Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Jogo da fauna
Você sabia que, infelizmente, existem muitos animaizinhos com risco de não existirem mais? Isso quer dizer que eles estão correndo risco de extinção. Vamos conhecer eles melhor nesse lindo joguinho Fauna. Escolha o nível de dificuldade para iniciar o jogo da memória e chame os amiguinhos para jogar com você também!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Ciências | 2º Ano | Vida e evolução |
Seres vivos no ambiente Plantas |
(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem. |
Dicas para o educador
Educador, sabemos que ajudar a conservar a biodiversidade é extremamente importante e esse assunto tornou-se uma temática muito abordada nas escolas. O jogo aqui disponibilizado vai auxiliá-lo durante as aulas uma vez que destaca várias espécies de animais em extinção. Os alunos adoram o jogo online de baralho por ser divertido, atraente e motivador. Cabe a você incentivá-los para que joguem todas as fases e níveis de dificuldade para terem uma visão mais abrangente do assunto em estudo. Trata-se de um jogo que estimula a memória em um curto prazo. Isso é ótimo! Seria muito bom você abordar o tráfico de animais silvestres após o jogo. As crianças necessitam ter consciência dessa ação ilegal desde cedo, pois é um dos grandes motivos visando à extinção dos animais.
Além do tráfico de animais, a poluição do ar e das águas, o desmatamento, as queimadas, a construção de hidrelétricas, a caça predatória, enfim, são alguns fatores que contribuem para a extinção dos animais. Nós queremos conscientizar nossas crianças e prepará-las para ações que mudem esse contexto. O jogo de memória vai possibilitar às crianças a discussão e reflexão desses assuntos, bem como motivá-las para a tomada de certas decisões.
Objetivos para o aluno
Realizar um jogo online de memória que tenha como protagonistas os animais em extinção;
Vencer as dificuldades e etapas do jogo em tempo hábil para conseguir uma boa pontuação;
Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças;
Identificar as espécies animais em extinção;
Entender e refletir sobre a necessidade da preservação do meio ambiente para a sobrevivência dos animais;
Conceber a importância de se conservar a biodiversidade através de pesquisas e atividades motivadoras;
Participar de produções de textos poéticos ou narrativas e encenações a fim de familiarizar-se com a temática em estudo;
Aprender através de dinâmicas e brincadeiras que favoreçam o conhecimento e interação da turma;
Ler obras literárias que deem embasamento sobre o tema em estudo e provoquem reflexões e práticas de vida mais conscientes;
Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música;
Discutir e sugerir estratégias para a preservação de espécies em risco de extinção;
Reconhecer a importância dos animais, a interdependência a outras espécies, características, semelhanças, diferenças e hábitos.
Objetivos para o professor
Incentivar para o jogo online a fim de desenvolver a coordenação motora das crianças e estimular a memória em curto prazo;
Apresentar à comunidade educativa projetos interdisciplinares ou multidisciplinares para as crianças terem consciência com relação à preservação das espécies de animais em extinção;
Motivar a turma para pesquisar os animais que estão em extinção, despertando os alunos para a necessidade de se conservar a biodiversidade;
Disponibilizar para as crianças o musical “Brasileirinhos” a fim de enriquecer as aulas e as crianças conhecerem de forma divertida o perfil de alguns animais em extinção;
Debater sobre os riscos do comércio ilegal de animais e as consequências dessa prática visando ao ecossistema do qual fazemos parte;
Enriquecer as aulas com letras de músicas e peças de teatro que possam sensibilizar as crianças, levando-as a uma nova prática de vida e ações conscientes;
Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música;
Realizar dinâmicas em grupo para as crianças assimilarem conhecimento de forma lúdica e interagirem-se melhor;
Estimular a curiosidade das crianças por meio de estratégias que promovam o processo de ensino-aprendizagem, mas sempre facilitando e valorizando o já existente;
Desenvolver uma consciência ecológica dentro dos parâmetros corretos, ultrapassando práticas culturais geradoras de problemas ambientais, modificando essas concepções e contribuindo assim para a preservação do meio ambiente como um todo.
