Escola Games | Jogos Educativos
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Ficha pedagógica
Mapa-Múndi
Você está preparado para dar a volta ao mundo?
Venha pilotar o avião Escola Games e encontre todas as estrelas, antes que o combustível acabe.
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Geografia | 1º Ano | Formas de representação e pensamento espacial |
Pontos de referência |
(EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras. |
Geografia | 2º Ano | Formas de representação e pensamento espacial |
Localização, orientação e representação espacial |
(EF02GE08) Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência. |
Geografia | 3º Ano | Formas de representação e pensamento espacial |
Representações cartográficas |
(EF03GE06) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica. |
Dicas para o educador
O mapa-múndi e o globo terrestre representam o mesmo espaço físico, através de duas representações: uma plana e a outra tridimensional. Não é fácil para as crianças entenderem isso. Aprender a ler mapas e saber utilizá-los como uma representação do espaço, é elemento-chave para a formação do cidadão autônomo. Neste jogo, as crianças terão oportunidade de sistematizar seus conhecimentos sobre o mapa-múndi, localizando os continentes e oceanos.
Objetivos para o aluno
Compreender e interpretar o mapa-múndi;
Identificar a importância da utilização dos mapas e suas funções;
Compreender a linguagem cartográfica para representar e interpretar informações;
Conhecer e localizar espaços no mapa;
Observar as indicações de direção (esquerda e direita), distância (longe, perto e escala) e proporção;
Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupos.
Identificar elementos importantes que compõem o mapa-múndi: água, terra, oceanos, continentes, linhas;
Observar as indicações de direção, distância, escala e proporção;
Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;
Ampliar as noções de referência espacial;
Objetivos para o professor
Desenvolver a capacidade dos alunos de se orientar e localizar através de sistemas de referência e de outras convenções mundialmente aceitas;
Promover a compreensão, utilização e importância do mapa-mundí;
Abordar noções básicas de localização e orientação geográfica;
Apresentar aos alunos outras fontes que os ajudem a compreender melhor o conteúdo estudado;
Trabalhar habilidades motoras (controlar o avião que sobrevoa o mapa, utilizando o teclado);
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Imprimir a imagem do Mapa Mundi e elaborar um quebra-cabeça. Solicitar que os alunos montem.
(Sugestão 2) Mostrar para os alunos diferentes tipos e estilos de mapa.
(Sugestão 3) Entrar no site >https://dinosaurpictures.org/ancient-earth#750 < e mostrar para os alunos a evolução da Terra. O site é um simulador que permite a visualização do Planeta Terra em tempos remotos (de 750 milhões de anos atrás até os dias atuais). Trabalhe em cima das perguntas a seguir:
Quais as principais características da Terra primitiva?
Os continentes estão no mesmo lugar desde o surgimento do planeta?
O que provocou a separação dos continentes?
Você consegue identificar o país onde você mora pela imagem do Planeta Terra de 350 milhões de anos atrás?
(Sugestão 4) Solicitar que os alunos façam o desenho do trajeto de sua casa até a escola. Nesta atividade aborde a importância dos mapas.
(Sugestão 5) Apresente aos alunos aplicativos de GPS comparando as tecnologias atuais de geolocalização com o uso de bussolas e equipamentos mais rudimentares.
(Sugestão 6) Imprima o mapa da cidade e solicite que os alunos identifiquem suas casas, praças, parques e etc.
(Sugestão 7) Mostrar aos alunos a importância da orientação por meio do Sol e estrelas.
(Sugestão 8) Propor a produção de um mapa livre da sala de aula. Em seguida, usando uma trena ou barbante.
(Sugestão 9) A partir de mapas de diferentes escalas, calcular as distâncias a serem percorridas entre duas localidades e o melhor trajeto a ser seguido.
(Sugestão 10) Produzir um mural com os mapas elaborados pelos alunos.
(Sugestão 11) Proponha aos alunos construírem o globo terrestre usando uma bola de isopor e massinha de modelar. É interessante e motiva a participação de todos. Com esse material podem usar cores diferentes para representar os diversos aspectos de um mapa. Explique que o mapa-múndi também representa o nosso planeta. Leve uma cópia deste mapa dividido em gomos (você pode encontrar modelos na internet), e transforme-o em uma esfera para que as crianças entendam e associem o globo ao mapa-múndi. Depois de confeccionarem o globo terrestre de massinha, é fácil perceber porque alguns lugares se repetem no mapa plano e que para ir de um lado a outro do mundo existem dois caminhos.
(Sugestão 12) Construir uma rosa-dos-ventos e explicar sua importância na Cartografia.
Complementando o conteúdo
Localizar-se, estabelecer caminhos e orientar-se para seguir a direção certa: isso sempre acompanhou a história do homem na Terra. O que mudou, ao longo do tempo, foram os recursos (equipamentos, instrumentos), as características do espaço geográfico e, por consequência, os referenciais para localização e para orientação.
A cartografia é o estudo que trata da representação da Terra ou parte dela através de mapas, cartas e outros tipos de documentações. Os primeiros mapas foram traçados no século VI a.C. pelos gregos, que, em função de suas expedições militares e de navegação, criaram o principal centro de conhecimento geográfico do mundo ocidental. O primeiro atlas da história moderna surgiu no século XVI, em 1570.
Dependendo das características do espaço geográfico, dos aspectos culturais dos povos, da disponibilidade de equipamentos, recursos, como plantas e mapas, e dos referenciais, a maneira de orientar-se e localizar-se variam.
Sem equipamentos é possível orientar-se por alguns astros. Os astros sempre tiveram um papel importante na orientação de homens e mulheres ao longo da história, em particular nos deslocamentos de longa distância. Somente mais recentemente, no decorrer do século 20, com o avanço tecnológico mais acelerado, é que equipamentos, como o GPS, passaram a dispensar, praticamente, os astros na orientação.
FONTE:
Acesso em 30 de março de 2021.
Aproveite para trabalhar com os alunos a história da Bússola em:
https://www.preparaenem.com/historia/a-origem-bussola.htm
Acesso em 30 de março de 2021