Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Letra cursiva e imprensa
Letra Cursiva e Imprensa é uma atividade educativa projetada para ajudar os alunos a conhecer, diferenciar e relacionar as letras em diferentes formatos: maiúsculas e minúsculas, tanto em cursiva quanto em imprensa. O objetivo é familiarizar os alunos com as diferentes formas de escrita das letras e incentivá-los a praticar a escrita em ambas as formas.
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 1º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação |
(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas. |
Dicas para o educador
Os alunos do 1º ano, educador, são muito curiosos e querem logo saber o que significa a letra cursiva e também a imprensa (letra de forma) durante a fase de alfabetização. Ao se depararem com as letras maiúsculas e minúsculas, imediatamente, tentam diferenciá-las. Exercícios impressos são grandes aliadas nessa hora, os famosos exercícios de fixação. Aqueles com pontilhados ajudam bastante na fixação das letrinhas e assimilação do formato das letras de um modo geral.
Antes de irem à sala de informática para que as crianças joguem o game, explique às crianças a diferença de uma letra e de outra visando aos seus formatos e tipos, citando, na lousa, alguns exemplos.
Entender e colocar em prática os conhecimentos do sistema de escrita leva um bom tempo, pois se trata de um processo que se dá aos poucos, por isso é tão importante motivar nossas crianças e filhos para a leitura. A criança começa a visualizar as letrinhas, depois forma palavrinhas e logo estará empregando os vocábulos em frases e períodos, até chegar às produções de texto.
O game em estudo fará com que a criança ouça a pronúncia da letra, visualize-a e compare-a com a forma cursiva e imprensa. O aluno deverá clicar na letrinha desejada para percebê-la e a seguir em outra. A repetição da letra é importante para favorecer a memorização da mesma.
Uma informação importante para passar a seus alunos, professor!
Após o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, a palavra “forma” passou a ser considerada correta ao ser escrita com acento ou sem. Isso significa que o acento passou a ser facultativo. Essa informação se faz necessária uma vez que as crianças vão visualizar as duas formas de escrita, professor.
A letra imprensa é a mesma coisa que a de forma. A última nomenclatura era usada mais antigamente.
Na infância, aprendemos primeiramente sobre a letra cursiva, muito presente no caderno de caligrafia. Através da letra cursiva é possível decifrar parte da personalidade das crianças e suas características peculiares, o que não acontece, geralmente, com a letra imprensa, pois já é formatada, definida.
Muitos educadores condenam o caderno de caligrafia, mas ele tem seus méritos. Praticar a escrita de uma determinada palavra na caligrafia favorece a repetição de linhas e traços, levando à memorização da escrita adequada da palavra em estudo.
É muito importante inserir a leitura na rotina das crianças e também incentivá-las para o desenho à mão livre.
Durante o processo de alfabetização, é essencial que a criança tenha contato com as letras.
Que tal elaborar um alfabeto móvel, educador?
Arrume uma caixa de sapato ou de papelão, professor, enfeite-a à sua maneira, depois coloque as letras do alfabeto móvel, que podem ser feitas de plástico, madeira ou papel mesmo. Disponha as crianças em uma roda e deixe uma música animada tocando. Peça para passarem a caixa de mão em mão, porém quando a música parar, a criança deverá pegar uma letra da caixa e dizer uma palavra que começa com a mesma. Essa brincadeira movimenta muito a criançada. Converse com elas antes para não haver indisciplina e o objetivo da dinâmica ser atingido.
Objetivos para o aluno:
- Participar de um game com as letrinhas do alfabeto para melhor fixação do formato e traços das mesmas;
- Conhecer a ordem alfabética da escrita do alfabeto;
- Recortar de revistas as letras do alfabeto para colocá-las em ordem no caderno ou folha sulfite;
- Diferenciar letra cursiva de imprensa;
- Associar letra ao fonema;
- Conhecer o alfabeto móvel e assimilar as letras de forma lúdica;
- Ampliar o vocabulário;
- Exercitar o conhecimento através de atividades de raciocínio lógico;
- Envolver-se em atividades de interação e cooperação a fim de desenvolver respeito e empatia pelo outro;
- Despertar o interesse pela escrita espontânea e leitura.
Objetivos para o professor:
- Proporcionar o acesso das crianças à sala de informática para realização de um game com as letras do alfabeto;
- Possibilitar ao aluno identificar o alfabeto como um conjunto estável de símbolos que representa graficamente a nossa fala;
- Elaborar atividades de fixação para que os alunos possam diferenciar a letra cursiva da imprensa;
- Preparar uma caixa de sapato com alfabeto móvel para realizar uma dinâmica;
- Elaborar atividades de alfabetização com “surdos e sonoros”;
- Desenvolver habilidades motoras da criança, atenção e memorização;
- Levar ao conhecimento das crianças que as letras têm fonemas;
- Motivar para o universo da escrita espontânea e leitura a partir de atividades lúdicas;
- Usar jogos didáticos para favorecer o processo ensino-aprendizagem.
