Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica

Hora de pintar Frutas
As frutas são deliciosas, cheias de cores e ricas em nutrientes que fazem bem para o nosso corpo! Elas nos dão energia, ajudam na saúde e deixam nosso dia mais gostoso.
Agora é sua vez de dar vida a essas frutas com muita criatividade! Escolha sua favorita e use as ferramentas mágicas: lápis, pincel, spray, texturas e muito mais! Solte a imaginação e crie um verdadeiro arco-íris de sabores!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Ciências | 2º Ano | Vida e evolução |
Seres vivos no ambiente Plantas |
(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem. |

Dicas para o educador
Comece a aula, professor de Ciências, falando sobre a importância das frutas para que as crianças possam crescer de forma saudável. Pergunte aos alunos do 2º ano sobre as frutas de que gostam mais. Faça uma “Roda de Conversa” e deixe as crianças se expressarem. A seguir, mostre em um telão imagens de diversas espécies de frutas, dando ênfase às da região em que moram os alunos.
Educador, sabemos que as frutas são excelentes fontes de fibras, vitaminas, minerais e vários compostos que contribuem para a prevenção de doenças. Deixe as crianças citarem o nome das frutas as quais conhecem e suas características principais. Logo após, dê uma pesquisa como dever de casa. Os alunos terão que pesquisar sobre três frutas, como por exemplo, abacate, maçã e banana, para descobrirem o porquê de sua relevância na alimentação do dia a dia. Comente sobre as frutas do game: laranja, morango, melão, maçã, romã, mamão, abacate, pera, melancia, uva, banana, abacaxi. As crianças têm que escrever características dos frutos (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-los ao ambiente em que eles vivem, compreender como se reproduzem. Essa pesquisa poderá ser orientada pelos pais. Na pesquisa, as crianças vão citar onde são encontrados os frutos para serem vendidos no seu bairro e farão o registro de uma entrevista com um fruticultor, que é um produtor de frutos. Isso mesmo! Como produtor, ele é responsável por selecionar quais espécies de frutas vai cultivar e depois desenvolver as áreas agrícolas, prepará-las para o plantio. Ele vai atuar como agricultor ou empreendedor. Para auxiliá-lo, terá que contratar funcionários para trabalhar no local e favorecer o plantio dos frutos selecionados.
Os alunos podem perguntar sobre os principais cuidados com os frutos e também com relação ao planejamento do plantio. O professor de Ciências precisa preparar um roteiro de pesquisa para que as crianças possam ter uma melhor noção da abordagem que farão em seu trabalho escolar. Ele tem que aguçar a curiosidade dos alunos.
Abordar músicas que falam a respeito das frutas é muito importante para incentivar as crianças a comerem frutas e a desenvolverem uma relação amigável, saudável com as mesmas.
Antes de partirem para o game “Hora de Pintar Frutas”, propomos uma aula prática com plaquinhas contendo o nome e desenho de frutas mais comuns da região. Educador, utilize as frutas abordadas no game em estudo. Os desenhos são muito sugestivos. Essa dinâmica vai possibilitar às crianças uma antecipação do conteúdo do jogo online e será também um reforço do aprendizado. As crianças tímidas vão demonstrar uma certa resistência, mas é essencial motivá-las para esse momento. Ao mostrar a plaquinha para a turma, o aluno precisa criar na hora uma frase impactante, ou melhor, improvisar uma fala, incluindo o nome da fruta em destaque para desenvolver sua comunicação oral. Em seguida, desenhá-la no caderno de Ciências e elaborar um pequeno texto apresentando suas características mais marcantes. Para melhor aproveitar essa atividade didática e lúdica, depois que todas as crianças mostrarem suas plaquinhas com frutas e fizerem seus textos informativos, será o momento de deixá-las lerem suas produções textuais e aprenderem um pouco mais umas com as outras. Finalizada essa atividade, as crianças estarão embasadas para a aula de informática.
No jogo online do canal da “Escola Games”, a criança escolherá uma fruta para colorir se utilizando das ferramentas disponíveis: lápis, pincel, spray, texturas incríveis e muito mais.
