Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Mãe a fonte da vida
"Mãe: A Fonte da Vida" é um jogo online de quebra-cabeça que homenageia as mães através de imagens comoventes de gravidez, maternidade e amor incondicional. Mais do que um jogo, é um convite para celebrarmos a figura materna e fortalecermos os laços de amor e gratidão. Prepare-se para se emocionar e reviver memórias felizes enquanto constrói novas com seus entes queridos.
Campo de experiências | Faixa etária | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
---|---|---|
Corpo, gestos e movimentos | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 1º Ano | Álgebra |
Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências |
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. |
Dicas para o educador
Olá, educador! O jogo em estudo nos apresenta cenários voltados para a afetividade que deve prevalecer entre mães e filhos. Tanto as crianças da Educação Infantil quanto as do 1º ano têm capacidade para ordenar as peças correspondentes ao quebra-cabeça e compor a imagem proposta. As crianças vão se encantar com cada quebra-cabeça, pois os desenhos revelam o quanto as mães são essenciais na vida das crianças e também como elas expressam ternura, amor e cuidados.
Montar o quebra-cabeça trocando as peças de lugar é um desafio muito gostoso e as crianças se divertem enquanto vão desenvolvendo várias habilidades. As setas azuis serão clicadas para que a criança possa partir para o próximo desenho. A flor é um elemento constante em cada quebra-cabeça por simbolizar a singeleza, delicadeza e beleza das mães.
Antes de ir com as crianças para a sala de informática, professor, passe algumas orientações e as instruções do jogo para não haver indisciplina.
Os games apresentam importantes contribuições para o desenvolvimento da criatividade e coordenação motora, uma vez que transportam as crianças para um universo de ficção, fantasia, e ao mesmo tempo, elas se deparam com situações e desafios que podem ser vivenciados no mundo real. Essas circunstâncias desafiadoras encontradas nos games ajudam nossas crianças a refletirem e tomarem decisões assertivas, bem como a fazerem descobertas e renovarem sua energia.
O quebra-cabeça com peças exercita a memória visual e desenvolve habilidades que culminam com a resolução de problemas. A criança tem que analisar com critério as peças, desenvolver estratégias para chegar à montagem do cenário de forma correta, então, vai aumentando gradativamente sua capacidade de concentração e foco. A persistência faz parte do processo do game o tempo todo e a criança então começa a compreender que se faz necessária a paciência para chegar ao objetivo.
O game de quebra-cabeça com peças estimula o cérebro de diversas formas e é uma excelente ferramenta didática para dar mais agilidade mental à criança.
Objetivos para o aluno:
- Desenvolver a atenção, concentração, paciência, persistência e agilidade mental através do game com peças de quebra-cabeça;
- Adquirir noção espacial e exercitar a memória através do game;
- Testar as habilidades, competências e aprimorar os conhecimentos matemáticos;
- Formular novas equações a partir do sequenciamento;
- Contar as peças do game e encaixá-las usando a lógica;
- Reconhecer que a mãe é uma pessoa muito importante no contexto familiar, na sociedade e valorizá-la;
- Fortalecer os laços afetivos com familiares e mães em especial;
- Demonstrar afetividade pelas mães através de depoimentos espontâneos;
- Expressar sentimentos e emoções através de rodas de conversa;
- Assimilar valores visando à empatia e respeito pelas diferenças;
- Participar de um evento para homenagear às mães e demonstrar o quanto elas são essenciais em nossas vidas.
Objetivos para o professor:
- Possibilitar o desenvolvimento neurológico e psicomotor das crianças através do game;
- Proporcionar às crianças e mães momentos de reflexão, troca, lazer e possibilidades de vivenciar o sentimento do amor;
- Estimular a criatividade das crianças através de trabalhos artísticos e despertar o interesse delas pela produção de textos poéticos a fim de homenagear às mães;
- Motivar todas as crianças para que tenham disciplina, colaboração durante atividades práticas, manuais, enfim, para que possam se interagir e desenvolver suas habilidades de forma espontânea, sem bagunça;
- Preparar atividades que levem as crianças a enfrentarem problemas intrigantes e ao mesmo tempo divertidos, que desafiem a mente;
- Realizar debates ou rodas de conversa para as crianças expressarem seus sentimentos e emoções;
- Apresentar às crianças a figura materna dentro de um contexto histórico, revelando as lutas e avanços das mães;
- Organizar um vídeo-homenagem para que as crianças demonstrem, através de depoimentos, o seu afeto pela mãezinha;
- Promover nas crianças sentimentos de empatia e respeito pelas diferenças;
- Encerrar as atividades com um lanche coletivo para fortalecer laços entre família e escola.