Sugestão de abordagem para o professor
O game “Letra Cursiva e Imprensa” é uma atividade lúdica, educativa, didática, dinâmica, elaborada com critério e projetada para ajudar seus alunos, professor, a conhecerem, diferenciarem e relacionarem as letras do alfabeto aos seus diferentes formatos: maiúsculas e minúsculas, tanto a cursiva quanto a letra imprensa. O objetivo maior é familiarizar os alunos considerando as diferentes formas de escrita das letras e incentivá-los a praticar a escrita empregando essas formas de maneira espontânea.
Devido aos avanços tecnológicos, hoje em dia, é muito importante conduzir a criança para o universo da escrita digital.
Escrita digital, educador, é a capacidade de escrever para os humanos e também para os robôs. Uma das características desse novo mundo em rede e altamente conectado é a criação e redefinição de palavras e conceitos. Os games entram como uma ferramenta muito importante para auxiliar dentro desse novo contexto.
A internet está mudando a vida das crianças, adolescentes e adultos, principalmente, quando nos referimos à escrita virtual. A escrita utilizada na internet apresenta características bem próprias do meio virtual, como: abreviações, reduções de palavras, emojis etc. Embora sejam muito pequenas, as crianças do 1º ano já lidam bastante com a internet uma vez que ela favorece o aprendizado dos conteúdos. Fale com seus alunos, professor, a respeito da importância da internet quanto à aprendizagem. Aproveite para ressaltar os cuidados que eles devem ter ao utilizá-la.
No caso das crianças, pais e professores devem monitorar a criança ao vê-la utilizando esse recurso.
Sugerimos, professor, que dê uma aula na sala de informática com exercícios de fixação elaborados por você e que abordem o assunto em estudo antes de partirem para o game. As crianças precisam visualizar essas formas de escrita através de atividades diversificadas para depois identificá-las no jogo online.
Conhece o jogo “Vira Letras”, professor?
Nesse jogo de agilidade, vence a criança que tiver escrito mais palavras com os discos. É um jogo de muito raciocínio para que se forme as maiores palavras, de forma rápida e precisa. Vencerá o jogo o aluno que formar palavras com mais letras.
Esse tipo de jogo desenvolve competências cognitivas, autorreflexão, a autonomia das crianças, a criatividade e concentração. Favorece o trabalho em equipe e o respeito, empatia.
Complementando o conteúdo
De acordo com a BNCC, no 1º ano, o aluno deve conhecer, diferenciar e relacionar todos os tipos de letra para que, no 2º ano, possa aprender a escrever efetivamente a letra cursiva. Uma dúvida comum dos educadores é:
Quando inserir a letra cursiva na alfabetização?
Professor, a letra cursiva é introduzida após o domínio do alfabeto e da letra de bastão, a famosa letrinha de forma, trabalhada com as crianças no 1º ano do Ensino Fundamental, que exige uma maior agilidade, bem como certas competências e outras habilidades motoras da criança.
A educadora Tailize Buttenbender reforça que a letra cursiva melhora a coordenação motora fina, ou seja, ao aprender e praticar a execução do traçado correto da letrinha, que tem a ver com sua própria identidade, a criança também desenvolve noções de orientação espacial.
Pensando nesse sentido, contexto, propomos a execução de exercícios que levem ao aprendizado da letra cursiva de maneira mais lúdica, através de jogos educativos com palavrinhas e imagens para associação de ambos, exercícios com pareamento de letras, brincadeira da forca, palavra cruzada ou caça-palavras e outras atividades com o mesmo teor.
Uma atividade muito boa, educador, é a de organizar itens na lista de supermercado levando-se em conta a ordem alfabética.
Recortar de revistas as letras do alfabeto, colocando-as em ordem no caderno ou folha sulfite, também é uma ótima sugestão de atividade para contato e identificação das letrinhas.
As atividades de alfabetização consideradas “surdos e sonoros” são excelentes para que a criança diferencie o fonema da letra. Prepare alguns exercícios para as crianças desenvolverem habilidades de linguagem e discriminarem os sons surdos e sonoros.
Professor, sabemos que a habilidade de distinguir entre esses tipos de sons permite às crianças desenvolverem uma articulação clara e precisa da fala, evitando tropeços na comunicação.