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Ficha pedagógica

Escrita imprensa e cursiva

Escrita imprensa e cursiva

No "Escrita imprensa e cursiva", as crianças embarcam em uma aventura pela alfabetização! Através dessa atividade online, os pequenos podem dar vida às palavras, escrevendo-as com diferentes estilos de letra: cursiva e imprensa, maiúsculas e minúsculas.

Com cada clique, a mágica acontece! As letras se transformam, revelando novas formas e possibilidades. As crianças exploram a caligrafia e a ortografia de maneira divertida e interativa, enquanto desenvolvem a coordenação motora e a percepção visual.

"Escrita imprensa e cursiva" é mais do que uma atividade, é um convite para brincar com as palavras e se encantar com o mundo da escrita!

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Língua Portuguesa
1º Ano
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação

(EF01LP11)

Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Educadores, há inúmeros benefícios levando-se em conta a escrita à mão que simplesmente depende da mecânica de traçar as letras. Durante um estudo realizado na Universidade de Indiana, alguns estudiosos observaram e analisaram o desempenho de crianças visando ao aprendizado das letras, mediante imagens de ressonância magnética, considerando crianças de 5 anos de idade, pré-alfabetizadas antes e depois que tiveram a aprendizagem na cursiva. Nas crianças que haviam praticado a escrita à mão, a atividade neuronal foi muito mais evidente e igual à dos adultos, do que a das crianças que simplesmente observaram as letras. Foi possível perceber que o “circuito de leitura”, no cérebro, relativo às áreas associadas que são ativadas durante a leitura, favoreceu o traçado da escrita manuscrita, e não aconteceu o mesmo ao escrever sobre o teclado. Da mesma maneira, essa pesquisa e investigação demonstraram que escrever letras em um contexto significativo contraposto ao de só desenhá-las, ativa, de forma mais sólida, diversas áreas nos dois hemisférios.

Pode-se afirmar que a escrita manuscrita, em letra bastão, movimenta o cérebro da criança, possibilitando-lhe distinguir cada traço em relação aos outros, bem como aprender e memorizar o tamanho propício, a forma global e as características específicas dos traçados de cada letrinha, desenvolve também habilidades visando à categorização.

Pensando nesse contexto, vamos sugerir a vocês atividades que envolvam a escrita à mão. A seguir, daremos dicas que vão além do game “Escrita Imprensa e Cursiva”.

O jogo online do canal da Escola Games fará com que a criança se aventure pelo universo da alfabetização, as palavras ganharão vida e serão escritas em diferentes estilos, tanto com a letra cursiva quanto imprensa, considerando também as letrinhas maiúsculas e minúsculas. A cada clique, uma nova descoberta!

A caligrafia e ortografia são a base desse jogo dinâmico que possibilita aos professores inovarem suas aulas e saírem da rotina da sala de aula, que muitas vezes, torna-se entediante às crianças, pois elas gostam de atividades que as levam à movimentação enquanto assimilam novos aprendizados.

Sabemos que atividades e exercícios maçantes dificultam o aprendizado, por isso os professores precisam inovar e adequarem-se às aulas de informática, pois elas são excelentes ferramentas, para que, nós, educadores, possamos incrementar nossas aulas.

Os games não são importantes apenas para o entretenimento, lazer, mas também para ensinar às crianças novos conhecimentos, eles ajudam nossos alunos a lidar com as frustrações comuns a todos, bem como na resolução de problemas e no desenvolvimento de determinadas competências. Eles também têm parte essencial no desenvolvimento cognitivo do cérebro, trabalhando aspectos como a memorização e a coordenação motora.

Leiam as instruções do jogo online com as crianças para que depois elas possam jogar com mais segurança. A atividade tem por objetivo a representação das formas visando às letras do alfabeto. As crianças vão usar o teclado para formar palavras a seu critério, de acordo com sua criatividade. Elas terão que utilizar os botões na parte superior da tela para alternar entre letrinhas maiúsculas e minúsculas, cursivas e imprensas. O professor tem que intermediar essa atividade online para que as crianças tenham êxito.

Vamos às dicas e atividades para complementar o game em estudo, professores!

