Escola Games | Jogos Educativos
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Ficha pedagógica
Lendas do folclore
Você sabia que o Folclore Brasileiro se trata de um conjunto de expressões culturais populares? São mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas e muito mais. Tudo isso ajuda a compor a nossa identidade nacional. Conheça mais sobre o folclore brasileiro e suas principais lendas, como o Saci Pererê, o Boitatá e a Mula Sem Cabeça nesse jogo que é uma mistura de cultura, muita diversão e quebra-cabeças!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 1º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Construção do sistema alfabético e da ortografia |
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras. |
História | 3º Ano | As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município |
O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive |
(EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive. |
Dicas para o educador
Infelizmente o folclore está desaparecendo. O carnaval, local onde ele ainda era relembrado vem ganhando um novo formato, cedendo espaço para novas tradições sem valor cultural. A magia dos contos, das lendas, foi se consumindo ao longo dos tempos e em casa os pais já não contam lendas como, por exemplo, a do saci Pererê, Iara, Corpo-seco, Boitatá entre outras inúmeras lendas folclóricas. As escolas apresentam o folclore de forma rápida, apenas na semana de comemoração. Por isso, é importante resgatar a cultura e as tradições. Por meio deste jogo educativo os alunos terão contato com diversas lendas e personagens, tendo a oportunidade de resgatar esses valores culturais.
Objetivos para o aluno
Promover o estudo das lendas folclóricas;
Resgatar algumas lendas que fazem parte do folclore brasileiro;
Reconhecer lendas que fazem parte da cultura local;
Construir o conceito de lendas;
Desenvolver atenção, concentração e o raciocínio lógico;
Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;
Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;
Evidenciar a discriminação e a percepção visual, através da análise das peças e suas posições no quebra-cabeça;
Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;
Objetivos para o professor
Despertar nos alunos o interesse em aprender sobre as lendas e personagens folclóricos;
Colocar os alunos em contato com diferentes manifestações da cultura popular;
Resgatar, vivenciar e valorizar as manifestações da cultura popular brasileira;
Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
Ampliar conhecimentos dos alunos;
Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Fazer o levantamento sobre o que os alunos sabem sobre o folclore.
(Sugestão 2) Promover um momento de contação de lendas folclóricas usando fantoches ou marionetes. Você pode construir as próprias marionetes utilizando caixa de papelão para fazer o palco, desenhos impressos e coloridos pelos alunos para ser os personagens, palito de picolé, cola e barbante para montar as marionetes.
(Sugestão 3) Realizar uma sessão de cinema com vídeos e filmes sobre o folclore.
(Sugestão 4) Exibir alguns capítulos do desenho “Sítio do pica-pau amarelo”.
(Sugestão 5) Realizar brincadeiras folclóricas (Peteca, amarelinha, pião, bola de gude, cabra-cega).
(Sugestão 6) Realizar desenho livre de personagens do folclore.
(Sugestão 7) Trabalhar trava-línguas.
(Sugestão 8) Trabalhar lenda e parlendas (Lenda do Saci-Pererê, Mula sem-cabeça, Curupira, Lobisomem, Boitatá, Boto, Cuca, Negrinho Pastoreiro e etc.).
(Sugestão 9) Modelagem com massinha dos personagens do Folclore.
(Sugestão 10) Cantar cantigas de rodas folclóricas.
(Sugestão 11) Realizar a exposição dos trabalhos manuais criados pelos alunos (desenhos, pinturas, dobraduras, fantoches, etc.).
Complementando o conteúdo
O folclore é o nome dado para um conjunto de tradições e manifestações culturais passados de geração para geração, e seu nome tem origem na palavra inglesa ‘folklore’, que significa ‘sabedoria popular’. O folclore brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo, por causa de sua diversidade, junção de etnias e culturas. Ele deve ser ensinado desde os primeiros anos escolares, pois representam um conjunto de tradições e manifestações culturais, simbolizando de fato, a cultura popular e apresentando sua importância na identidade de um povo. Por isso, estudar e conhecer as práticas do folclore, além de preservar suas tradições, em todo o mundo, é de suma importância.
Conheça alguns personagens do folclore de outros países:
Cavaleiro sem cabeça: lenda tradicional que surgiu na Europa medieval e que chegou aos Estados Unidos, onde se popularizou. A lenda fala de um cavaleiro decapitado que vaga à procura de sua cabeça.
Gashadokuro: figura sobrenatural do folclore japonês. Na lenda japonesa, é um esqueleto gigante, formado dos ossos daqueles que morreram de fome, que vaga pelos campos do Japão à procura de viajantes para alimentar-se deles.
Chorona: personagem presente no folclore mexicano, que fala de uma mulher aos prantos e que ficava às margens de rios e lagos. Aqueles que ousavam aproximar-se dela morriam ou sofriam com outras consequências.
(FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/folclore. Acesso em: 24/02/2021)