Escola Games | Jogos Educativos
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Ficha pedagógica
Floresta Mágica
Explore a natureza de forma encantadora em 'Floresta Mágica'! Neste jogo educativo, você encontrará cinco corujas sábias, cada uma com um ensinamento sobre as partes das plantas: raízes, caule, folhas, flores e frutos. Resolva desafios, pinte, desenhe e descubra segredos enquanto aprende como as árvores crescem e se mantêm saudáveis. Cada coruja guarda uma surpresa divertida, tornando sua aventura na floresta cheia de aprendizado e magia!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Ciências | 2º Ano | Vida e evolução |
Seres vivos no ambiente Plantas |
(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos. |
Dicas para o educador
Antes de partir para o game em estudo, educador, converse com seus alunos a respeito da importância com relação à preservação do meio ambiente, em especial, argumente sobre as árvores que nos possibilitam ar puro, alimento, abrigo para os animais etc. Pergunte às crianças se elas observam as plantas à sua volta, no seu cotidiano.
Coloque suas crianças do 2º ano assentadas em semicírculo para uma discussão saudável a respeito das práticas humanas que culminam com a destruição do meio ambiente. Ressalte as queimadas que são praticadas sem necessidade e de forma ilegal.
Prepare uma videoaula, professor de Ciências, apresente às crianças as partes da árvore: raiz, caule, folhas, flores e frutos. Logo após, dê a cada criança uma folha de papel sulfite e peça para que desenhe uma árvore à sua maneira e especifique cada parte. Exponha os trabalhos no corredor da escola para apreciação da Comunidade Educativa.
Sugerimos também a produção de cartazes para que seja despertada nos alunos a “Consciência Ecológica”. Os cartazes têm por objetivo a instrução, informação, mas também a denúncia e intenção de sensibilizar a todos sobre algo que não condiz com uma boa prática. Devem ser colocados em locais de grande acesso e circulação. Também são utilizados em passeatas.
Depois dessas atividades didáticas, as crianças já terão noção do assunto e será a hora de começarem a desenvolver o game “Floresta Mágica”. Nele, os alunos vão se deparar, de uma maneira dinâmica, com as partes das árvores sendo narradas e exemplificadas. Vai haver espaço no game para desenhar, formar pares de fruta e quebra-cabeça, enfim, a criança vai aprender sobre as árvores divertindo-se. Cada corujinha mágica passará aos alunos um ensinamento. Para isso, a criança precisa alcançá-las e vencer os desafios propostos no jogo online.
O game em estudo objetiva passar às crianças a noção de que as plantas são fantásticas e têm um papel fundamental em nosso ecossistema, pois elas possuem estrutura complexa, composta por diferentes partes e cada uma com sua função específica.
Professor, explique melhor às crianças sobre as sementes, pois elas merecem destaque. A dispersão da semente é muito importante para a sobrevivência das plantas, pois permite que elas se espalhem para novos locais e evitem a competição direta com as plantas-mãe. Além de serem dispersas por animais que consomem os frutos, as sementes também podem ser transportadas pelo vento, pela água ou aderidas aos pelos de animais. Esses mecanismos garantem a diversidade e a colonização de novos ambientes.
Educador, dia 21 de setembro é o “Dia da Árvore” e não poderíamos deixar de abordar esse assunto, no nosso canal, tão relevante para nossas crianças. A criação da data surgiu da necessidade de conscientizar a população da importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos. As crianças têm que compreender que é essencial preservar as árvores do desmatamento, das queimadas e da extinção, pois dependemos delas para sobreviver com dignidade.
Para comemorar esse dia, a diretora da escola poderá distribuir mudas para as crianças presentearem seus pais e isso vai estimular o plantio.
A seguir, um período riquíssimo para ser analisado e comentado pelo educador e crianças.
"Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro." (Provérbio Indígena)
Sugerimos, a partir desse provérbio, a produção de textos poéticos sobre a temática em estudo. O professor de Língua Portuguesa dará sua contribuição cedendo aulas e intermediando esse trabalho com as crianças do 2º ano.
