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Escola Games | Jogos Educativos

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Ficha pedagógica

Galinheiro Divertido

Galinheiro Divertido

No Galinheiro Divertido, o objetivo é ajudar a construir e gerenciar um galinheiro. Os jogadores devem arrastar a quantidade correta de galinhas para o cercado com base nas operações de adição ou subtração apresentadas. Cada nível traz um novo desafio matemático que ajuda a reforçar os conceitos básicos de maneira prática e envolvente.

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BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
2º Ano
Números

Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração

(EF02MA05)

Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Matemática
2º Ano
Números

Problemas envolvendo diferentes significados da adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar)

(EF02MA06)

Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Nós, do canal da Escola Games, educador, estamos sempre inovando e realizando jogos de entretenimento com teor educativo para auxiliar professores no pedagógico e na elaboração de planos de aula que vão motivar seus alunos e levá-los a uma aprendizagem mais dinâmica, significativa e lúdica. A Matemática é tida, pela maioria, como um “Bicho de Sete Cabeças”. Porém, sabemos que ela é fundamental e a criança precisa assimilar os conceitos matemáticos no dia a dia para desenvolver habilidades cognitivas, bem como para aprimorar o raciocínio lógico e a criatividade. Para amenizar a aquisição desse conteúdo, cabe ao educador preparar aulas que despertem a curiosidade dos alunos e transforme o conhecimento matemático em algo prazeroso.

Os games têm tudo para ser uma ferramenta de grande auxílio visando à aprendizagem da Matemática, uma vez que eles são verdadeiros aliados por permitirem aos alunos uma prática dos conteúdos de forma interativa.

No 2º ano, felizmente, as crianças já sabem somar e subtrair. Pensando nisso, preparamos um jogo excepcional para que os alunos possam ampliar e fixar os conhecimentos visando às operações. O game “Galinheiro Divertido” levará as crianças para um universo encantador que proporcionará vivenciar melhor e construir fatos básicos de adição e subtração. Divertir-se enquanto aprende é o caminho para a construção de um conhecimento sólido. A criança precisa entrar no mundo da imaginação para aprender sem que perceba.

Em casa, os pais também podem auxiliar seus filhos no aprendizado, pois a Matemática está presente em quase tudo. Na hora de executar uma receita de bolo, por exemplo, a mãe pode convidar a criança para agregar os ingredientes enquanto prepara a massa. Além de divertido, também é uma forma de se interagir. O pai, ao plantar hortaliças, por exemplo, pode pedir ao seu filho ou filha para pegar as mudinhas, duas, três, quatro, enfim, é necessário empregar a matemática no contexto do diálogo para desenvolver habilidades com a criança na hora dessa atividade prática e familiar. Os professores devem elaborar tarefas que envolvam os pais, afinal, tem que haver uma pareceria entre família e escola para reforçar o aprendizado. Inclusive, propomos a execução do jogo online na escola e em casa também. O game “Galinheiro Divertido” tem por objetivo a construção de um galinheiro virtual. As crianças vão se deparar com uma quantidade de galinhas a ser inserida no galinheiro do game, mas respeitando a operação proposta de adição ou subtração. Esse desafio matemático vai envolver as crianças e fundamentar os conceitos básicos de uma forma atraente e lúdica. A criança precisa arrastar a quantidade certa de galinhas com base na operação estipulada para chegar à resposta correta e passar para a fase seguinte. As dificuldades gradativamente vão aumentando e a criança ficará mais empolgada ainda.

Antes de partir para o game propriamente dito, sugerimos uma atividade na sala de aula para aquecer as crianças. Professor de Matemática, em parceria com o de Português, confeccione uns personagens em forma de fantoches, no caso, galinhas, para realizar uma dinâmica com as crianças.

Separe-as em grupo de até cinco crianças e distribua para casa equipe dez galinhas. As crianças precisam dar vida aos personagens e criar uma historinha para apresentar à turma. Essa atividade pode se tornar interdisciplinar. O professor de Português ou Redação colaborará cedendo aulas e também desenvolvendo com as crianças parte dessa atividade que tem a ver com a comunicação também, linguagem. A ideia é fazer com que os alunos, em grupo, criem uma narrativa cujos personagens sejam galinhas e deem a elas vida própria, personalidade. Essa será uma forma de as crianças entrarem no contexto do game antes mesmo de executá-lo. Além do mais, vão criar um enredo e desenvolver várias habilidades. É possível, na escola, a junção de disciplinas para alavancar o conhecimento. A Matemática nos auxilia no raciocínio, inclusive, em outras disciplinas! Projetos interdisciplinares didáticos são fundamentais, afinal, possibilitam o diálogo entre diferentes áreas e seus conceitos, o aluno adquire uma visão mais ampla com relação às temáticas.

