Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica

Hora de pintar Números
Esta é uma atividade online divertida em que você escolhe um número de 1 a 9 para colorir! Cada número tem um rostinho feliz e espera por você para ganhar cores vibrantes, brilhos e texturas especiais. Use sua criatividade para deixá-los ainda mais alegres e cheios de vida!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Arte | 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano | Artes integradas |
Arte e tecnologia |
(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística. |

Dicas para o educador
Como ensinar a Matemática de forma prazerosa tem sido um grande desafio para educadores de todas as séries.
Para que as crianças gostem desse conteúdo, nossos professores estão se empenhando mais no cotidiano da sala de aula e saem à busca de novas estratégias didáticas. Nós, do canal da Escola Games, sabemos dessa realidade e estamos sempre desenvolvendo games que atenderão às necessidades de educandos e educadores também, auxiliando-os no processo de aprendizagem.
O game com teor educativo faz a criança assimilar o conhecimento de forma lúdica, divertindo-se. A Matemática, por ser um conteúdo que exige raciocínio lógico, precisa ser ensinada de maneira mais leve e com atividades que despertem o interesse da criança. Ela precisa assimilar o conhecimento espontaneamente. Forçar a barra dificulta o aprendizado. Muitos alunos temem professores carrascos, rígidos, que ministram aulas maçantes. É preciso manter o equilíbrio para ter disciplina e ensinar com didática. As crianças precisam confiar no professor para aprenderem sem pressão. As aulas com jogos online favorecem o aprendizado, educador, uma vez que possibilitam uma interação e socialização das crianças. Atividades artísticas também favorecem muito o conhecimento. É possível aprender um conteúdo através de desenhos, pinturas, enfim, expressando-se através de artes.
Nossos jogos estão alinhados às diretrizes da BNCC. Ela propõe um ensino que garanta às crianças acesso a uma educação de qualidade, com vivências que estimulem o desenvolvimento das habilidades e competências. Sendo assim, realizamos os games matemáticos não somente para divertirem nossos alunos, mas também para considerar suas experiências e levá-los a um raciocínio lógico que seja proveitoso, pensamos muito na aplicabilidade do conhecimento. Não adianta saber teorias e não utilizá-las na realidade.
Os números se fazem presentes no nosso dia a dia e impulsionam o aprendizado em várias áreas do conhecimento. A criança aprende melhor a partir do momento que lida diretamente com os conceitos matemáticos.
Educador, elabore atividades que façam com que o aluno possa experimentar, vivenciar e trocar informações, sentir-se à vontade para se interagir com os outros coleguinhas. Antes de executar o game, a criança tem que participar de pelo menos uma dinâmica para entrar no contexto do jogo. Precisa ser uma atividade lúdica, já que jogar é também algo gostoso. Que tal uma dinâmica com números dentro de bexigas para revisá-los?
As crianças do 1º ao 5º ano vão gostar da brincadeira. O professor de Artes e o de Matemática organizarão a dinâmica com as crianças de todas as séries. Basta levá-las para o pátio e dar para cada criança um balão com número dentro. Separá-las em duas filas com quantidade igual de alunos. Ao ser dado um sinal, pode ser um apito, cada criança terá que sair correndo da fila para estourar a bexiga em um colchão. Os professores têm que colocar uma música animada. Quando a canção cessar, cada professor vai contar os pontos obtidos pelas equipes.
Educador, as crianças que formarem com os números das bexigas a maior pontuação vão ganhar a brincadeira. Será um momento de revisão de conteúdo a contagem dos pontos. Nessa dinâmica, a agilidade e sorte vão determinar a vitória. As crianças adoram atividades práticas que levam à movimentação!
Após essa animada brincadeira, os alunos estarão embasados para a execução do game. Se o professor de Artes preferir, ele poderá propor uma aula com pintura durante uma “Oficina de Arte”. Basta dar às crianças cartelas com números de 1 até 9 para que possam pintá-los e enfeitá-los.
No game, a criança vai escolher um desenho com número de 1 até 9 para brincar. Utilizará com atenção a ferramenta direita para pintar. Ao rolar a faixa colorida, poderá mudar a cor selecionada. Para divertir-se com outro desenho, há a seta indicada do teclado registrada nas instruções que antecedem ao nosso jogo online. Educador, antes de jogar com suas crianças, não deixe de ler as orientações que passamos para que elas sejam bem-sucedidas.
Os professores têm que explorar diferentes tecnologias e recursos digitais para que as crianças assimilem o conhecimento e desenvolvam suas habilidades.
Objetivos para o aluno
- Realizar um game de entretenimento com teor educativo;
- Assimilar o conteúdo se utilizando da tecnologia e recursos digitais, como por exemplo, através de jogos eletrônicos;
- Identificar os números de 1 até 9;
- Exercitar a cognição e as habilidades artísticas ao confeccionar fantoches ou dedoches;
- Participar de dinâmicas para sair da rotina de aulas maçantes;
- Movimentar-se durante jogos e brincadeiras, socializar-se e superar os desafios;
- Aprender a lidar com contagem, quantidade, enfim, para ter uma melhor percepção visual e espacial.