Sugestão de abordagem para o professor
Professor, o assunto aqui em destaque será muito bom para que vocês possam elaborar um projeto interdisciplinar ou multidisciplinar. O professor de Ciências deverá propor uma pesquisa sobre as espécies de animais em extinção que são raras e o professor de Português ou Redação entram com as produções de textos poéticos ou narrativas. Alguns animais que poderão ser pesquisados: Onça-pintada, Mico-leão-dourado, Jacaré-de-papo-amarelo, Besouro-serra-pau, Lagartixa-da-areia, Guará, Cachorro-do-mato-de-orelha-curta, Anta, Peixe-boi, Preguiça-de-coleira, Pica-pau-rei, Urubu-rei, Tatu-bola, Tamanduá-bandeira, Peixe-serra e Tubarão-martelo, Lobo-guará, Perereca, Tamanduaí e muitos outros.
TEATRO E FANTOCHE: “ARTE EM AÇÃO”
Uma ótima ideia é fazer uma peça teatral em que as crianças possam se caracterizar de alguns animais que estão em extinção. Na hora da apresentação, cada criança vai ler um slogan para comover a plateia com relação à preservação da fauna. As crianças também podem fazer fantoches de vareta com os animais em extinção e criar em grupo historinhas com os mesmos. Use uma caixa de papelão para fazer um cineminha e as crianças apresentarem o fantoche com vareta. Essa atividade vai levar as crianças para um universo muito criativo e de grande interação. Elas vão desenvolver várias habilidades e interagir-se de uma forma muito divertida, prazerosa.
TRABALHANDO COM O MUSICAL INFANTIL “BRASILEIRINHOS”:
Seria muito bom perguntar às crianças sobre qual animal gostariam de ser e o porquê. Antes dessa atividade, seria interessante colocar uma música para motivá-las. Que tal a música “Esplêndida Fauna”, do Mundo Bita? Tem o vídeo para ilustrar melhor o momento. As crianças vão adorar cantar a música visualizando os personagens em movimento. Há também um famoso musical, “Brasileirinhos”, que pode ser apresentado às crianças. As letras de música são do poeta Lalau. O músico explora arranjos diferenciados e sonoridades contagiantes para apresentar curiosidades, características e personalidades dos bichinhos da fauna do Brasil. Tem também muito humor e ritmos brasileiros que a criançada adora na apresentação desse musical.
Complementando o conteúdo
Dinâmica: “Caixinha Surpresa”
O professor de Ciências pode realizar uma atividade para as crianças descobrirem como vive cada animal em extinção, onde, como se desloca de um lugar para outro, do que se alimenta. Seria interessante colocar as crianças em círculo e preparar uma caixinha com pequenos textos falando sobre algumas espécies em extinção.
O animador pede que todos fiquem em pé, formando um círculo. Ao som de uma música a caixa vai sendo passada, mas quando a música parar, o animador questiona a criança que tem a caixa na mão se de fato quer abri-la ou continuar a dinâmica. Se a criança optar por enfiar a mão na caixa, vai tirar um texto falando sobre uma espécie de animal em extinção e ler para a turma. Será um momento de muita interação e aprendizagem significativa.
As dinâmicas realizadas em grupo são atividades que favorecem as questões psicológicas e proporcionam às crianças experiência pessoal e particular de aprendizagem, possibilitando-lhes a tomada de consciência e a aquisição de novos modos de pensar, sentir, agir e relacionar-se com as demais. Podem ser usadas em grupos de várias idades. Cabe a você, professor, adaptar as dinâmicas ao perfil de seus alunos. Que tal ao final da dinâmica presentear as crianças com outra caixinha cheia de bombons? Elas vão enfiar a mãozinha novamente e tirar um bombom. Com certeza elas vão gostar muito dessa surpresa.
Atividade: “Tipos de Extinção”
Para que as crianças entendam sobre os tipos de extinção, professor, seria interessante elaborar uma atividade em que elas percebam que há a extinção que acontece naturalmente, advinda da própria natureza, causada pelos eventos naturais, como um vulcão ou terremoto, bem como a artificial, causada pelo homem, como o tráfico de animais silvestres, uma prática ilegal que muito contribui para o fim de certas espécies de animais. Que tal preparar uma aula expositiva para as crianças visualizarem os tipos de extinção? Apresente às crianças um vídeo simulando a extinção dos dinossauros. Elas vão adorar esse momento por terem muita curiosidade e o assunto ser impactante.
Trabalhando com obra literária:
Uma dica excelente de leitura é a obra “Em Perigo de Extinção”. Esse livro foi escrito e ilustrado por Nono Granero, também músico e mestre de bonecos. Os protagonistas dessa obra literária são os animais em extinção e eles não querem saber de uma vida enclausurada. As crianças podem dramatizar a obra e apresentar à comunidade educativa. Convide os pais das crianças para assistirem à peça e talvez participarem da mesma. Faça uma adaptação, professor!