logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Galáxia bastão e cursiva

Galáxia bastão e cursiva

Bem-vindo à Galáxia Bastão e Cursiva! Explore a diversidade das letras enquanto mergulha nesta atividade educativa online. Toque nos desenhos para visualizar as letras em diferentes formas e tamanhos, desde bastão até cursiva. Descubra novas palavras a cada toque e aprecie a variedade tipográfica. Pronto para embarcar nesta jornada de descobertas? Explore a Galáxia Bastão e Cursiva agora mesmo!

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Língua Portuguesa
1º Ano
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação

(EF01LP11)

Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Para quem não sabe diferenciar, a letra bastão tem traços simples e é a melhor opção para o início da alfabetização. Já a letra denominada cursiva é emendada uma na outra, o que torna difícil separá-las visualmente quando a criança ainda está assimilando a leitura. Sendo assim, professor, comece a ensinar a letra cursiva somente quando o aluno já desenvolveu a lógica do sistema de escrita. O game “Galáxia Bastão e Cursiva” vai ajudá-lo a transmitir esse aprendizado para seus educandos de uma forma lúdica.

Convidamos você, professor de Língua Portuguesa, a levar os alunos do 1º ano para participarem de uma aula na sala de informática a fim de jogar o game “Galáxia Bastão e Cursiva”. Esse jogo online motiva alunos das séries iniciais para a escrita de certas palavras se utilizando de uma estratégia de repetição do vocábulo. Ao centro, há o desenho a ser clicado referente à palavra em destaque e ela aparece quatro vezes com variedade tipográfica. A criança fica empolgada a cada nova palavra e diverte-se com alegria ao assimilar a forma escrita da palavrinha, associando-a ao desenho que a representa. São palavras do dia a dia e de fácil entendimento.

Na fase de alfabetização, a repetição do conteúdo desempenha um importante papel. Professor, a constante revisão e prática de conteúdos são alicerces essenciais para o desenvolvimento da linguagem escrita e oral, por isso o game oferece a caligrafia das palavrinhas de forma diferenciada com o propósito de levar à fixação da escrita correta das mesmas.

Propomos ao professor que trabalhe antes as palavras que compõem o game de forma criativa, como por exemplo, empregá-las em caça-palavras ou palavras cruzadas, em baralho de cartas com vocábulos, fazer um ditado relâmpago com palavrinhas e imagens, enfim, há inúmeras possibilidades.

Vamos dar destaque ao ditado relâmpago com imagens, afinal, as crianças adoram essa atividade por causa da dinâmica que ela causa, na realidade, vira uma brincadeira e a criança aprende se divertindo. O resultado é sempre um aprendizado significativo e prazeroso.

DITADO RELÂMPAGO COM IMAGENS:

O ditado relâmpago com imagens tem por objetivo o treino das dificuldades ortográficas. Mostra-se a palavrinha em uma determinada ficha, se possível colorida, para ficar mais atrativa. Logo após, o aluno a visualiza e o educador a esconde. É preciso ser ligeiro para que a criança veja a palavra e assim possa reproduzi-la no papel, mas sem muito tempo para observá-la. Nisso consiste o desafio!

Ao final do ditado, uma criança poderá corrigir o da outra, como se fosse um professor. Essa inversão de papel agrada muito, pois as crianças gostam de brincar de ser professor(a). Lógico que o educador terá que mostrar novamente uma por uma e dar tempo para a criançada corrigir o ditado. A fichinha será composta de palavra e imagem (desenho impresso ou à mão), pois a ilustração reforça a escrita do vocábulo.

Após o ditado, como treino ortográfico mais intenso, propomos a transposição das palavrinhas para o caderno de Língua Portuguesa. Os alunos deverão ilustrá-las também. Como elas já estarão corrigidas, o que se espera é que os alunos não cometam erros nessa hora da transcrição, mas caso aconteçam os enganos, cabe ao professor intermediar essa atividade e pontuar para a criança que errar quanto à escrita correta da palavra em destaque, ajudá-la nesse processo de reescrita.

REESCRITA DE FRASES

Vamos dar mais uma dica muito boa de atividade para os alunos fixarem melhor as palavrinhas do Game: reescrita de frases. A atividade de reescrita de frases é um excelente material didático para as crianças que estão no processo de alfabetização, pois ela estimula, motiva para a produção escrita de determinadas palavras e também para a leitura das frases com atenção à entonação, ou seja, realizando a fluência leitora. O professor irá elaborar frases curtas e utilizar as palavrinhas do jogo online.