Objetivos para o professor
- Motivar os alunos para a execução de um game de entretenimento com teor educativo;
- Explorar diferentes tecnologias, bem como recursos digitais para que as crianças assimilem o conhecimento e desenvolvam suas habilidades;
- Observar a participação e o engajamento das crianças durante as atividades práticas;
- Possibilitar a realização de atividades didáticas que melhorem as relações interpessoais, desenvolvendo nas crianças atitudes de cooperação;
- Realizar uma “Oficina de Arte” para as crianças confeccionarem fantoches comuns ou dedoches com os números;
- Reforçar a importância dos números em nosso dia a dia em todas as circunstâncias;
- Deixar as crianças ganharem autonomia e superarem suas dificuldades durante jogos e brincadeiras;
- Realizar um projeto interdisciplinar com jogos de correspondência;
- Proporcionar às crianças um ambiente lúdico para o desenvolvimento das habilidades artísticas e do raciocínio matemático.
Sugestão de abordagem para o professor
É possível aprender números com “dedoches”?
Sim, educador! Após uma revisão dos números feita na lousa ou até telão, o professor de Artes poderá desenvolver com as crianças a confecção de dedoches (fantoches de dedos).
As crianças que não gostarem de dedoches confeccionarão fantoches comuns. Elas têm que se sentir à vontade para desenvolverem suas habilidades artísticas. A intenção também dessa aula prática é assimilar os números e isso vai acontecer naturalmente.
O professor pode imprimir os moldes de dedoches com números ou pedir para que os pais ajudem suas crianças na confecção dos mesmos. Eles são uma atividade lúdica e educativa.
Caso tenha mães na turma que sejam costureiras, elas podem contribuir com suas habilidades e costurarem os dedoches com números das crianças. Os fantoches feitos com tecido têm mais durabilidade e podem ser mais aproveitados.
As crianças deverão elaborar uma narrativa com os dedoches de números com ajuda do professor de Língua Portuguesa. Para que haja diversidade de historinhas, basta separá-las em grupos de cinco elementos. Uma forma lúdica para apresentar os fantoches é se utilizar de uma caixa de papelão com formato de TV. Ela servirá como palco para as apresentações durante a aula de Artes.
Sabemos que os fantoches são brinquedos que permitem às crianças o desenvolvimento da coordenação motora e da dexteridade, promovendo a independência e a autoconfiança.
Complementando o conteúdo
PROJETO INTERDISCIPLINAR: JOGOS E BRINQUEDOS DIDÁTICOS
Assimilar conhecimento brincando é uma das melhores maneiras de desenvolver habilidades e competências nas crianças. Quando associamos o lúdico ao pedagógico, educador, criamos um ambiente de aprendizado mais favorável e prazeroso.
Aprender Matemática com joguinhos é muito importante! Alunos do 1º ano ao 5º gostam dos jogos com dado, como por exemplo, 36, Kiriki (combinação de dados), “Morto” e outros de tabuleiro.
Os jogos com dados são muito bons para as crianças aprenderem a lidar com contagem, quantidade, para terem uma melhor percepção visual e espacial.
Considerando o universo dos jogos com dado, vamos propor a execução do jogo “Morto” com as turmas de todas as séries. Os professores de Matemática e Artes precisam preparar um espaço livre para as crianças desenvolverem a dinâmica.
Educador, você vai necessitar de lápis, papel, CINCO dados. Se possível, um copo para jogar os dados. Anote o nome de todos os participantes em um pedaço de papel e defina a ordem do jogo. O jogador que for iniciar a partida deverá receber o copo e os dados. Cada participante, na sua vez, joga os CINCO dados. Se na jogada os números 2 ou 5 não aparecerem, a jogada fica sendo válida e deve-se somar todos os números que surgiram para marcar a pontuação. Porém, se na jogada surgirem os números 2 ou 5, o participante não ganha nenhum ponto e tira os dados que mostram os dois números. Isso faz com que o número de dados vá diminuindo aos poucos a cada rodada. A criança jogadora continua atuando até que perca seu último dado. Nessa hora, ela diz “Morto” e passa para o jogador seguinte. O vencedor, professor, é quem faz o maior número referente à pontuação.
Os brinquedos pedagógicos são uma ferramenta preciosa para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças. É fundamental escolher brinquedos que sejam adequados para a idade e desenvolvimento da criança.
Nossa intenção maior é sugerir um projeto interdisciplinar com brinquedos ou jogos didáticos relacionados à Matemática. Além do jogo “Morto”, os professores devem incluir outros do interesse das crianças, mas levando-se sempre em conta a idade e série em que estão. Podem realizar jogos de correspondência entre números e quantidades de brinquedo. Educador, a contagem e a assimilação dos números são fundamentais no processo de aprendizagem da matemática, por isso estamos dando dicas de jogos para que ele seja lúdico e eficaz.
O ensino através de projetos cria novas oportunidades de aprendizagem e propicia a junção entre áreas do conhecimento.
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Paulo Freire.