logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Malha Quadriculada

Malha Quadriculada

Desperte sua criatividade e habilidade com este jogo educativo! Em Malha Quadriculada, você poderá desenhar formas, figuras e tudo o que imaginar utilizando apenas retas. Comece escolhendo seus pontos na malha e crie linhas que se conectam para formar desenhos únicos. E se algo não sair como esperado, não se preocupe! A borracha está sempre à mão para corrigir. Quando terminar sua obra-prima, use a ferramenta de pintura para dar vida às suas criações com cores vibrantes.

Aqui, o limite é sua imaginação! Prepare-se para desenhar e se divertir!

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
3º Ano
Geometria

Congruência de figuras geométricas planas

(EF03MA16)

Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malhas quadriculadas ou triangulares, incluindo o uso de tecnologias digitais.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

No 3º ano, as crianças gostam de aprender Matemática se interagindo e divertindo-se. O game é uma ferramenta que promove o aprendizado de forma lúdica e desenvolve várias habilidades, competências. Com o intuito de favorecer o ensino-aprendizagem, o professor de Matemática precisa inovar e sair das aulas maçantes. Nessa hora, os jogos online têm uma capacidade muito grande de fomentar o aprendizado. Os professores precisam utilizar as tecnologias para aplicar estratégias pedagógicas mais interessantes e motivadoras.

O game “Malha Quadriculada” possibilita à criança o conhecimento sobre formas e figuras geométricas, dando-lhe a malha quadriculada como espaço para criar seu desenho com retas que deverão se conectar e dar sentido a uma arte. Há uma borracha para apagar quando o desenho não sair de acordo com o esperado e a criança poderá recomeçar. Para incrementar ainda mais a obra-prima, existe uma ferramenta de pintura com cores vibrantes. As crianças vão adorar criar na malha quadriculada!

Antes do game aqui proposto, o professor precisa elaborar uma aula de revisão visando ao conhecimento sobre as formas e figuras geométricas. Sugerimos ao educador a elaboração de exercícios em fichas impressas que contenham figuras geométricas incompletas para que as crianças possam concluí-las. Nas atividades, também devem ser inseridas figuras congruentes, ou seja, figuras que são iguais em forma e tamanho. O professor pedirá às crianças que pintem as figuras congruentes da mesma cor, por exemplo. Ou as crianças podem encontrá-las em caixas contendo as figuras misturadas e separá-las. Existem também exercícios para a localização das figuras na malha quadriculada e as crianças gostam bastante.

Em uma aula mais solta, as crianças poderão desenhar formas geométricas na malha quadriculada (como quadrados, retângulos, triângulos) e calcularem a área contando o número de quadrados preenchidos.

Uma boa proposta também antes do game é um desafio. Veja o que preparamos a seguir, educador!

Desafio: dancinha das figuras congruentes

Professor de Matemática, com ajuda do professor de dança, monte uma coreografia com as crianças representando as figuras congruentes. Coloca-se uma música animada e as crianças começam a dançar para encontrar as figuras correspondentes, com mesma forma e tamanho. Cada criança terá anexada à sua barriguinha o desenho de uma figura congruente.

Quando as crianças que têm a figura equivalente se encontrarem, darão um abraço e um gritinho. Essa aula é muito divertida! A dancinha das figuras congruentes anima a criançada que vai aprender dançando e divertindo-se. Aula com dança ajuda na interação e socialização das crianças.

Após essas atividades ou outras que ficarão a critério do professor de Matemática, as crianças terão um melhor embasamento para irem à sala de informática e desenvolverem o game. Leia com as crianças as instruções para a realização do game, professor. Explique que para elas criarem uma reta, basta selecionar o ponto inicial e o ponto final na malha quadriculada.

Educador, fique atento às dificuldades de aprendizagem das crianças e procure adaptar as atividades para que todos os alunos tenham a oportunidade de participar ativamente.

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2017) sugere que no terceiro ano seja desenvolvida a habilidade de comparar as áreas de faces de objetos, de figura planas ou de desenhos visivelmente ou por superposição.

Objetivos para o aluno:

  • Desenvolver as habilidades e criatividade através de um game de entretenimento com teor educativo;
  • Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malhas quadriculadas ou triangulares, incluindo o uso de tecnologias digitais;
  • Utilizar as retas para a elaboração dos desenhos na malha quadriculada;
  • Reconhecer a conexão existente entre as linhas para a formulação de um desenho único;
  • Usar a ferramenta de pintura para dar cor e vida à arte projetada;
  • Participar de aulas lúdicas para socializar-se e assimilar o conteúdo em estudo;
  • Focar nas propriedades e nas relações dos objetos no contexto do espaço;
  • Aprender o conteúdo se utilizando de jogos com figuras geométricas;
  • Identificar formas fractais no ambiente, como em flocos de neve, nuvens, montanhas, sistemas de ramificação de plantas, ou até mesmo no corpo humano.

