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Ficha pedagógica

Eu sei contar

Eu sei contar

Você já conhece os números e sabe contar de 1 a 10? Vamos testar seus conhecimentos matemáticos? Sim, aprender pode ser muito divertido! Conte quantos objetos aparecem na tela e clique no número correto, depois vamos passear no Parque do Escola Games para coletar estrelas.

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BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03ET07)

Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
1º Ano
Números

Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação

(EF01MA02)

Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

As tecnologias digitais, incluindo os jogos online, além de favorecerem o desenvolvimento de uma série de habilidades, permite aluno trabalhar com a colaboração dos colegas, desenvolver liderança e aprender lidar com os erros de forma interativa. O jogo “Eu sei contar” propõe que as crianças estabeleçam relações entre os números de 1 a 10 e construam hipóteses acerca de suas grandezas a partir da comparação. Durante o jogo, recitar esta sequência e reconhecer cada um dos números é um desafio que propõe a fixação dos conhecimentos já adquiridos.

Objetivos para o aluno

Recitar e memorizar a sequência numérica de 1 a 10;

Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número através do lúdico;

Reconhecer os nomes dos números e associá-los corretamente ao seu respectivo símbolo numérico;

Sistematizar formas de registro de quantidades;

Estimular o raciocínio lógico matemático;

Resolver situações problema com a temática proposta;

Objetivos para o professor

Recitar e memorizar a sequência numérica de 1 a 10;

Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número através do lúdico;

Reconhecer os nomes dos números e associá-los corretamente ao seu respectivo símbolo numérico;

Sistematizar formas de registro de quantidades;

Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;

Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Instigar os alunos a contarem seus próprios objetos pessoais, objetos presentes na sala, colegas e em seguida solicitar que anotem as informações do caderno.

(Sugestão 2) O jogo poderá ser proposto individualmente ou em duplas. Em duplas, as crianças deverão se revezar nas jogadas, mas ambos deverão expor suas ideias e conhecimentos para encontrarem a resposta correta.

Quando forem jogar pela primeira vez, como as crianças são pequenas, é importante que o professor jogue uma vez com elas, para que assimilem melhor a orientação do jogo. Como registro, os alunos poderão escrever os números que apareceram em suas jogadas, depois, deverão desenhar objetos representando a quantidade de cada número.

(Sugestão 3) Atividade de ligar pontos formando os numerais de 0 a 10, em seguida faça a mesma atividade formando os numerais extensos.

(Sugestão 4) Contagem de grãos. Leve diversos tipos de grãos (feijão, milho) e peça para os alunos contarem até o número que conseguirem.

(Sugestão 5) Promover o jogo do bingo.

(Sugestão 6) Brincadeira da amarelinha com os números de 0 a 10. Contando em ordem crescente na ida e decrescente na volta.

(Sugestão 7) Matemática na cozinha: fazer alguma receita com os alunos evidenciando a importância dos números.

(Sugestão 8) Anote os números de 1 a 10 na lousa e convide as crianças a desenharem ao lado dos números a quantidade de bolinhas que aquele número representa. Depois disso, faça a contagem dos números com as crianças, em sequência, usando os dedos das mãos.

(Sugestão 9) Entregue massinhas de modelar e oriente as crianças a criarem brinquedos de massinha. Quando terminarem, peça para cada criança apresentar suas esculturas e contar quantos brinquedos conseguiu fazer.

(Sugestão 10) Apresenta vídeo “A música dos números”. Assista com as crianças e depois converse sobre o conteúdo do vídeo. Estimule que as crianças falem livremente.

Complementando o conteúdo

Professor, sabemos da existência de diversos transtornos que causam dificuldades na aprendizagem. Você conhece o termo DISCALCULIA?

A Discalculia é um tipo de transtorno de aprendizagem caracterizada por uma inabilidade ou incapacidade de pensar, refletir, avaliar ou raciocinar processos ou tarefas que envolvam números ou conceitos matemáticos. É um problema biológico e inato que nada tem a ver com aspectos do ambiente afetando a capacidade da criança em aprender matemática. Percebe-se desde muito cedo, mas é na escola que todos os sinais e dificuldades se expressam de maneira clara e explícita, pois as exigências são maiores e a sequenciação de tarefas que envolvem aritmética e proporções passam a ser rotineiras. Compreender o que ele representa, quais suas diferentes funções e relações com nosso cotidiano é um verdadeiro desafio, por isso, torna-se imprescindível uma pesquisa aprofundada sobre o assunto para que tenha conhecimento de alguns sintomas que podem ser apresentados durante o processo de ensino-aprendizagem, sendo importante encaminhar o aluno para um especialista quando for necessário.

FONTE: https://institutoneurosaber.com.br/o-que-e-discalculia/

Acesso em: 29 de março de 2021.

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