As frutas ajudam a regular o intestino e favorecem o metabolismo, fortalecem a imunidade e melhoram o sistema digestivo. Prepare, após o game, uma aula-vídeo com explicações sobre a relevância das frutas para o organismo, professor de Ciências, depois peça para as crianças fazerem cartazes com desenhos, recortes e slogans (frases pequenas, reflexivas e marcantes).
Os cartazes podem ser expostos em uma parede da sala de aula ou nos corredores da escola, ou até, serem espalhados pelo refeitório ou cantina.
Objetivos para o aluno:
- Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais;
- Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem;
- Desenvolver habilidades artísticas e ampliar os conhecimentos de forma lúdica;
- Participar de atividades integradas para obter mais embasamento e interagir-se com o outro;
- Ouvir músicas que têm as frutas como temática para incentivar uma relação saudável com as mesmas,
- Produzir cartazes com desenhos, recortes e slogans sobre a importância das frutas para a saúde;
- Pesquisar sobre frutas que colaboram no tratamento de doenças e montar uma cartilha instrutiva;
- Saborear as frutas durante aulas práticas para perceber o quanto são gostosas e também para inseri-las na alimentação do cotidiano;
- Expressar-se e manifestar seu posicionamento acerca dos mais variados conteúdos e assuntos.
Objetivos para o professor:
- Possibilitar o aprendizado dos conteúdos através de games;
- Trabalhar as competências digitais e sair das aulas maçantes;
- Apresentar o conteúdo em estudo através de uma aula-vídeo;
- Estimular a consciência coletiva com relação ao consumo de frutas e à alimentação saudável;
- Motivar para a produção de cartazes com slogans que chamem a atenção para a importância do consumo de frutas no dia a dia;
- Potencializar a memorização e aprendizado das crianças;
- Realizar um projeto interdisciplinar focando na produção de uma cartilha instrutiva sobre a importância das frutas;
- Possibilitar às crianças uma aula experimental para saborearem as frutas;
- Utilizar músicas temáticas para incrementar as aulas e passar melhor as mensagens visando à importância dos frutos;
- Dar espaço às crianças para desenvolverem a imaginação, a sensibilidade e afetividade.
Sugestão de abordagem para o professor
As frutas são capazes de nos proteger e ajudar no tratamento de doenças como câncer, diabetes e hipertensão. Que tal as crianças pesquisarem sobre as frutas que mais colaboram no tratamento de determinadas doenças, educador?
Uma forma de registrar as descobertas será organizar uma cartilha instrutiva a ser impressa e entregue a todos da “Comunidade Educativa”. Cada aluno fará a sua e depois uma coletiva com intermediação do professor de Ciências.
O professor de Língua Portuguesa deverá auxiliar nesse processo visando aos aspectos linguísticos. Essa atividade dará um excelente projeto interdisciplinar (atividade que envolve duas ou mais disciplinas, com o objetivo de resolver um problema da vida real).
Para que as crianças possam elaborar uma cartilha de frutas, elas podem incluir informações sobre a variedade de frutas, como elas podem ser consumidas e como podem ser incluídas na alimentação, principalmente, têm que falar sobre as frutas que ajudam na prevenção de doenças.
Antes da produção de cartilha, seria ótimo acontecer uma palestra sobre os benefícios das frutas. Educador, convide um fruticultor para tirar todas as dúvidas das crianças. Esse será um momento de muita interação, troca, afetividade e grandes aprendizados.
Complementando o conteúdo
Pintando frutas a partir de sequências!
Para complementar o assunto em estudo, vamos propor uma aula de Artes. As crianças receberão desenhos de frutas que estão pela metade, incompletas e terão que concluir o desenho. Logo após, vão pintá-las ou enfeitá-las com material sucata e pedaços de papel, como por exemplo, papel crepom, camurça, laminado etc.
Durante a aula prática, educador, coloque músicas temáticas! Como por exemplo, “ABC das Frutas”, do cantor Moraes Moreira.