As narrativas podem ser apresentadas durante a aula de Língua Portuguesa e os professores intermediarão essa atividade para que tudo corra bem. Dois educadores conseguirão, juntamente, um melhor resultado. Quem ganha com esse tipo de projeto são as crianças e os pais aprovam.
Para que as crianças criem histórias interessantes, educadores, preparem uma “Roda de Conversa”. Motive-as para darem nomes às galinhas e elaborarem um enredo criativo. Os fantoches de galinhas têm que ser a motivação maior para a composição da narrativa. Usem material reciclável para confeccioná-los ou imprimam um modelo caso queiram ou achem mais viável, professores. As crianças também poderão elaborar, professores, seus próprios fantoches, personagens, basta que passem as orientações e disponibilizem uma “Oficina de Artes”.

Depois da apresentação de cada grupo, propomos que levem as crianças à sala de informática para que possam desenvolver o game, educadores. Anotar as operações do jogo online no caderno de matemática vai ajudar na fixação do conteúdo.

Objetivos para o aluno:

  • Assimilar o conteúdo matemático visando à adição e subtração através de um game superdivertido;
  • Enfrentar desafios matemáticos a fim de ampliar o conhecimento;
  • Aprender através de recursos audiovisuais;
  • Interagir-se com os colegas de sala durante dinâmicas e brincadeiras populares;
  • Exercitar a contribuição coletiva para resolução de uma tarefa;
  • Elaborar narrativas em grupo para entrar no contexto do jogo online;
  • Participar de projetos interdisciplinares;
  • Transitar pela “Brinquedoteca” e fazer descobertas;
  • Aplicar com segurança os conceitos matemáticos no cotidiano.

Objetivos para o professor:

  • Possibilitar às crianças do 2º ano um game que aborde as operações de adição e de subtração;
  • Elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais;
  • Propiciar aos alunos aulas lúdicas para que as crianças aprendam conceitos matemáticos de forma espontânea, divertindo-se;
  • Realizar projetos multidisciplinares a fim de que as crianças possam aprender com mais embasamento e de forma dinâmica;
  • Contar histórias para socializar e sensibilizar as crianças;
  • Desenvolver aulas práticas, como Oficina de Artes, para propiciar um ensino mais prazeroso;
  • Passar orientações visando às dinâmicas para priorizar a disciplina e resultados positivos;
  • Dinamizar o ensino-aprendizagem com o “Cantinho da Matemática”.

Sugestão de abordagem para o professor

Dinâmica: “A Galinha dos Ovos de Ouro”

Aprender Matemática através de brincadeiras populares é muito bom para as crianças, uma vez que estão em uma fase de muita imaginação. Para desenvolver a noção de quantidade, dúzia, soma, subtração, enfim, sugerimos uma dinâmica: “A Galinha dos Ovos de Ouro”. Esse nome é para incrementar a brincadeira. O professor de Língua Portuguesa pode contar às crianças a fábula de Esopo: “A galinha e os Ovos de Ouro”. A história nos ensina que a ganância é ruim e pode nos fazer perder coisas boas que já possuímos. Nisso consiste a moral da fábula. Depois de conhecerem essa narrativa, os alunos estarão mais embasados e sensibilizados também para a dinâmica.

Dê para cada criança, professor de Matemática, uma folha de papel crepom amarela. Peça para que as crianças preparem doze bolinhas de papel crepom com formato de um ovo. Isso mesmo! As crianças do 2º não têm maturidade para lidar com ovos reais, concretos, por isso estamos propondo a elaboração dos mesmos com um papel que favoreça a atividade. Cada criança deverá trazer de casa uma caixinha característica de ovos, aquela de papelão. O professor precisa ter a sua caixinha para fazer uma simulação da brincadeira. Se quiser, pode até enfeitá-la de acordo com sua criatividade. Ele precisa fazer uma demonstração para as crianças de contagem, ou seja, colocar doze bolinhas dentro de sua caixa e contá-las, retirando-as em seguida. Essa atitude fará com que as crianças observem e assimilem uma operação matemática. A partir desse momento, a brincadeira terá sentido.