Exemplos:

A melancia é uma fruta saborosa.
O pato mergulhou na lagoa.
O tambor é um instrumento musical.
A lancheira está suja.
A flor é linda.
O carro é veloz.
A cobra é um animal peçonhento.
O anjo é singelo.
O sanduíche e o sorvete são deliciosos.
O gorila é grande.
A girafa é pescoçuda.
O pássaro é lindo.

Professor, fique à vontade para trabalhar com seus alunos as frases as quais sugerimos. Você também poderá propor uma produção de texto poético ou narrativo com as palavrinhas do game.

Objetivos para o aluno:

  • Aprender conteúdos através de games de entretenimento com teor educativo;
  • Participar de uma aula motivadora na sala de informática para ampliar os conhecimentos;
  • Lidar com games para reconhecer sua importância na formação intelectual e moral;
  • Assimilar a forma escrita da palavrinha, associando-a ao desenho que a representa;
  • Exercitar a reescrita das palavras do game para melhor fixação das mesmas;
  • Diferenciar letra maiúscula de minúscula, bem como a cursiva e de forma;
  • Aprimorar a escrita e leitura através de exercícios de fixação;
  • Desenvolver habilidades e competências se interagindo com outras crianças através de brincadeiras populares.

Objetivos para o professor:

  • Estimular a alfabetização através de jogos e brincadeiras populares;
  • Apresentar à criança a diferença entre letra bastão e cursiva;
  • Ensinar a letra cursiva quando a criança já desenvolveu a lógica do sistema de escrita;
  • Motivar para a reescrita das palavras do game;
  • Reconhecer a importância da gamificação na rotina da escola;
  • Realizar projetos interdisciplinares ou multidisciplinares;
  • Contextualizar as palavrinhas do game em atividades ortográficas de fixação;
  • Utilizar brincadeiras sensoriais para motivar o aprendizado;
  • Elaborar com as crianças um cardápio saudável em que possam constar palavras do game em estudo;
  • Proporcionar às crianças momentos de aprendizagem, lazer e interação.

Sugestão de abordagem para o professor

Vamos falar um pouquinho sobre a gamificação, professor?

Ela se tornou parte da rotina escolar e está inovando o conceito dos jogos lúdicos e pedagógicos para crianças. Com tanto avanço tecnológico, as aulas expositivas não são suficientes para reforçar o aprendizado. É preciso mudar as estratégias!

Considerando a BNCC, podemos afirmar que com a ludificação do ensino as crianças ampliam as dimensões do conhecimento e os jogos online contribuem muito para essa transformação. A criança experimenta algo novo e apropria-se de outros aprendizados de uma forma prazerosa. Ela pode vivenciar novas realidades, analisar, refletir sobre as ações, construir novos valores e colocá-los em prática. Essa forma de aprendizagem é gratificante. O aluno deixa de realizar atividades cansativas, passa a executar exercícios e dinâmicas que são mais estimulantes. Os games de entretenimento com teor educativo são essenciais nesse processo de ensino-aprendizagem.

Considerando o game em estudo, gostaríamos de sugerir uma aula com os pais e suas crianças. O professor prepara um convite e encaminha na agenda do aluno. A intenção é chamar os pais para jogarem com seus filhos o game “Galáxia Bastão e Cursiva”. O dia tem que ser propício para que os pais possam comparecer à escola. Pensamos em um sábado letivo. Essa aula será muito divertida e provocará uma interação significativa entre família e escola. Consideramos importante trazer os pais para o convívio com os filhos na escola a fim de vivenciar o ensino e colaborar também nesse processo. Através dessa atividade, os pais vão conhecer o Canal da Escola Games e verão a importância do mesmo como ferramenta de ensino. No canal da Escola Games há jogos para se desenvolver o raciocínio, a coordenação motora, a socialização e também favorecem as questões emocionais, uma vez que abordam o respeito e a empatia.

O jogo “Galáxia Bastão e Cursiva” é voltado para a ortografia, para a construção de palavras com letras maiúsculas e minúsculas. Tem por objetivo também trabalhar o formato da letra. Os pais podem, depois do jogo online, elaborar em casa atividades com as palavrinhas do game para reforçar o ensino da escola. Estamos propondo um trabalho de parceria para expandir o campo de aprendizados. Quem lucra é a criança!

Complementando o conteúdo

Para complementar melhor o conteúdo em estudo, que tal umas brincadeiras bem motivadoras?

A brincadeira que vamos sugerir a seguir tem por objetivo estimular a alfabetização. Você, professor, vai utilizar as palavrinhas do nosso game. Veja as instruções e dicas para executar com sucesso a dinâmica “Bandeja Sensorial”.

