logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Heróis dos mares

Heróis dos mares

O lixo que chega nos mares afeta profundamente a vida marinha. Os animais sofrem e não conseguem se livrar desse problema sozinhos! E você pode ajudar nisso. Vamos aprender sobre os tipos de lixo, como eles afetam os mares e os animais, além de comandar um submarino na limpeza desses dejetos. Vamos lá?

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Geografia
5º Ano
Natureza, ambientes e qualidade de vida

Qualidade ambiental

(EF05GE10)

Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

O jogo "Heróis dos mares" tem como objetivo sensibilizar para questões sobre meio ambiente, mais especificamente a poluição dos mares e oceanos. Nele, o jogador é um submarino que deve identificar os tipos de resíduos sólidos presentes nos oceanos e retirá-los. O Submarino deve ficar atento e não bater em nenhum ser vivo. A cada fase o jogador identificará o aparecimento de um pequeno texto com informações relevantes sobre o próximo resíduos sólidos que ele deve coletar. Com esse jogo o aluno é sensibilizado sobre os impactos dos lixos no meio ambiente e será capaz de compreender a importância da proteção da vida marinha.

Objetivos para o aluno

Reforçar a importância da vida marinha;

Conscientizar sobre o acumulo de lixo nos oceanos;

Conhecer os materiais sólidos que são descartados nos oceanos;

Diferenciar e identificar os diversos tipos de resíduos sólidos;

Entender os métodos de separação do lixo;

Compreender a importância da destinação correta dos resíduos sólidos;

Refletir sobre as causas da poluição das águas do mar;

Respeitar os cuidados necessários à preservação do ambiente aquático;

Objetivos para o professor

Promover discussões coletivas;

Promover reflexões acerca da poluição;

Apresentar aos alunos os tipos de resíduos sólidos;

Sensibilizar os alunos acerca dos problemas ambientais;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Monte equipes e promovam os alunos como agentes do Meio Ambiente. Cada semana uma equipe fica responsável por circular a sala de aula e a escola para observar limpeza, vazamentos de água, descargas, e qualquer tipo de poluição. Peça para que os alunos anotem os problemas encontrados e proponha alguma solução. A equipe responsável pela semana lidera a investigação, porém toda a sala deve ajudar a resolver. A ação pode ser feita também no bairro da escoal.

(Sugestão 2) Proponha gincanas para o recolhimento de papelão, latas, plástico, pilhas e baterias. Leve esse material aos órgãos responsáveis de sua cidade e reverta o dinheiro arrecadado em alguma atividade recreativa para os alunos.

(Sugestão 3) Construir brinquedos e objetos com materiais reutilizáveis.

(Sugestão 4) Organizar uma sessão de cinema e apresentar os seguintes filmes:

  1. Os sem-floresta

  2. Lorax

  3. Rio

  4. A era do gelo

(Sugestão 5) Debater o vídeo: Microplásticos e a poluição nos oceanos | Minuto da Terra

https://www.youtube.com/watch?v=adc0cOqE4qs&ab_channel=MinutodaTerra

(Sugestão 6) Mostrar aos alunos a separação correta dos resíduos sólidos. Se a escola não possuir lixeiras de coleta seletiva construa essas lixeiras juntamente com os alunos.

(Sugestão 7) Organize uma visita a cooperativa de coleta seletiva de sua cidade ou peça a visita de um dos cooperados.

(Sugestão 8) Apresentar aos alunos alguns vídeos da série “Mares Limpos”. Em seguida, oriente os alunos a fazer uma história em quadrinhos sobre o assunto.

Episódio 1

https://www.youtube.com/watch?v=3b9W9f7GH_o&ab_channel=Menos1Lixo

Episódio 2

https://www.youtube.com/watch?v=U46R0pUhuxw&ab_channel=Menos1Lixo

(Sugestão 9) Registrar em cartaz por meio de textos e ilustrações as consequências da poluição urbana nos mares e rios de todo o planeta.

Complementando o conteúdo

As habilidades essenciais propostas na BNCC reúnem temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, sendo capaz de identificar problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. A abordagens desses conteúdos proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, além do desenvolvimento do senso crítico e exercício de ética e cidadania.

Entre esses problemas ambientais podemos citar a poluição dos oceanos. Os oceanos produzem 70% do oxigênio que respiramos e abrigam 80% das espécies animais e vegetais. São fonte de alimentos, energia, sal, meio de transporte, recreação, entre outros. Além disso, eles são importantes reguladores do clima, absorvendo boa parte do calor gerado no planeta e acomodando variações de temperatura. Os oceanos absorvem cerca de 90% de todas as emissões de CO2. Contudo, os oceanos e consequentemente a vida marinha vem sendo ameaça pela poluição gerada nas cidades. Essa poluição é consequência de diversos fatores entre eles a falta de conscientização das pessoas. A sensibilização acerca desses problemas ambientais deve ser trabalhada desde os primeiros anos do ensino fundamental.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br