logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Gire a Roleta

Gire a Roleta

Prepare-se para um aprendizado divertido com Gire a Roleta, o novo quiz educativo que vai transformar o aprendizado de figuras geométricas em uma aventura emocionante! Voltado especialmente para crianças do ensino fundamental, este jogo é perfeito para reforçar o conhecimento sobre formas como círculo, quadrado, estrela, oval e muito mais.

Gire a roleta e descubra qual figura geométrica será sorteada! Após a roleta parar, o desafio é identificar corretamente o nome da figura exibida. Será que você consegue acertar todas?

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
1º Ano
Geometria

Figuras geométricas planas: reconhecimento do formato das faces de figuras geométricas espaciais

(EF01MA14)

Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Matemática
2º Ano
Geometria

Figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo): reconhecimento e características

(EF02MA15)

Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Estudar as figuras geométricas é muito importante para estimular o pensamento lógico e espacial, educador. A criança passa a ter uma melhor noção visando às relações espaciais e também dimensionais. Ampliar os conceitos matemáticos e entender de outras áreas do conhecimento é também essencial. Sendo assim, cabe aos professores de Matemática inovar suas aulas com estratégicas didáticas que vão despertar o interesse dos alunos e levá-los à aquisição de novos conhecimentos matemáticos, de outros saberes.

Antes de partir para o game propriamente dito, educador, propomos uma brincadeira que leve ao reconhecimento das figuras geométricas. Tanto as crianças do 1º e 2º ano têm condições de nomear e classificar as figuras geométricas uma vez que estão sempre se deparando com elas, seja observando os móveis e utensílios da casa, da escola, enfim, ou até os brinquedos, pois lá estão essas figuras populares, como o círculo e o quadrado, por exemplo. Outras já denotam mais dificuldade ao se tratar da identificação por serem menos comuns, como o pentágono ou hexágono.

As crianças precisam conhecer as figuras planas antes de acessarem o game.

As figuras planas são o triângulo, o quadrado, o círculo, o losango e o retângulo. A Geometria Plana está presente o tempo todo no nosso dia a dia. Basta observarmos o mundo à nossa volta, pois é possível notar várias formas geométricas. Professor, quando as formas geométricas possuem duas dimensões elas se tornam objeto de estudo da Geometria Plana. Isso mesmo! Os alunos vão gostar dessa descoberta.

É bom explicar às crianças que o círculo é uma figura geométrica plana bem comum, definida da seguinte maneira:

“Círculo é o conjunto de pontos resultantes da união entre uma circunferência e seus pontos internos. Em outras palavras, o círculo é a área cuja fronteira é uma circunferência.”

A seguir, há uma lista das figuras geométricas explicitando o nome de cada uma, só que considerando o número dos lados. Passe às crianças esse conhecimento para que tenham, antes do jogo online, certo embasamento também.

3 lados - triângulo.
4 lados - quadrilátero.
5 lados - pentágono.
6 lados - hexágono.
7 lados - heptágono.
8 lados - octógono.
9 lados - eneágono.
10 lados - decágono.

Após a revisão dos nomes das figuras geométricas, professor, chegou o momento de as crianças brincarem com o game em estudo.
Professor de Matemática, pegue uma caixa bem grande de papelão. Coloque dentro da mesma determinados objetos, coisas com formato das figuras, como por exemplo, uma bola, uma caixa de sapato, um bambolê, um rádio, um caderno, um rolo de papel higiênico, um prato, um chapéu, um porta-retrato etc.

A caixa precisa estar enfeitada para motivar mais a criançada. Cole na mesma alguns símbolos matemáticos, uma foto de Albert Einstein, enfim, use sua criatividade, professor, para que a caixa fique bem atrativa e também para que as crianças queiram desvendar o que há dentro dela.

Coloque as crianças assentadas em forma de círculo e uma música instrumental para alegrar o ambiente. Logo a seguir, educador, tire um objeto da caixa. Mostre aos alunos e peça para que levantem o dedinho para citar o nome da figura geométrica. O interessante é que todas as crianças participem desse momento e o professor dê oportunidade para cada uma falar pelo menos uma vez. Sendo assim, serão necessários vários objetos. Esse será um momento de aprendizado significativo e lúdico, de descontração e interação. Aprender as formas geométricas através de brincadeiras surte muito mais efeito e as crianças adoram.

Ao encerrar essa atividade prazerosa, leve as crianças à sala de informática, professor, para jogarem o game “Gire a Roleta”. Ao darem o play, as crianças vão se encantar com o game que apresenta as opções: fácil, normal e difícil. Algumas crianças vão começar pelo nível mais fácil e automaticamente progredirem para o campo do game mais difícil. Outras, já irão para o campo mais exigente, de nível mais complexo. Vai depender muito dos conhecimentos prévios de cada uma. Assim que escolher o campo e começar a jogar, a criança fica muito empolgada. A roleta com figuras geométricas é muito cativante e as crianças ficam muito aceleradas para definir corretamente o nome da figura destacada. Caso acerte ou erre, o jogo online tem sequência, pois basta rodar a roleta de novo. Que desafio gostoso!

O professor que trabalha esse conteúdo estimula a atenção das crianças, favorece as habilidades e competências de cada uma. Os alunos, a partir do estudo das figuras geométricas, exercitam a capacidade de reconhecimento e classificação, aprendem conceitos de simetria, de quantidade e tamanho também.