Objetivos para o aluno:
- Reconhecer a importância das árvores no ecossistema através de um game de entretenimento com teor didático;
- Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos;
- Produzir cartazes para conscientizar e sensibilizar pessoas com relação às práticas indevidas que prejudicam nosso meio ambiente;
- Elaborar poemas dentro da temática em estudo;
- Plantar com o intuito de ajudar pessoas no futuro;
- Representar a árvore dos sonhos através de desenhos;
- Realizar uma experiência na aula de Ciências;
- Dramatizar contos e ensaiar uma coreografia;
- Participar de um piquenique temático à sombra de uma árvore.
Objetivos para o professor:
- Possibilitar aos alunos que identifiquem e descrevam a raiz, caule, folha, flor, fruto e semente de diferentes plantas;
- Ressaltar a importância das sementes;
- Desenvolver nos alunos a habilidade de aplicar os conhecimentos adquiridos para identificar as partes das plantas em seu ambiente cotidiano;
- Trabalhar com as crianças em semicírculo para favorecer a interação das mesmas;
- Apresentar as partes da árvore em uma videoaula;
- Propiciar uma oficina de artes para as crianças produzirem cartazes sobre a temática em estudo;
- Despertar nas crianças sentimentos de respeito e amor à natureza;
- Estimular a reflexão e o diálogo sobre a natureza, os sentimentos e as diferenças;
- Movimentar a “Comunidade Educativa” através da execução de um projeto “Multidisciplinar”;
- Estimular o plantio em lugares desflorestados;
- Criar um portfólio para registro das atividades;
- Comemorar o “Dia da Árvore” com uma peça teatral;
- Desenvolver nas crianças habilidades de cooperação e empatia através de atividades em grupo durante aulas práticas;
- Encerrar as atividades com um piquenique temático.
Sugestão de abordagem para o professor
Como preservar nosso meio ambiente? Essa é uma pergunta que está mexendo com as pessoas nos últimos tempos. Os educadores têm levado esse questionamento para as salas de aula, por isso estamos dando aos profissionais da Educação a oportunidade de trabalhar games com essa temática.
Além do jogo online “Floresta Mágica”, em nosso canal há outros games para os alunos acessarem e depararem-se com mais informações sobre preservação do meio ambiente, como por exemplo, os jogos: “Animais em Extinção no Brasil”, “Coleta Seletiva”, A Princesa do Vale Verde”, “Amigos do Meio Ambiente”, “Ilha do Elfo”.
Para realmente conservarmos o espaço em que vivemos e para as gerações futuras, o ideal é plantar, semear, cultivar. Pensando nisso, daremos a ideia de um projeto multidisciplinar que culminará com a plantação de uma árvore ou flores, enfim, as crianças escolherão se querem plantar árvores frutíferas em locais públicos e favoráveis ou organizar um jardim na escola. Propomos uma pesquisa para que as crianças possam votar na melhor opção.
PROJETO MULTIDISCIPLINAR: “PLANTANDO UMA ÁRVORE OU FLORES”
Esse será um projeto que envolverá a todos os educadores, em especial, o de Ciências, de Português e o professor de Educação Física.
Através do projeto multidisciplinar, o professor consegue relacionar o conhecimento a ser assimilado com situações e problemas reais. As crianças são desafiadas a aplicar o que aprenderam em um contexto prático, conectando teoria e prática.
O professor de Língua Portuguesa irá contribuir com interpretações de textos visando à temática a fim de tocar a sensibilidade dos alunos, o ideal é a interpretação de textos poéticos, como os propostos a seguir, do poeta Manuel Bandeira.
Ao longo de sua maravilhosa obra poética, Manuel Bandeira concebeu muitos versos que nos dias de hoje são lidos e apreciados com gosto pelas crianças e também adolescentes. Ele tinha habilidade para criar versos que tocavam o coração das crianças. Veja os versos a seguir, professor, depois dialogue com seus alunos do 2º ano sobre o céu dos últimos tempos. Será que está tão azul? As queimadas interferem em sua cor?
