavras que designam os gêneros: masculino e feminino.
Ao clicar em uma opção de gênero, acertando a resposta ou não, uma frase com a palavra aparece e também deverá ser lida. Como registro, proponha aos alunos que copiem as palavras que apareceram na rodada e depois, elaborem uma frase diferente da mostrada no jogo.
Objetivos para o aluno
Reconhecer a função dos substantivos (dar nome a coisas, seres, sentimentos, lugares, etc);
Identificar os gêneros do substantivo em textos e frases;
Inserir masculino e feminino ao vocabulário ativo;
Identificar e classificar os substantivos quanto ao gênero;
Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender o significado das palavras;
Utilizar a linguagem para expressar ideias, considerando a linguagem das outras pessoas;
Compreender os gêneros masculino e feminino e o uso de cada um na linguagem oral e escrita;
Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;
Objetivos para o professor
Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, a compreensão das noções de gênero feminino e masculino;
Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
Ampliar conhecimentos dos alunos;
Promover o desenvolvimento de trabalhos em grupo;
Promover momentos de descontração e socialização do conhecimento.
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Dê o feminino dos seguintes substantivos:
a – conde,
b – frade,
c – patrão,
d- herói,
e – parente,
f – tecelão,
g – zangão,
h – cônsul,
i – elefante,
j – ateu,
l – abade,
m – ator,
n – imperador.
Obs: A atividade acima pode ser adaptada de acordo com a série trabalhada. As palavras acima indicamos para o 3º ano.
(Sugestão 2) Promover atividades de completar com o gênero:
Exemplo: O bode e a cabra.
a – O pai e a --------.
b – O homem e a ------.
c – O veado e a --------.
d- O zangão e a --------.
e – O genro e a --------.
f – O cavalo e a --------.
g – O cavalheiro e a ------.
h – O carneiro e a ---------.
i – O compadre e a --------.
j- O padrasto e a ----------.
l – O bode e a ----------.
m – O cavaleiro e a ------.
(Sugestão 3) Ditado: Solicitar que os alunos criem frases com as palavras escolhidas pelo professor.
(Sugestão 4) Solicitar que cada aluno leve para a escola três de seus objetos favoritos: roupas, brinquedo, comida. Em seguida coloque todos os objetos dos alunos em uma mesa no centro da sala. Para facilitar o desenvolvimento da atividade numere todos os objetos. Coloque os alunos em roda em volta dos objetos e peça para eles escreverem no caderno o gênero de cada um dos objetos.
(Sugestão 5) Jogo da memória. Monte um jogo da memória de animais, onde uma das cartas contém o gênero feminino e outra carta o gênero masculino.
Dica de site com jogo da memória pronto para impressão: https://www.espacoeducar.net/2009/02/jogo-baralho-masculino-e-feminino.html
Acesso em: 25 de março de 2021.
(Sugestão 6) Elaborar um mural na sala de aula com gravuras e os gêneros do substantivo.
(Sugestão 7) Produzir flashcards com os gêneros do substantivo. Solicite que casa aluno produza os seus. Você pode orientar que eles escolham o tema: animais, objetos e etc.
(Sugestão 8) Saco surpresa: colocar dentro de um saco escuro vários objetos, em seguida solicite que o aluno escolha um objeto dentro do saco (ele não pode olhar, apenas pegar o objeto). Ele deve dizer qual o gênero do objeto escolhido, após dizer ele deve levantar o objeto para todos verem.
(Sugestão 9) Elaborar uma frase com cada objeto apresentando no jogo. Para isso, peça para os alunos anotarem durante o desenvolvimento do game.
Complementando o conteúdo
GÊNERO DO SUBSTANTIVO
Os substantivos podem ser classificados quanto ao gênero das seguintes maneiras: feminino, masculino, comum de dois gêneros ou epiceno.
Para os MASCULINOS utilizamos artigos masculinos antes do substantivo (o, os, um, uns). Ex.: o menino, um homem.
Para os FEMININOS utilizamos artigos femininos antes do substantivo (a, as, uma, umas). Ex.: a menina, uma mulher.
O COMUM DE DOIS GÊNEROS apresenta uma única forma tanto para o feminino quanto para o masculino, o que os diferencia é o artigo ou o adjetivo que os acompanha. Ex.: o estudante, a estudante; o dentista, a dentista; o artista, a artista.
O EPICENO tem somente uma forma para os dois sexos, até o artigo é igual para os dois gêneros. O que usamos para fazer a diferenciação são as palavras macho ou fêmea. Ex.: a águia macho, a águia fêmea; o jacaré macho, o jacaré fêmea.
Fonte: https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-portugues-genero-substantivo-4o-ou-5o-ano/
Acesso em 25 de março de 2021.