Objetivos para o aluno:

  • Desenvolver habilidades matemáticas, quantificar e estabelecer relações;
  • Resolver desafios e solucionar problemas através da execução de games;
  • Reconhecer e associar as formas geométricas planas presentes nos objetos do mundo real, identificando suas semelhanças e distinções;
  • Participar de atividades lúdicas e criativas;
  • Ampliar os conhecimentos visando às noções geométricas durante atividades práticas.

Objetivos para o professor:

  • Motivar para a execução de games de entretenimento com teor educativo;
  • Estimular o pensamento espacial das crianças, ajudando-as a compreender e visualizar relações espaciais e dimensionais;
  • Elaborar aulas com dinâmicas que levem ao aprendizado significativo;
  • Preparar um lanche comunitário com alimentos que representem formas geométricas, como: pizza, casquinha de sorvete, bolo etc;
  • Exercitar nas crianças a capacidade de reconhecer, compreender e reproduzir conceitos de simetria, de quantidade e tamanho;
  • Promover em sala de aula atividades voltadas para o desenho a fim de fundamentar as noções geométricas das crianças.

Sugestão de abordagem para o professor

No 1º ano e 2º também, os professores devem explorar com as crianças imagens que contenham figuras geométricas, pois elas gostam muito de identificá-las nas ilustrações.

Sugerimos a confecção de plaquinhas com figuras geométricas para as crianças descobrirem o nome de cada uma.

O professor de Matemática precisa preparar exercícios de fixação para as crianças associarem o nome da figura à imagem correspondente. Exercícios para as crianças circularem ou ligarem os objetos equivalentes.

Uma atividade muito prazerosa é dar às crianças figuras geométricas de cartolina para que elas possam formar desenhos a partir das mesmas, como por exemplo, um quadrado, um círculo ou retângulo e sugerir a formação de um robozinho ou palhacinho.

A BNCC (BRASIL, 2018) aponta, com relação à Geometria, que com seu estudo é possível desenvolver no aluno a percepção de figuras geométricas em objetos que fazem parte do seu cotidiano, como também aguçar sua observação do mundo real e suas relações com os objetos matemáticos.

Complementando o conteúdo

Professor, você sabia que os triângulos são considerados figuras geométricas muito simples? Porém, por trás dessa simplicidade está uma das estruturas mais importantes da geometria.

Para que as crianças entendam melhor sobre essa forma geométrica, pergunte a elas qual objeto se parece com o triângulo. Um pedaço de pizza, por exemplo, representa muito bem o triângulo. A casquinha do sorvete também ou fatia de bolo. Que tal, educador, realizar um lanche bem gostoso para que as crianças identifiquem nos alimentos as figuras geométricas, em especial, o triângulo?

Uma brincadeira muito legal para se realizar com os alunos é distribuir um canudinho para cada criança e pedir que forme um triângulo. O professor precisa intermediar essa atividade, pois algumas crianças não darão conta. Explique às crianças que o triângulo é uma forma geométrica de três pontas. Faça o desenho dessa figura na lousa e explore-a com as crianças, ressaltando as três pontas.

Para que o aprendizado de formas geométricas se torne mais lúdico e prazeroso, educador, você precisa incluir atividades como construção de objetos com blocos, elaboração de mosaicos com formas geométricas coloridas e jogos de classificação.

A geometria é parte essencial da Matemática, pois sua importância é inquestionável na organização do pensamento lógico, na construção da cidadania, enfim, na execução da maioria das tarefas do cotidiano.

Vamos sugerir o trabalho com dobraduras para melhor vivenciar o conhecimento das figuras geométricas. Que tal dar uma folha sulfite colorida para as crianças fazerem uma dobradura de barquinho ou chapéu, professor? Coloque a música popular a seguir durante essa oficina de artes.

O Meu Chapéu Tem Três Pontas

O meu chapéu tem três pontas
Tem três pontas o meu chapéu
Se não tivesse três pontas
Não seria o meu chapéu
O meu chapéu tem três pontas
Tem três pontas o meu chapéu
Se não tivesse três pontas
Não seria o meu chapéu
O meu...
Tem três pontas
Tem três pontas o meu...
Se não tivesse três pontas
Não seria o meu...
O meu...
Tem três...
Tem três...
O meu...
Se não tivesse três...
Não seria o meu...
O meu...
Tem...
Tem...
O meu...
Se não...
Não seria...
O meu chapéu tem três pontas
Tem três pontas o meu chapéu
Se não tivesse três pontas
Não seria o meu chapéu

Compositores: Cláudio Bertinelli / Thiago Ferreira Lima

A canção aqui mencionada seria excelente para ser utilizada na hora das crianças realizarem a dobradura do chapéu. Use outras músicas infantis para tornar o ambiente agradável e aguçar a curiosidade das crianças, educador. A música do vídeo “Aprenda as Formas Geométricas” com desenho animado é muito boa para movimentar a criançada e animar a turma para o aprendizado das figuras em estudo.

https://www.youtube.com/watch?v=hsV7A6T0PJU

Uma forma para aproveitar melhor o vídeo de animação, professor, é pedir às crianças para reproduzirem as figuras geométricas do “Desenho Animado com os Amiguinhos” em uma tela. Proponha uma pintura para registro das formas geométricas. As crianças gostam muito de aula com pintura e costumam “Pintar o Sete”. Exponha depois os quadros em tela no corredor da escola para apreciação dos pais e Comunidade Educativa.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br