A criança olha.
Para o céu azul.
Levanta a mãozinha,
Quer tocar o céu.
Não sente a criança
Que o céu é ilusão:
Crê que o não alcança,
Quando o tem na mão.
Sapo-cururu
Da beira do rio.
Quando o sapo coaxa.
Povoléu tem frio.
O sapo tem espaço favorável para coaxar com alegria ou também é afetado pela poluição?
ANDORINHA
Andorinha lá fora está dizendo:
– “Passei o dia à toa, à toa!”
Andorinha, andorinha, minha cantiga é mais triste!
Passei a vida à toa, à toa…
Será por que as andorinhas estão tristes? Estão faltando árvores para se abrigarem, alimento, ar puro?
Aqui neste espaço didático, nós, profissionais do canal da “Escola Games”, apresentamos alguns textos do maravilhoso poeta Manuel Bandeira para que as crianças possam interpretar através da escrita e oralidade. A intenção é fazê-las refletir sobre a necessidade de preservação visando ao meio ambiente. Ao mesmo tempo, sensibilizá-las e levá-las à conclusão de que plantar árvores e flores será uma forma de contribuição para melhorar as nossas vidas e a dos animais também.
Como desenvolver o projeto?
Após discussões e reflexões, chegou a hora de colocar a mão na massa. As crianças vão levar para a escola uma muda de árvore ou sementes de plantinhas, flores. Após definição dos alunos quanto ao que plantar, os professores têm que fazer uma reunião e dividir as tarefas: escolha do terreno, preparo do solo, responsabilidade de acompanhar as crianças, monitorar o plantio etc.
Professores, montem um portfólio para registrar esse projeto multidisciplinar. Podemos dizer que o portfólio é uma coleção de amostras de trabalhos realizados. Para sua organização, é preciso escolher os melhores trabalhos e ter em mente seu principal objetivo. Educador, o portfólio não pode parecer um diário, uma agenda contendo inúmeras informações e fotografias de todos os trabalhos. Somente as melhores fotos e atividades serão registradas.
COLHENDO OS FRUTOS
Quem planta colhe! Verdade esse provérbio. As crianças precisam acompanhar o crescimento de sua plantinha e cuidar da mesma. Os professores têm que levar as crianças ao local em que plantaram suas mudas para que possam cuidar delas com água e carinho.
Caso as crianças plantem árvores frutíferas, é bom que saibam que elas levam anos para crescer e nesse caso fizeram uma boa ação para as gerações futuras.
Complementando o conteúdo
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
A “Árvore sem folhas” é um conto do escritor Fernando Alonso, que narra sobre uma árvore que ficava muito triste quando percebia que não tinha folhas em seus galhos. Ela pedia ajuda para o sol, vento, nuvem... Somente as crianças foram ajudá-la de uma forma meio mágica. Professor, essa história pertence ao canal “Varal de Histórias” e vai dinamizar suas aulas. Ela vai possibilitar às crianças verbalizar seus sentimentos e emoções.
Através de histórias como a sugerida nesta ficha pedagógica, é possível despertar a consciência das crianças e formar cidadãos mais responsáveis, incentivando o cuidado com o planeta desde o período da infância.
https://www.youtube.com/watch?v=KtaEtqy_0_E
Após apresentar o vídeo para as crianças sobre a “Árvore sem folhas”, professor, motive-as para encenarem uma peça teatral recontando a história. O uso de imagens para ilustrar a história ajuda as crianças a visualizarem melhor o conteúdo.
Deixe as crianças criarem o roteiro da peça e acrescentarem mais personagens se necessário. As crianças são muito criativas e precisam exercitar suas habilidades. Para ficar mais real, sugerimos que utilizem uma planta verdadeira, mas com galhos secos e sem folhas. Uma criança poderá ser o sol, outra o vento e outra a nuvem chorona. Os outros alunos vão representar as crianças que abraçam a árvore. Há personagem para todos os alunos dramatizarem.