Objetivos para o professor

  • Favorecer o aprendizado das crianças através de um game com malha quadriculada para a representação das formas e figuras geométricas;
  • Possibilitar às crianças atividades lúdicas para que possam assimilar as figuras geométricas;
  • Incentivar a todos para que usem a imaginação e criem seus desenhos representativos;
  • Elaborar atividades impressas para as crianças exercitarem o conhecimento sobre as figuras geométricas,
  • Explicar às crianças sobre as figuras congruentes e criar uma coreografia para que possam identificá-las;
  • Realizar atividades práticas para que as crianças possam manusear as figuras geométricas se utilizando de jogos, como: tangram, jogo de memória com formas, labirinto etc;
  • Possibilitar uma atividade artística para que as crianças percebam os fractais na natureza;
  • Realizar um projeto multidisciplinar que culmine com um passeio temático.

Sugestão de abordagem para o professor

Professor de Matemática, jogos de geometria são atividades lúdicas que envolvem conceitos e princípios da geometria, uma área da matemática que foca nas propriedades e nas relações dos objetos no contexto do espaço. Esses jogos são uma forma prazerosa e interativa de aprender sobre formas, medidas, ângulos e outras características geométricas.

Educador, quais jogos usamos em geometria?

Propomos, nesta ficha pedagógica, para as crianças do 3º ano, jogos de quebra-cabeça, como o tangram. Jogo chinês que consiste em sete peças geométricas que necessitam de combinação para culminar com a formação das figuras específicas.

Outro jogo interessante é o de memória com formas. Ele é composto de cartas em que os jogadores devem encontrar pares de cartas com formas geométricas correspondentes. As crianças adoram esse desafio e pode ser desenvolvido em grupinhos, o que facilita a socialização e interação da criançada.

O labirinto geométrico é um jogo no qual os jogadores devem conduzir um personagem protagonista através de um labirinto, priorizando as regras da geometria, movendo-o apenas em linhas retas ou em ângulos específicos.

Os jogos de geometria podem ser adaptados para diferentes faixas etárias e níveis de habilidade. Levando-se em conta o perfil dos alunos do 3º ano, daremos liberdade ao professor de Matemática para adaptar outros jogos até mais interessantes e didáticos.

Complementando o conteúdo

A geometria na natureza: os fractais

Se pararmos para observar a natureza, vamos encontrar formas e propriedades que essas formas possuem. Tudo à nossa volta tem uma composição de imagem e muitas vezes as formas geométricas estão presentes.

Professor, já observou que os fractais são bem comuns na natureza? O estudo dos fractais é mais complexo do que imaginamos. São muitos os matemáticos que se dedicam a esse tipo de geometria, conhecida como geometria dos fractais.

Para que as crianças entendam melhor a presença da geometria na natureza, explique sobre os flocos de neve, professor, todos seguem o formato de um hexágono, porque a água congela no padrão de hexágonos repetidos.

Educador, os fractais são formas geométricas bastante recorrentes na natureza, que muitas vezes, infelizmente, passam imperceptíveis por nós, porém, com um olhar mais atento, podemos notar a sua presença nas flores, em galhos, em frutas, em conchas, nos flocos de neve, como já mencionados. Até mesmo no corpo humano há o aparecimento dos fractais.

Os fractais são imagens lindas que nos deixam extasiados, por isso vamos propor um passeio em um lugar distante da escola que tenha paisagens para as crianças observarem essas imagens na natureza e reproduzi-las em uma oficina de arte. As crianças vão desenhar de forma aproximada imagens que nos remetem aos fractais, pois é muito difícil reproduzi-los com precisão. Explique isso às crianças, educador.

Um ambiente acolhedor, como um parque florestal, poderá ser o ideal para a realização da atividade. Os professores têm que planejar tudo com antecedência e informar à família para que dê apoio.

O professor de Matemática estará à frente desse projeto, mas todos os educadores terão como colaborar e participar da organização do passeio temático. Na verdade, será possível a execução de um projeto multidisciplinar.

A partir do passeio, cada professor poderá explorar o tema. O de Língua Portuguesa, por exemplo, vai sugerir produção de texto poético sobre as formas da natureza. O professor de Ciências dará uma aula sobre os fractais no corpo humano e pedirá para as crianças depois elaborar desenhos, nomeando-os. O professor de Geografia vai aprofundar o estudo levando-se em conta o espaço que os fractais ocupam. Esse assunto vai render muitas outras atividades motivadoras e deixaremos aqui apenas algumas sugestões. Bom trabalho, educadores! Mãos à obra.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br