BANDEJA SENSORIAL

Saiba que as brincadeiras sensoriais, professor, são ótimas para crianças menores, que estão ainda explorando, descobrindo e reconhecendo o mundo das letrinhas, esse universo encantador.

Educador, você vai precisar de uma bandeja grande, folha de papel, um pincel e arroz colorido (mistura de sementes, areia ou outro material semelhante).

Basta cobrir a bandeja com esses grãos e escrever letras no papel para que a criança possa copiá-las movendo o pincel entre os grãos, desenvolvendo assim, sua coordenação motora.

**Porém, há uma variação bem interessante: **

Esconder um papel dentro da bandeja, com letras ou palavras escritas (do game), daí cobri-las com as sementes para que sejam desvendadas com o pincel. As crianças adoram realizar descobertas!

BOLICHE DE LETRAS

Para reforçar o aprendizado das letras do alfabeto, indicamos a brincadeira do “Boliche de Letras”. Professor, você vai precisar de garrafas pet ou rolos de papel toalha para a base do boliche. Cole as letrinhas no boliche, vogais ou consoantes, peça às crianças para jogar a bola e soletrar a letrinha a qual acertou. Dê oportunidade para todas as crianças jogarem. As que não acertarem o alvo deverão ter novas oportunidades para tentativas.

O maior objetivo dessa brincadeira é a criança identificar a letra do pino derrubado e pronunciar uma palavra que seja iniciada com o fonema característico.

Através das brincadeiras populares, os alunos têm a oportunidade de desenvolver vários benefícios, tanto quanto ao aspecto físico, quanto visando à linguagem, raciocínio, percepção, memória e o intelecto.

Projeto Multidisciplinar

Indicamos duas brincadeiras, mas você pode ir além e montar até um projeto sobre atividades lúdicas voltadas para a assimilação do alfabeto. Convide, professor de Português, outros colegas de trabalho que queiram ajudá-lo a desenvolver esse projeto multidisciplinar. Não se esqueça de priorizar as palavrinhas do game. O professor de Ciências, por exemplo, poderá aproveitar em suas aulas as palavras do game que se referem a animais, como cavalo, tamanduá, lobo, pato, cobra, gorila, girafa, jacaré etc. Ele pode abordar também as palavrinhas que são nomes de frutas. Educador, o projeto interdisciplinar tem teor educativo, didático, é uma oportunidade fantástica para aumentar o engajamento dos professores e alunos da sua escola. Além de potencializar o aprendizado de mais conteúdos ao mesmo tempo, ele mobiliza a comunidade escolar em busca de alternativa e resolução de um problema, de uma descoberta científica ou da construção de algo novo, inédito. Nesse tipo de projeto, os alunos têm acesso a mais informações, vão aprimorando suas habilidades e competências. As crianças têm momentos de interação e aprendizado dinâmico, pois elas saem da rotina comum da sala de aula.

Uma forma interessante de abordagem do jogo em estudo é projetá-lo em um telão para que as crianças visualizem melhor as palavras e desenhos. Logo após, entregar uma folha sulfite para cada criança e propor que cada uma desenhe a imagem do jogo que mais lhe agradou. A seguir, os professores podem expor os desenhos em um varal. Todos da Comunidade Educativa irão apreciar as artes das crianças e elas vão se sentir importantes, valorizadas.

Os professores de Ciências e de Língua Portuguesa podem ajudar as crianças na elaboração de um cardápio saudável e incluir os nomes de alimentos que aparecem no jogo que são bons para a saúde, como a laranja e a melancia.

Também podem reforçar que certos alimentos que surgem no jogo online são gostosos, mas não tão saudáveis, como o sorvete e o sanduíche. Esses alimentos devem ser consumidos com mais moderação.

Na cantina ou cozinha da escola, as crianças poderão fazer uma salada de frutas com auxílio de todos os professores. No caso, será uma aula de culinária. Esse momento poderá ser após as brincadeiras. Se acharem viável, podem convidar os pais das crianças para participarem também da preparação da saladinha de frutas.

O professor de Matemática poderá realizar com as crianças a contagem de ingredientes utilizados na salada de fruta, separando-os por categoria. Lançar as palavrinhas do game em probleminhas de matemática. Como por exemplo:

Maria Flor ganhou 6 laranjas da professora e deu 3 para Davi. Com quantas laranjas Maria Flor ficou?

O jacaré teve 10 filhotinhos. Dos 10, cinco foram doados. Quantos restaram?

Algumas sugestões foram passadas a vocês, professores, com a intenção de criarem o projeto com base no game. Porém, ao se reunirem, virão outras e melhores ideias. Bom trabalho e desempenho, educadores!

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br