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Ficha pedagógica

Mapa-Múndi

Mapa-Múndi

Você está preparado para dar a volta ao mundo?

Venha pilotar o avião Escola Games e encontre todas as estrelas, antes que o combustível acabe.

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BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Geografia
1º Ano
Formas de representação e pensamento espacial

Pontos de referência

(EF01GE08)

Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.

Geografia
2º Ano
Formas de representação e pensamento espacial

Localização, orientação e representação espacial

(EF02GE08)

Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência.

Geografia
3º Ano
Formas de representação e pensamento espacial

Representações cartográficas

(EF03GE06)

Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

O mapa-múndi e o globo terrestre representam o mesmo espaço físico, através de duas representações: uma plana e a outra tridimensional. Não é fácil para as crianças entenderem isso. Aprender a ler mapas e saber utilizá-los como uma representação do espaço, é elemento-chave para a formação do cidadão autônomo. Neste jogo, as crianças terão oportunidade de sistematizar seus conhecimentos sobre o mapa-múndi, localizando os continentes e oceanos.

Objetivos para o aluno

Compreender e interpretar o mapa-múndi;

Identificar a importância da utilização dos mapas e suas funções;

Compreender a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações;

Conhecer e localizar espaços no mapa;

Observar as indicações de direção (esquerda e direita), distância (longe, perto e escala) e proporção;

Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.

Identificar elementos importantes que compõem o mapa-múndi: água, terra, oceanos, continentes, linhas;

Observar as indicações de direção, distância, escala e proporção;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Ampliar as noções de referência espacial;

Objetivos para o professor

Desenvolver a capacidade dos alunos de se orientar e localizar através de sistemas de referência e de outras convenções mundialmente aceitas;

Promover a compreensão, utilização e importância do mapa-mundí;

Abordar noções básicas de localização e orientação geográfica;

Apresentar aos alunos outras fontes que os ajudem a compreender melhor o conteúdo estudado;

Trabalhar habilidades motoras (controlar o avião que sobrevoa o mapa, utilizando o teclado);

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Imprimir a imagem do Mapa Mundi e elaborar um quebra-cabeça. Solicitar que os alunos montem.

(Sugestão 2) Mostrar para os alunos diferentes tipos e estilos de mapa.

(Sugestão 3) Entrar no site >https://dinosaurpictures.org/ancient-earth#750 < e mostrar para os alunos a evolução da Terra. O site é um simulador que permite a visualização do Planeta Terra em tempos remotos (de 750 milhões de anos atrás até os dias atuais). Trabalhe em cima das perguntas a seguir:

  • Quais as principais características da Terra primitiva?

  • Os continentes estão no mesmo lugar desde o surgimento do planeta?

  • O que provocou a separação dos continentes?

  • Você consegue identificar o país onde você mora pela imagem do Planeta Terra de 350 milhões de anos atrás?

(Sugestão 4) Solicitar que os alunos façam o desenho do trajeto de sua casa até a escola. Nesta atividade aborde a importância dos mapas.

(Sugestão 5) Apresente aos alunos aplicativos de GPS comparando as tecnologias atuais de geolocalização com o uso de bussolas e equipamentos mais rudimentares.

(Sugestão 6) Imprima o mapa da cidade e solicite que os alunos identifiquem suas casas, praças, parques e etc.

(Sugestão 7) Mostrar aos alunos a importância da orientação por meio do Sol e estrelas.

(Sugestão 8) Propor a produção de um mapa livre da sala de aula. Em seguida, usando uma trena ou barbante.

(Sugestão 9) A partir de mapas de diferentes escalas, calcular as distâncias a serem percorridas entre duas localidades e o melhor trajeto a ser seguido.

(Sugestão 10) Produzir um mural com os mapas elaborados pelos alunos.

(Sugestão 11) Proponha aos alunos construírem o globo terrestre usando uma bola de isopor e massinha de modelar. É interessante e motiva a participação de todos. Com esse material podem usar cores diferentes para representar os diversos aspectos de um mapa. Explique que o mapa-múndi também representa o nosso planeta. Leve uma cópia deste mapa dividido em gomos (você pode encontrar modelos na internet), e transforme-o em uma esfera para que as crianças entendam e associem o globo ao mapa-múndi. Depois de confeccionarem o globo terrestre de massinha, é fácil perceber porque alguns lugares se repetem no mapa plano e que para ir de um lado a outro do mundo existem dois caminhos.

(Sugestão 12) Construir uma rosa-dos-ventos e explicar sua importância na Cartografia.

Complementando o conteúdo

Localizar-se, estabelecer caminhos e orientar-se para seguir a direção certa: isso sempre acompanhou a história do homem na Terra. O que mudou, ao longo do tempo, foram os recursos (equipamentos, instrumentos), as características do espaço geográfico e, por consequência, os referenciais para localização e para orientação.

A cartografia é o estudo que trata da representação da Terra ou parte dela através de mapas, cartas e outros tipos de documentações. Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos, que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O primeiro atlas da história moderna surgiu no século XVI, em 1570.

Dependendo das características do espaço geográfico, dos aspectos culturais dos povos, da disponibilidade de equipamentos, recursos, como plantas e mapas, e dos referenciais, a maneira de orientar-se e localizar-se variam.

Sem equipamentos é possível orientar-se por alguns astros. Os astros sempre tiveram um papel importante na orientação de homens e mulheres ao longo da história, em particular nos deslocamentos de longa distância. Somente mais recentemente, no decorrer do século 20, com o avanço tecnológico mais acelerado, é que equipamentos, como o GPS, passaram a dispensar, praticamente, os astros na orientação.

FONTE:

  1. https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/orientacao-e-localizacao-pontos-cardeais-e-outras-referencias.htm

  2. https://univesp.br/noticias/a-historia-da-cartografia-e-a-importancia-dos-mapas#.YGPAOq9KiUk

Acesso em 30 de março de 2021.

Aproveite para trabalhar com os alunos a história da Bússola em:

https://www.preparaenem.com/historia/a-origem-bussola.htm

Acesso em 30 de março de 2021

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