Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Jogo das cores
Os unicórnios estão em busca das estrelas coloridas para completar seu arco-íris e encontrar o caminho de volta para casa.
Nesse desafio você deve saber o nome das cores de cada estrela.
Siga o arco-íris e ajude os unicórnios nesse desafio.
Campo de experiências | Faixa etária | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
---|---|---|
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Dicas para o educador
O uso de cores na educação infantil contribui para o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva, do raciocínio, da fala, da audição, dentre várias outras habilidades. É importante que diferentes cores sejam exploradas durante a educação infantil para captar o interesse e despertar a curiosidade das crianças. Isso porque uma das primeiras características que os pequenos utilizam para diferenciar objetos é justamente a cor.
Este jogo infantil tem objetivo de explorar essas habilidades. Como as crianças são pequenas, é importante a intervenção do professor nas primeiras jogadas para auxiliá-los em relação ao uso do mouse.
Proponha o jogo em duplas para que um colega auxilie o outro em suas jogadas. A troca de informações, ideias e experiências é bastante rica, além de fundamental nessa faixa etária.
Objetivos para o aluno
Através de atividades lúdicas, identificar, diferenciar e nomear as cores;
Desenvolver percepções visuais e auditivas;
Desenvolver a coordenação motora através do uso do mouse e seus comandos;
Aumentar o vocabulário e as formas de compreensão da realidade visual;
Trabalhar em equipe na construção e identificação de objetos coloridos;
Desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração e interpretação;
Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;
Prender a atenção dos alunos através de jogos infantis;
Objetivos para o professor
Trabalhar as diferentes cores através do estímulo visual e auditivo que o jogo oferece;
Promover aprendizado das cores por meio de atividades lúdicas;
Despertar nos alunos o interesse em aprender artes;
Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
Ampliar conhecimentos dos alunos
Sugestão de abordagem para o professor
Fazer massinha caseira, dividindo-a em partes depois de pronta, e tingir de cores variadas.
Encher balões da cor que está trabalhando e deixar que as crianças pintem o balão, compondo a figura de um rosto. Deixar levar para casa.
Mandar bilhete aos pais, pedindo para mandarem as crianças com a roupa da cor que estão trabalhando.
Trabalhar com a poesia “As borboletas” de Vinícius de Moraes.
Bingo de cores.
Montar um boliche para trabalhar as cores, usando garrafa pet transparente com água colorida (usar anilina comestível).
Cantar músicas que falem sobre as cores. Um exemplo: “Misturando as cores” – Xuxa.
Ao trabalhar uma cor, leve gelatina que represente a cor trabalhada.
Pintura com guache e cola colorida.
Usar a tinta para fazer mistura e descoberta de novas cores.
Contar a história “Bom dia todas as cores” de Ruth Rocha.
Construir um mural coletivo com os alunos usando giz de cera.
Utilizar revistas antigas para identificação das cores em cada ilustração.
Brincar com a mistura de cores usando copos (transparente) com água e corante alimentício de cores variadas.
Fazer picolés coloridos. Guardar os palitinhos e pintar com tinta guache, utilizando-os para fazer objetos e montar desenhos na folha A4.
Fazer massinha do tipo Slime de cores variadas. Pode ser adicionado glitter colorido para deixar ainda mais divertida.
Complementando o conteúdo
As cores estão presentes em tudo que nos cerca. São elas um dos conceitos básicos e pré-requisitos, os quais a criança precisa para se desenvolver. Além disso, a cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos, descobrindo o significado que elas têm para cada pessoa. O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança.
Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções. Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida, se estendendo por muitos anos. As cores alegres e vibrantes comprovadamente chamam a atenção do pequeno. Por esse fato, a família e a escola devem usar e abusar do “mundo colorido” como peça importante também na educação das crianças.
Relembrando a mistura de cores primárias, secundárias e terciárias:
Relembrar como funciona a mistura de cores primárias, secundárias e terciárias parece algo simples, mas é sempre bom ter esses conceitos frescos na mente para fazer a escolha certa durante o desenvolvimento das atividades.
CORES PRIMÁRIAS
As cores primárias são o amarelo, o vermelho e o azul. Elas recebem essa classificação porque não podem ser obtidas mediante a mistura de nenhuma outra cor.
CORES SECUNDÁRIAS
São aquelas que surgem a partir da mistura de cores primárias. São elas: laranja, roxo e verde. Veja quais são as misturas de cores primárias que dão origem às cores secundárias:
Amarelo + vermelho = laranja
Vermelho + azul = roxo ou violeta
Azul + amarelo = verde
CORES TERCIÁRIAS
São aquelas obtidas a partir da mistura de cores primárias com secundárias. Por exemplo:
Vermelho + roxo = vinho
Vermelho + laranja = vermelho-alaranjado ou laranja-escuro
Amarelo + verde = amarelo-esverdeado ou verde-claro
Amarelo + laranja = bege escuro
Azul + roxo = azul-arroxeado
Azul + verde = azul-esverdeado (similar ao verde-água)