A peça teatral poderá ser apresentada para as outras turmas ou até para os pais em comemoração ao “Dia da Árvore”.
Ao final da peça, propomos uma canção para sensibilizar a todos que forem assisti-la. A música a seguir poderá também fazer parte de uma coreografia de meninas com o rosto pintado de flores ou com máscara de rosa.
Árvore – Edson Gomes
Vem me regar mãe
Vem me regar
Vem me regar mãe, êa
Vem me regar
Todo santo dia
Pois todo dia é santo
E eu sou uma árvore bonita
Que precisa ter os teus cuidados
Me regar mãe
Vem me regar
Vem me regar mãe, êa
Vem me regar
E ando sobre a terra
E vivo sob o sol
E as, e as minhas raízes
Eu balanço
Eu balanço
Eu balanço
E ando sobre a terra
E vivo sob o sol
E as, e as minhas raízes
Eu balanço
Eu balanço
Eu balanço
Me regar mãe
Vem me regar
Vem me regar mãe, êa
Vem me regar
Educador, sabemos que a dança na prática educativa tem por objetivo resgatar, de forma espontânea, as manifestações expressivas da cultura popular.
A expressão corporal favorece a coordenação motora e utiliza o corpo em movimento para estimular a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na socialização das crianças.
**EXPLORANDO A NARRATIVA E PARTINDO PARA A AULA PRÁTICA: **
Professor de Ciências, leia para suas crianças a história “João e o Pé de Feijão”. Após a leitura e interpretação dessa narrativa, converse sobre as árvores e suas funções, com sugestões de plantar feijões em copinhos para que acompanhem o crescimento. Quanto à experiência de plantar feijões em copinhos é sempre muito gratificante, pois as crianças ficam encantadas ao vê-los crescendo tão rapidamente.
Plantar feijão em copinhos com algodão é uma experiência única e inesquecível para as crianças. O professor pode adaptar essa atividade de acordo com o perfil de seus alunos. Há vários vídeos na internet ensinando as etapas dessa experiência e dando o passo a passo sobre como cultivar feijão em algodão.
Essa atividade vai ensinar às crianças sobre o ciclo da vida de plantas e a importância do cuidado com a natureza.
A ÁRVORE DO SONHO
As crianças vão ilustrar a árvore de seus sonhos, desejos. Essa poderá ser uma atividade de pintura ou colagem. Através desse desenho, vão manifestar seus projetos para o futuro. Pode ser uma atividade em grupo.
Cada grupo vai receber uma cartolina e material a ser utilizado, como por exemplo, lápis, tesoura, revistas, tinta etc.
Antes da atividade artística, professor, faça uma “Roda de Conversa” e dialogue com as crianças sobre sua árvore dos sonhos. As crianças têm muita necessidade de se expressar e poucas oportunidades.
PIQUENIQUE TEMÁTICO
Exteriorizar as atividades para um piquenique ao ar livre sob uma sombra de árvore, aumentando a conexão das crianças com a natureza, enfim, é uma oportunidade para encerrar os trabalhos didáticos voltados para a comemoração do “Dia da Árvore”.
Além dos quitutes gostosos que as crianças vão saborear, o professor precisa usar esse momento para planejar atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, realizar “Roda de Música” ou contar histórias.
O piquenique temático será uma oportunidade de estreitar laços e aprender também. As músicas e narrativas deverão conter o assunto em estudo.
Uma ótima sugestão, para esse momento, é levar frutas para o piquenique dos alunos do 2º ano e o professor de Ciências argumentar a respeito de uma alimentação saudável. Reforçar que sem as árvores não teríamos as saborosas frutas à nossa mesa. Aproveitar também para comentar sobre a importância das árvores no equilíbrio climático e purificação do ar, reforçar que as árvores são responsáveis pelo oxigênio, nosso bem mais precioso.