Sugestão de abordagem para o professor
Os quebra-cabeças, aparentemente, parecem apenas um jogo divertido, lúdico, porém eles também desempenham um papel importante na educação dos alunos. Eles podem ser usados para ensinar o conteúdo das várias disciplinas. Este aqui, do canal, está voltado para a Matemática. O professor dessa disciplina poderá elaborar atividades com material concreto para as crianças manusearem as peças e contá-las. Irão perceber suas cores, formas, texturas.
Professor, no game em estudo, a Matemática será abordada pela conta de quantos pedaços ou peças o quebra-cabeça possui e também pela lógica de encaixar cada peça em seu devido lugar.
Professor, algumas pessoas veem os desafios matemáticos como um passatempo apenas, porém eles vão além dessa realidade e são muito importantes como recursos didáticos. Inclusive, os jogos merecem destaque nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). De acordo com esses princípios norteadores, “não existe um caminho único e melhor para o ensino da Matemática, no entanto, conhecer diversas possibilidades de trabalho em sala de aula é fundamental para que o professor construa sua prática”.
Os games levam à participação de atividades com diferentes padrões que consequentemente ajudam crianças com sequenciamento, retenção de acontecimentos, favorecendo o conhecimento matemático na formulação de novas equações.
Gostaríamos de reforçar que a tecnologia deve ser utilizada de uma forma consciente e bem planejada, a fim de que possa enriquecer o processo ensino-aprendizagem, dando suporte aos professores.
Debates ou rodas de conversa são uma excelente estratégia para que as crianças reflitam sobre a importância da figura materna e com relação à diversidade familiar, também para que possam expressar seus sentimentos e emoções. O importante é que as crianças percebam e entendam que não há mais um modelo padrão de família e que cada relação é única. Precisamos respeitar o modo de vida de cada família e sua concepção.
Na hora do debate, percebe-se que essa atividade promove nas crianças sentimentos voltados para a solidariedade, empatia, compreensão e respeito pelas diferenças.
Uma dúvida frequente é como trabalhar com as crianças menores atividades para celebrar o “Dia das Mães”. Com certeza essas atividades têm que ser criativas, lúdicas, enfim, para envolvê-las e aguçar a curiosidade das mesmas. Confecção de cartazes e cartões, pinturas, colagens, letras de música, narrativas explorando o tema, poesias, danças, peças teatrais, enfim, são ótimas opções para promover a interação e desenvolver mais o vínculo afetivo entre as crianças e mães. O professor precisa ter o cuidado de adequar as atividades levando-se em conta a faixa etária das crianças.
Complementando o conteúdo
Professor de Português ou Redação, em suas aulas, explore a linguagem implícita no quebra-cabeça por meio da leitura das imagens e da criação de histórias a partir dos desenhos que vão se formar.
Na aula Artes, o professor pode propor uma reprodução das imagens do quebra-cabeça em tela de pintura. As crianças adoram desenhar e “Pintar o Sete”. Essas telas serão um presente para as mães delas. Como são vários desenhos dentro da temática em estudo, elas deverão escolher a imagem com a qual mais se identificarem.
As crianças maiores poderão criar um pequeno poema para entregarem junto com a tela. Além de desenvolver habilidades artísticas, as crianças vão exercitar a escrita, leitura e criatividade.
