logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Hora de pintar Vegetais

Hora de pintar Vegetais

O reino vegetal é incrível! Ele nos oferece flores coloridas, frutos saborosos, raízes cheias de nutrientes, folhas verdinhas e muito mais! Os vegetais fazem parte da nossa alimentação e também deixam o mundo mais bonito e saudável.

Agora é sua vez de dar cor a esse universo mágico! Escolha seu vegetal favorito e use lápis, pincel, spray, texturas e muitas outras ferramentas divertidas. Solte a imaginação e crie um jardim cheio de vida!

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Ciências
2º Ano
Vida e evolução

Seres vivos no ambiente

Plantas

(EF02CI04)

Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Comece a aula, educador, falando sobre a importância dos vegetais para que as crianças possam crescer de forma saudável. Pergunte aos alunos sobre os vegetais de que gostam mais. Faça uma “Roda de Conversa” e deixe as crianças se expressarem.

A seguir, mostre em um telão imagens de vegetais. Novamente, deixe as crianças citarem o nome de cada um. Logo após, dê uma pesquisa como dever de casa. Os alunos terão que pesquisar sobre três vegetais para descobrirem o porquê de sua relevância na alimentação do dia a dia. Comente sobre os vegetais do game: cenoura, tomate, berinjela, rabanete, cebola, pimentão, batata, chuchu, abóbora, brócolis, milho, repolho. As crianças têm que escrever características dos vegetais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem. Essa pesquisa poderá ser orientada pelos pais. Na pesquisa, as crianças vão citar onde são encontrados os vegetais para serem vendidos no seu bairro e farão o registro de uma entrevista com um cuidador de horta. Os alunos podem perguntar sobre os principais cuidados com os vegetais, hortaliças e também com relação ao planejamento do plantio, combate às pragas etc. O professor de Ciências precisa preparar um roteiro de pesquisa para que as crianças possam ter uma melhor noção da abordagem que farão em seu trabalho escolar. Ele tem que aguçar a curiosidade dos alunos.

Antes de partirem para o game “Hora de Pintar Vegetais”, propomos uma “Oficina de Arte” para as crianças do 2º ano confeccionarem vegetais com material reciclável e pintá-los com tinta guache. Será uma aula prática muito lúdica e prazerosa. Essa atividade vai possibilitar um momento de socialização e aprendizado significativo. As crianças adoram!

A BNCC se preocupa com as relações interpessoais, com as ações e atitudes de cooperação dos alunos. Esse tipo de aula favorece a participação de todos e promove uma integração de habilidades e competências. O game vai oferecer ferramentas para as crianças pintarem o vegetal em destaque: lápis, pincel, spray, texturas e muito mais. Ao terminarem uma arte, os alunos têm que utilizar a seta para voltar e escolher outro vegetal.

As aulas maçantes devem ser evitadas e uma ótima alternativa são os recursos digitais. Eles podem ampliar as possibilidades de trabalho com as crianças ainda em processo de alfabetização. Os jogos eletrônicos contribuem muito para a autonomia das crianças e possibilitam um aprendizado mais dinâmico, lúdico, facilitam o desenvolvimento motor e cognitivo. Vale a pena investir no ensino com games de entretenimento com teor educativo!

Objetivos para o aluno

  • Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais;
  • Descrever características de plantas que fazem parte do cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que vive;
  • Compreender a relevância das plantas para uma vida saudável;
  • Desenvolver habilidades artísticas e ampliar os conhecimentos de forma lúdica;
  • Conhecer sobre as plantas e suas características considerando sua localização;
  • Pesquisar sobre os cactos por serem uma planta divergente da maioria;
  • Manusear os vegetais em uma aula de culinária para perceber sua estrutura, espessura, tipo, tamanho, largura, cor, cheiro etc;
  • Ter consciência ecológica e mudar a prática de vida visando à conservação do meio ambiente;
  • Expressar-se, socializar-se e manifestar seu posicionamento acerca dos mais variados conteúdos e assuntos.

Objetivos para o professor

  • Possibilitar o aprendizado dos vegetais através de um game de entretenimento com teor educativo;
  • Trabalhar as competências digitais e sair das aulas maçantes;
  • Estimular a consciência coletiva com relação à preservação do meio ambiente;
  • Preparar um roteiro de pesquisa sobre diferentes tipos de vegetação e sua adaptação visando às localizações, bem como a relevância das plantas para o meio ambiente;
  • Desenvolver a linguagem oral e o trabalho em equipe;
  • Estimular a sociabilidade;
  • Potencializar a memorização e aprendizado das crianças;
  • Planejar uma aula de culinária para as crianças manusearem os vegetais e produzirem uma saladinha;
  • Dar espaço às crianças para desenvolverem a imaginação, a criatividade, a sensibilidade e o senso crítico através de novos aprendizados.

Sugestão de abordagem para o professor

DESCOBRINDO SOBRE AS PLANTAS E SUA IMPORTÂNCIA

Para que as crianças do 2º ano entendam melhor sobre tipos de plantas e sua adaptação visando à localização, vamos propor uma aula-vídeo de Ciências apresentando vegetações diferentes, como os cactos. Eles são plantas que pertencem à família Cactaceae, uma família que possui em torno de 1400 espécies diferentes. Apesar de ocorrerem principalmente nas Américas, é possível encontrar representantes na África, Austrália e Índia. As crianças do 2º ano vão adorar lidar com essas plantinhas e conhecê-las melhor.