ABC das Frutas – Moraes Moreira
Diga que tá bom
Diga que tá bom, diga que tá
Diga que tá bom
Diga que tá bom, diga que tá
Diga que tá bom
Diga que tá bom, diga que tá
Diga que tá bom
Diga que tá bom, diga que tá
Abacate é forte, açaí do norte
De lado não deixe ameixa, acerola
Araçá e amora, avelã, e aí
Quem vai descascar esse abacaxi?
Comer é bacana, bacuri, banana
Trago pra você cambucá, cereja
Coco e cacau, toda fruta é bela
Caqui, carambola, caju, seriguela
Me dê um damasco, é a gente quer
Se botando pra F, meu amigo-irmão
Eu lhe digo onde tem fruta do conde
Framboesa e figo, também fruta-pão
E a nossa salada aqui não acaba
Guaraná, goiaba, venha desfrutar
Olha a graviola nessa hora H
Dessa vez sorrindo indo pro ingá
J é de jaca, de jabuticaba
Também tá no papo jenipapo e jambo
Lê na minha mão laranja madura
E a doce amargura lima e limão
Pra mim não existe fruta proibida
Vou comendo a vida e a vida é pra já
Melão, melancia, maçã e mamão
Manga e mangaba e maracujá
Vem pro meu quintal, vem, bela menina
Que eu te dou o néctar da nectarina
Eu duvido muito que você não queira
Pêssego, pitanga, nêspera e pera
Que bela manhã pra comer romã
Vem, meu sapoti, ver que dia lindo
Tamarindo e tâmara, olha o céu azul
Depois vem a chuva, uva e umbu
Pagando pra ver chego até o X
Me sinto feliz e canto pra Z
ABC belê, beleza que há
É a natureza um grande pomar
É a natureza, é a natureza um grande pomar
(É a natureza um grande pomar)
(É a natureza, é a natureza um grande pomar)
Que tá bom, diga que tá
(Diga que tá bom) que tá bom
Que tá bom, diga que tá
(Diga que tá bom) que tá bom
(Diga que tá bom, diga que tá)
Que tá bom, diga que tá
(Diga que tá bom) que tá bom
(Diga que tá bom, diga que tá)
Que tá bom, diga que tá
que tá bom
(Diga que tá bom, diga que tá)
Que tá bom, diga que tá
(Diga que tá bom) que tá bom
Que tá bom, diga que tá
(Diga que tá bom) que tá bom
(Diga que tá bom, diga que tá)
Que tá bom, diga que tá
(Diga que tá bom) que tá bom
(Diga que tá bom, diga que tá)
Que tá bom, diga que tá...
Fonte: Musixmatch
Compositores: Antônio Carlos De Moraes Pires
Letra de ABC das frutas © Warner/chappell Edicoes Musicais Ltda
Ao concluírem essa atividade artística, educador, exponha as artes das crianças nos corredores da escola para apreciação de todos e também para motivar mais pessoas a consumirem frutas.
O professor de Ciências, juntamente com o de Artes, vai intermediar essa atividade para não perder o entrosamento com as crianças e embasar-se também. Essa dinâmica artística pode corresponder a um projeto interdisciplinar. Aqui constam algumas dicas para desenvolvimento do trabalho em torno do assunto em estudo, mas os professores das disciplinas podem combinar uma reunião e ampliar a proposta.
Saboreando as frutas!
Durante essa aula de pintura e criatividade, o educador poderá presentear as crianças com uma bandeja de frutas para que possam saboreá-las. Educador, para preparar uma tábua ou um prato de frutas bem decorado, lave, descasque e fatie as frutas com cuidado, principalmente, para que os pedaços fiquem com um corte preciso e de tamanho semelhante (use uma tábua e uma faca afiada). Saiba que quanto mais perto da hora de servir o fizer, melhor, para garantir frescura ao olhar e ao paladar das crianças.
A disposição das frutas na tábua ou bandeja é muito importante para despertar o interesse dos alunos do 2º ano. Educador, ao distribuir a fruta, não coloque toda a quantidade na mesma área visando ao mesmo tipo de fruto. Saiba dividir e vá intercalando com outras espécies, tendo o cuidado de ir alternando as cores ou combinando grupos cromáticos. A tábua de frutas precisa ser atrativa e convidativa. Portanto, professor de Ciências, capriche na distribuição e ornamentação das frutas!