Escola Games | Jogos Educativos
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Ficha pedagógica

Heróis dos mares
O lixo que chega nos mares afeta profundamente a vida marinha. Os animais sofrem e não conseguem se livrar desse problema sozinhos! E você pode ajudar nisso. Vamos aprender sobre os tipos de lixo, como eles afetam os mares e os animais, além de comandar um submarino na limpeza desses dejetos. Vamos lá?
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Geografia | 5º Ano | Natureza, ambientes e qualidade de vida |
Qualidade ambiental |
(EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.). |

Dicas para o educador
O jogo "Heróis dos mares" tem como objetivo sensibilizar para questões sobre meio ambiente, mais especificamente a poluição dos mares e oceanos. Nele, o jogador é um submarino que deve identificar os tipos de resíduos sólidos presentes nos oceanos e retirá-los. O Submarino deve ficar atento e não bater em nenhum ser vivo. A cada fase o jogador identificará o aparecimento de um pequeno texto com informações relevantes sobre o próximo resíduos sólidos que ele deve coletar. Com esse jogo o aluno é sensibilizado sobre os impactos dos lixos no meio ambiente e será capaz de compreender a importância da proteção da vida marinha.
Objetivos para o aluno
Reforçar a importância da vida marinha;
Conscientizar sobre o acumulo de lixo nos oceanos;
Conhecer os materiais sólidos que são descartados nos oceanos;
Diferenciar e identificar os diversos tipos de resíduos sólidos;
Entender os métodos de separação do lixo;
Compreender a importância da destinação correta dos resíduos sólidos;
Refletir sobre as causas da poluição das águas do mar;
Respeitar os cuidados necessários à preservação do ambiente aquático;
Objetivos para o professor
Promover discussões coletivas;
Promover reflexões acerca da poluição;
Apresentar aos alunos os tipos de resíduos sólidos;
Sensibilizar os alunos acerca dos problemas ambientais;
Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Monte equipes e promovam os alunos como agentes do Meio Ambiente. Cada semana uma equipe fica responsável por circular a sala de aula e a escola para observar limpeza, vazamentos de água, descargas, e qualquer tipo de poluição. Peça para que os alunos anotem os problemas encontrados e proponha alguma solução. A equipe responsável pela semana lidera a investigação, porém toda a sala deve ajudar a resolver. A ação pode ser feita também no bairro da escoal.
(Sugestão 2) Proponha gincanas para o recolhimento de papelão, latas, plástico, pilhas e baterias. Leve esse material aos órgãos responsáveis de sua cidade e reverta o dinheiro arrecadado em alguma atividade recreativa para os alunos.
(Sugestão 3) Construir brinquedos e objetos com materiais reutilizáveis.
(Sugestão 4) Organizar uma sessão de cinema e apresentar os seguintes filmes:
Os sem-floresta
Lorax
Rio
A era do gelo
(Sugestão 5) Debater o vídeo: Microplásticos e a poluição nos oceanos | Minuto da Terra
https://www.youtube.com/watch?v=adc0cOqE4qs&ab_channel=MinutodaTerra
(Sugestão 6) Mostrar aos alunos a separação correta dos resíduos sólidos. Se a escola não possuir lixeiras de coleta seletiva construa essas lixeiras juntamente com os alunos.
(Sugestão 7) Organize uma visita a cooperativa de coleta seletiva de sua cidade ou peça a visita de um dos cooperados.
(Sugestão 8) Apresentar aos alunos alguns vídeos da série “Mares Limpos”. Em seguida, oriente os alunos a fazer uma história em quadrinhos sobre o assunto.
Episódio 1
https://www.youtube.com/watch?v=3b9W9f7GH_o&ab_channel=Menos1Lixo
Episódio 2
https://www.youtube.com/watch?v=U46R0pUhuxw&ab_channel=Menos1Lixo
(Sugestão 9) Registrar em cartaz por meio de textos e ilustrações as consequências da poluição urbana nos mares e rios de todo o planeta.
Complementando o conteúdo
As habilidades essenciais propostas na BNCC reúnem temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, sendo capaz de identificar problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. A abordagens desses conteúdos proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, além do desenvolvimento do senso crítico e exercício de ética e cidadania.
Entre esses problemas ambientais podemos citar a poluição dos oceanos. Os oceanos produzem 70% do oxigênio que respiramos e abrigam 80% das espécies animais e vegetais. São fonte de alimentos, energia, sal, meio de transporte, recreação, entre outros. Além disso, eles são importantes reguladores do clima, absorvendo boa parte do calor gerado no planeta e acomodando variações de temperatura. Os oceanos absorvem cerca de 90% de todas as emissões de CO2. Contudo, os oceanos e consequentemente a vida marinha vem sendo ameaça pela poluição gerada nas cidades. Essa poluição é consequência de diversos fatores entre eles a falta de conscientização das pessoas. A sensibilização acerca desses problemas ambientais deve ser trabalhada desde os primeiros anos do ensino fundamental.