Que tal sugerir às crianças do 2º ano uma pesquisa sobre os cactos e depois organizar uma “Roda de Conversa” para sondá-las sobre as descobertas, novidades, educador?

Além de uma discussão em grupo, os alunos poderão pintar em cartolina essas plantinhas devido ao seu aspecto diferenciado e até bonito, pois alguns cactos têm até flores que são belas e muito vistosas. Podemos afirmar que a principal característica dos cactos é a presença de um caule suculento e cheio de espinhos. Algumas espécies apresentam folhas bastante reduzidas e outras não apresentam nenhuma dessas estruturas. Por essa razão, a fotossíntese é realizada principalmente no caule, onde é possível observar a presença de estômatos. Possuem pólen e néctar que atraem muitos visitantes, como insetos e principalmente morcegos. Uma curiosidade sobre os cactos é que seu fruto, por possuir espinho, facilita a dispersão por intermédio de mamíferos. São plantas secas, características da caatinga. Os cactos são muito utilizados para enfeites, ornamentação. Existem espécies medicinais que atuam como cicatrizantes e anti-inflamatórios.

Após confecção dos cartazes, faça uma exposição das artes das crianças pelos corredores da escola, professor de Ciências.

Os alunos também poderão pesquisar sobre as vegetações características de sua região e sua importância. Além de flores, frutos, enfim, as plantas verdes fornecem uma parte substancial do oxigênio molecular e são a base trófica da maioria dos ecossistemas, especialmente dos terrestres.

UMA CURIOSIDADE PARA APRESENTAR ÀS CRIANÇAS

As plantas são seres fotossintetizantes, capazes de produzir seu próprio alimento, sendo, portanto, autotróficas, porém há exceção a essa regra. O cipó-chumbo é uma planta que não realiza fotossíntese e obtém os nutrientes necessários para sua sobrevivência de uma planta hospedeira. As crianças vão gostar bastante de pesquisar sobre essa plantinha parasita e diferenciada. Infelizmente, essa planta pode transmitir doenças causadas por vírus para outras hospedeiras e consequentemente provocar danos à agricultura, prejudicando a plantação de jardins e de árvores utilizadas na arborização urbana. Como combatê-la pode ser o assunto visando à pesquisa.

Para encerrar as atividades sobre o estudo visando à relevância das plantas, as crianças poderão presentear seus coleguinhas com uma plantinha de cactos, porém o professor de Ciências tem que orientá-las quanto ao perigo levando-se em conta o contato com o espinho dessa plantinha que desperta nos alunos tanta curiosidade. Uma boa sugestão é anexar à planta de cactos uma mensagem sobre a necessidade de se preservar as espécies de plantas para que possamos ter uma vida com mais qualidade.

Complementando o conteúdo

Para complementar e enriquecer as aulas de Ciências, no 2º ano, considerando a temática “Plantas”, é possível abordar o estudo dos assuntos a seguir:

  • A importância da água na vida das plantas;
  • A transpiração das plantas;
  • As plantas e sua interação com a luz solar;
  • O que é clorofila?;
  • O mundo animal e as plantas.

Esses assuntos são apenas algumas dicas para que as crianças possam ter mais embasamento. O professor de Ciências poderá abordá-los de forma generalizada ou aprofundar mais no estudo elaborando exercícios de fixação.

Após execução do game, pesquisas, discussão e atividades de fixação de conteúdo, para criar um momento de socialização entre as crianças, iremos sugerir uma aula de culinária, na cantina da escola, para as crianças fazerem uma salada com vegetais.

Educador, para o sucesso da aula de culinária, peça ajuda aos pais. Mande um bilhete antecipadamente com orientações e solicite que enviem com a criança, pelo menos dois tipos de vegetais contidos no game em estudo, uns dois dias antes dessa atividade.

Antes de as crianças colocarem a “mão na massa”, sugerimos que uma cozinheira fale às crianças sobre os cuidados necessários na hora de fazermos uma comida e prepararmos um alimento.

O professor de Ciências, de uma forma mais lúdica e resumida, vai reforçar antes de produzirem a saladinha sobre o quanto os vegetais são importantes para as crianças por estarem em fase de crescimento. Não é o momento de expandir o assunto, mas apenas dar um toque especial a fim de que as crianças entendam que vão experimentar os vegetais e também perceberem a sua importância para uma boa saúde.

O ambiente da cantina deverá ser bem ornamentado com plantas, hortaliças e vegetais. As crianças são muito visuais e vão gostar de observar a decoração dentro da temática em estudo.

Como as crianças são bem pequenas no 2º ano, elas não deverão cascar os vegetais, mas poderão lavá-los e secá-los, ou seja, as tarefas mais simples serão delas. É importante participarem do momento de preparação da salada.

Comer a saladinha será um momento muito especial e as crianças têm que ficar à vontade, porém com postura e disciplina. O professor de Ciências, caso queira, pode colocar uma música temática ou um vídeo educativo sobre vegetais se houver um espaço favorável na cantina da escola. O ambiente tem que ficar o mais agradável possível.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br