logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Hora de pintar animais

Hora de pintar animais

Solte a sua imaginação e deixe os desenhos dos animais bem bonitos e coloridos! No jogo “Hora de Pintar Animais” você vai brincar de colorir elefantes, coelhos, jacarés e muito mais. Escolha o desenho que quer colorir, clique nas cores e vamos nos divertir!

Acessar
BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Traços, sons, cores e formas
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03TS02)

Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Arte
1º Ano
2º Ano
3º Ano
4º Ano
5º Ano
Artes integradas

Arte e tecnologia

(EF15AR26)

Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

A arte é uma forma de linguagem e expressão do que acontece na vida da criança. Ela é o primeiro meio que os alunos têm de falar sobre o seu mundo, mostrar os seus sentimentos e desenvolver habilidades motoras. É possível inserir artes visuais na educação infantil desde os primeiros meses da criança, por meio de fotos, pinturas, teatros, desenhos... O ensino tradicional focado apenas em conteúdos fragmentados não explora todo o poder da arte na educação infantil e o papel dela na formação de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade. As atividades adotadas devem passar pelo estágio lúdico e serem aperfeiçoadas e aprofundadas em técnicas e conceitos de acordo com a faixa etária e série escolar.

Objetivos para o aluno

Ampliar seu conhecimento de mundo por meio da manipulação de diferentes cores, formas e técnicas de pintura;

Entrar em contanto com diversas formas de expressão artística;

Desenvolver e estimular a atenção e concentração;

Desenvolver controle corporal e coordenação motora;

Promover uma melhor capacidade de expressão;

Desenvolver o raciocínio;

Desenvolver inteligência emocional;

Desenvolver a criatividade;

Objetivos para o professor

Explorar atividades que utilizem várias linguagens artísticas, levando adiante o conteúdo multidisciplinar dessa etapa;

Despertar nos alunos o interesse em aprender artes;

Despertar nos alunos o interesse em aprender português;

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras e habilidades de expressão artística;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Utilizar barbante para fazer desenhos em folha A4, em seguida peça para os alunos pintarem os espaços do desenho delimitados pelo barbante.

(Sugestão 2) Painel de mãos: pedir que as crianças pintem as mãos com as cores que desejarem e marcar a cartolina, como um carimbo. A marca certinha das mãos pintada na cartolina vai divertir os pequenos.

(Sugestão 3) Imprima formas/desenhos e peça para os alunos colorirem. Utilize tinta guache, giz de cera, cola com glitter, lápis de colorir, entre outros recursos.

(Sugestão 4) Aplicar o conteúdo em ambientes diferentes da sala de aula para mostrar que a arte pode estar presente em todos os lugares, seguindo as condutas estabelecidas.

(Sugestão 5) Proporcionar experiências que eduquem através da arte, utilizando as referências que as crianças trazem de sua vivência dentro e fora do âmbito escolar.

(Sugestão 6) Monte exposições com desenhos e pinturas dos alunos.

(Sugestão 7) Monte um mural mensal dentro da sala de aula onde todos os meses são escolhidos um grupo de animais, por exemplo: aves, répteis, moluscos, mamíferos, anfíbios e etc.

(Sugestão 8) Produzir trabalhos artísticos utilizando diversas linguagens, como desenho, modelagem, recorte, colagem, pintura infantil,

(Sugestão 9) Produzir pinturas de autorretrato.

(Sugestão 10) Cantar músicas que falem sobre as cores. Um exemplo: “Misturando as cores” – Xuxa.

(Sugestão 11) Promover concurso de fotografias.

(Sugestão 12) Brincar com a mistura de cores usando copos (transparente) com água e corante alimentício de cores variadas.

(Sugestão 13) Promover criações artísticas com sucata.

(Sugestão 14) Fazer pinturas em quadros, cartolinas e papelão utilizando pincéis, lantejoulas, glitter e outros materiais com texturas.

(Sugestão 15) Realizar desenhos livres.

Complementando o conteúdo

A importância do ensino da Arte na Educação Infantil

  • Estimula a sensibilidade diante do mundo: A arte é uma forma de sentir e se expressar no mundo. Por isso, estimula a criança a perceber o outro, criar, inovar e a se comunicar de uma maneira melhor, além de favorecer o desenvolvimento do senso crítico.

  • Elevação da autoestima: O uso de materiais e a criação de diferentes formas também são atividades que contribuem para elevar a autoestima dos alunos da educação infantil. Isso porque eles percebem as habilidades que vão desenvolvendo ao longo do tempo e passam a ganhar mais confiança naquilo que são capazes de realizar.

  • Potencializa as capacidades intelectuais: As diferentes atividades artísticas trabalham tanto capacidades motoras quanto intelectuais das crianças. Elas contribuem, por exemplo, para a criatividade, leitura de ambiente, imaginação e expressão.

  • Transformação do espaço escolar em experimentação: Estimular a criação de formas e o uso de cores também é uma maneira de propiciar a experimentação e a descoberta sobre objetos, materiais e sensações. O uso de massinhas de modelar, elementos naturais como areia e brita, papel e tinta ajudam a criança a entender sobre formas, tamanhos e cores.

  • Favorece o autoconhecimento: Atividades como pintura, massa de modelar e desenhos, além de serem uma maneira de a criança se expressar, também requerem que diferentes partes do corpo sejam utilizadas. Tudo isso que faz com que as crianças pensem sobre si mesmas e reconheçam suas habilidades e limitações.

  • Contribui para o desenvolvimento de habilidades básicas: Os primeiros rabiscos e as primeiras pinceladas podem contribuir para que as crianças tenham mais facilidade na hora de pegar um lápis e escrever as primeiras letras, por exemplo. A arte pode representar o pontapé inicial do aprendizado mais amplo.

Fonte 1: https://www.campusvilla.com.br/5-atividades-de-artes-para-o-seu-filho/

Acesso em 07 de Abril de 2021.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br