Outra ideia excelente é preparar uma apresentação para as mães reproduzindo uma imagem do game no fundo do palco. Professores e crianças do 1º ano poderão realizar o desenho e pintura em um papel TNT branco. Esse papel é bem favorável para a produção de painel. Alunos e professores irão se interagir em uma atividade muito prazerosa e lúdica. No dia da apresentação, as crianças terão espaço para declamarem poemas e realizarem coreografias para demonstrar seu amor pela mãe.
Para dar início às apresentações, sugerimos que um aluno ou aluna declame o poema a seguir, do maravilhoso poeta Mário Quintana. Outra ideia muito boa será distribuir as estrofes para três crianças recitarem o texto poético, assim será dada mais oportunidade às crianças de se interagirem e dividirem tarefas.
Mãe... (Mário Quintana)
São três letras apenas,
As desse nome bendito:
Três letrinhas, nada mais…
E nelas cabe o infinito
E palavra tão pequena
Confessam mesmo os ateus
És do tamanho do céu
E apenas menor do que Deus!
Para louvar a nossa mãe,
Todo bem que se disser
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer.
Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do CÉU
E apenas menor que Deus!
O mais importante nesse evento é realmente permitir que as crianças se utilizem dos próprios poemas para homenagearem às mães, incrementando-os com gestos espontâneos que enriqueçam a performance de cada uma.
Na Educação Infantil, os trabalhos manuais fazem muito sucesso e desenvolvem habilidades motoras. Não podemos nos esquecer de que existe uma conexão muito precisa entre corpo e mente. Sendo assim, o professor precisa estimular o pensamento da criança com atividades interessantes.
Vale ressaltar que algumas crianças têm dificuldade para usar bem suas mãozinhas, os pés e até os olhos, ou seja, necessitam de apoio para manterem o foco e concentração, principalmente, na Educação Infantil. Um exercício muito bom nesse sentido é a prática do desenho, pois possibilitará à criança a coordenação olho-mão. Que tal as crianças desenharem a sua mãe da forma como cada uma a vê? As imagens do jogo online servirão de embasamento e inspiração.
Dê para cada aluno um papel sulfite colorido. Deixe que a criança escolha a cor que mais lhe agrada, por isso tenha um material bem sugestivo e variado, professor. Proponha que usem material sucata para incrementar melhor o desenho, como papel crepom, tirinhas coloridas de papel, pedacinhos de tecido, botões de camisa, lã, enfim, tudo que elas acharem que dará resultado na composição da arte final. A intenção é que esse desenho fique bem criativo!
Educador, será muito importante estimular a colaboração entre os alunos para que eles possam desenvolver suas habilidades. Serão avaliadas as atividades produzidas e a participação das crianças.
O professor de História poderá preparar uma aula com recursos visuais, como vídeos, é mostrar o papel da mãe ao longo da história e revelar às crianças o quanto as mães de hoje evoluíram, assumindo mais funções e responsabilidades no contexto social.
Propomos ao professor de história, após apresentar a evolução das mães ao longo do tempo, uma atividade para possibilitar à criança um momento de convivência e brincadeira ao mesmo tempo, conforme consta na BNCC. Os planos de aula, professor, devem estar alinhados à Base Nacional Comum Curricular. Estamos sempre reforçando em nossos planos de aula e fichas pedagógicas a necessidade de se considerar os “Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento das Crianças”, por isso as atividades que deixam as crianças se expressarem e explorarem o mundo à sua volta são tão essenciais. Cabe ao professor de história contar às crianças sobre a importância da figura materna na sociedade e vida de cada ser humano. O desenvolvimento socioemocional é um dos principais objetivos desse plano de aula referente ao contexto das mães. Após posicionar as crianças dentro do contexto histórico das mães, como elas eram e são hoje em dia, professor de história, organize um vídeo com homenagem que contenha depoimentos das crianças e imagens marcantes entre mães e filhos, familiares. Para que o vídeo seja apresentado às mães e alunos, todos os professores deverão participar na organização de um lanche comunitário e utilizar um telão em um espaço mais aconchegante, que comporte a todos, proporcionando às convidadas conforto e acolhimento.
Durante as atividades visando à temática em estudo, o professor precisa incentivar seus alunos para compartilharem suas próprias vivências, experiências, histórias sobre suas mães.