Bolinhas prontas, o professor gira o dado e o número que surgir servirá de parâmetro para o aluno colocar a quantidade exata na caixinha. Por exemplo, se sair o número três, as crianças vão colocar na caixinha três bolinhas. O professor de Matemática pode também jogar o dado duas vezes, a seguir pedir para as crianças somarem os números e acrescentarem as bolinhas equivalentes ao resultado à caixinha de ovos. Se o dado apresentar o número 6 duas vezes, por exemplo, as crianças vão preencher todos os buraquinhos de ovinhos da caixa. A criança que conseguir primeiramente essa façanha merece um destaque devido à sua lógica matemática. O professor poderá elogiá-la sem desmerecer as outras crianças, claro. Ressaltar os progressos dos alunos é muito positivo, pois tem educadores que ficam reforçando as dificuldades que as crianças têm e isso é desmotivador.

Quando a brincadeira termina?

As crianças com o tempo vão se cansar e será a hora de colocar um fim na atividade. Porém, o professor precisa explorar esse momento ao máximo para que as crianças aprendam vários conceitos matemáticos. As aulas práticas rendem muito e as crianças progridem no aprendizado. Dependendo do perfil da turma, serão necessárias adequações. Turmas muito agitadas precisam de instruções antes da execução de dinâmicas, orientações para que a disciplina seja mantida.

Complementando o conteúdo

BRINQUEDOTECA

Educador, já ouviu falar em “Brinquedoteca”?

Certamente vai pensar em livros e ao mesmo tempo brinquedos. Isso mesmo! Que tal em sua escola montar um espaço para a criançada ler e divertir-se? Pode haver os cantinhos das disciplinas, em especial, o da Matemática, com livros voltados para os conceitos matemáticos e brinquedos também que abordem essa matéria.

Uma vez por semana, o professor de Matemática poderá levar suas crianças para a “Brinquedoteca”. Os alunos vão adorar atividades fora da sala de aula comum. Antes de organizar esse espaço, peça ajuda aos pais. Eles têm que contribuir doando livros e brinquedos. Todos da Comunidade Educativa deverão participar desse projeto. Ele vai envolver, afinal, todas as disciplinas.

Um brinquedo muito importante para ser colocado à disposição das crianças no “Cantinho da Matemática” é o “Quadro das Unidades”. Ele possibilita aos alunos aprender de forma lúdica as unidades básicas da Matemática. Brincadeiras podem acontecer nesse espaço também, como “A Máquina de Somar”.

A máquina de somar, educador, é um jogo popular utilizado por professores de Matemática. Trata-se de uma forma divertida de somar de diversas maneiras. Um jeito meio mágico e divertido de aprender sobre somas.

Materiais necessários para a atividade:

Dois rolos de papel higiênico, fichas de papel, pregador, caixa de sapato, bolinhas de papel crepom ou de gude e tinta guache.

Passo a passo para execução da dinâmica, professor!

Primeiramente, enfeite e decore os rolos de papel higiênico e a caixa de papelão com a tinta guache. Use sua criatividade registrando elementos simbólicos relativos ao conteúdo em estudo. A seguir, educador, faça dois buracos na parte lateral da caixa e cole os rolos de papel. Faça uma abertura na parte baixa da tampa da caixa para que forme uma espécie de gaveta. Escreva operações matemáticas nas fichas de papel e prenda-as com pregador de roupa na parte da frente da caixa.

Forme uma fila com as crianças e saiba que cada rolo representará uma parte da operação.

É importante que as crianças coloquem a quantidade certa de bolinhas dentro dos rolos para que a soma fique exata.

Peça, professor, para que as crianças contem quantas bolinhas foram para dentro da máquina e revele a seguir o resultado.

Educadores, a “Brinquedoteca” vai movimentar as crianças e estimulá-las para o aprendizado das disciplinas. Aprender se divertindo é o caminho para conseguir os resultados almejados. A Matemática pode ser assimilada de uma forma lúdica e a criança não terá receio de aplicá-la no seu dia a dia. É importante o professor propiciar às crianças um ambiente de descobertas para elas possam encontrar estratégias que permitam o aprendizado significativo.

Segundo Piaget, cada vez que alguém ensina prematuramente a uma criança algo que ele poderia ter descoberto, essa criança é impedida de inventá-la e, consequentemente, de compreendê-la completamente.

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