Objetivos para o aluno

  • Exercitar o conhecimento, resolver desafios e solucionar problemas através de atividades contidas nos games;
  • Assimilar os conteúdos em um ambiente virtual, com multimídia que combinam imagens, sons, enfim, mini-games, para aprender de forma lúdica;
  • Desenvolver a coordenação motora fina;
  • Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas;
  • Desenvolver habilidades e competências visando à expressão escrita e artística;
  • Criar cenários, histórias ou simplesmente expressar sua imaginação com recortes;
  • Expressar emoções e sentimentos ao se interagir com outras crianças;
  • Aprender a trabalhar de forma gradual e sistemática.

Objetivos para o professor:

  • Possibilitar às crianças conhecerem, diferenciarem e relacionarem letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas;
  • Combinar leitura, escrita, oralidade e meios digitais;
  • Estimular a escrita e leitura na alfabetização através de brincadeiras populares;
  • Aguçar a curiosidade das crianças através de atividades diferenciadas, que aconteçam em ambientes fora da sala de aula;
  • Propiciar às crianças o trabalho com jornais, revistas ou gibis;
  • Realizar atividades com manuseio das letras do alfabeto para que as crianças possam diferenciá-las;
  • Criar frases e até narrativas a partir das palavrinhas do game;
  • Estimular o pensamento lógico e criativo;
  • Utilizar situações vivenciadas nas atividades para que os alunos possam avançar nas aprendizagens de forma significativa;
  • Contextualizar ao máximo as situações de ensino-aprendizagem, permitindo que a criança traga para a sala de aula seus conhecimentos adquiridos anteriormente, inclusive por meio dos jogos eletrônicos.

Sugestão de abordagem para o professor

Os alunos da 1ª série são curiosos e gostam de atividades que despertam o interesse pelo aprendizado. Que tal umas dinâmicas com as letras do alfabeto para provocar a curiosidade da criançada e levá-las à assimilação desse conteúdo, professor de Língua Portuguesa?

PEÇAS DE ENCAIXE: LEGO

Levando-se em conta as inúmeras possibilidades de combinação, as peças de lego são as favoritas da criançada da 1ª série. Elas também podem ser utilizadas para ajudar no aprendizado dos pequenos em idade pré-escolar. Com uma caneta hidrocor, por exemplo, você pode escrever letras maiúsculas e minúsculas nas peças para a criança fazer a correspondência.

Uma outra opção bem legal é pegar peças maiores, de quatro pinos, e escrever palavras de quatro letras, pedindo para seu aluno encaixar a mesma sequência de letras com as peças de um pino.

O Lego, professor, foi indicado por especialistas como capaz de auxiliar crianças e também adolescentes a desenvolverem habilidades sociais e de comunicação, habilidades motoras, capacidade espacial, resolução de problemas e criatividade.

Esse tipo de brinquedo possibilita à criança a construção de seus próprios modelos. Ele envolve montagem, encaixe de peças e estimula o pensamento lógico e criativo.

É possível montar letra do alfabeto com blocos coloridos de Lego, professor. Basta usar sua criatividade e preparar sua aula. Cada criança poderá trazer seu brinquedo. Mande um recadinho para os pais ficarem motivados e comprarem o brinquedo para seus filhos. Vá com suas crianças para um espaço mais livre, diferente da sala de aula, educador.

AMARELINHA

A intenção dessa brincadeira é a mesma da popular, ou seja, jogar a pedrinha e atravessar aos saltos, entre uma e duas pernas, as casas riscadas de giz (ou feitas de folhas de papel, dispostas no chão), pulando aquela que estiver marcada pela pedra. Porém, a diferença é que os números são substituídos por letras do alfabeto ou por** sílabas prontas**.

Em cada casa que a pedra for lançada e cair, a criança deverá passar por um desafio, dependendo de sua familiaridade com o alfabeto: pode ser o reconhecimento de uma letra, a leitura de uma sílaba ou a construção de uma ou mais palavras iniciadas por aquela letra ou sílaba. Para que a pedra não caia sempre nos mesmos lugares, professor, você pode colocá-la em cima de cada letra ou sílaba, uma de cada vez, claro, para que a criança passe por todas as casinhas. Os desafios podem ir aumentando gradativamente, dependendo da disposição e criatividade dos que coordenam a brincadeira.

Caso a “Amarelinha” seja feita com folhas de papel sulfite, a criança pode concluir a brincadeira construindo palavras com as próprias casas. Esse é um desafio bem motivador e as crianças ficam bem à vontade!

Complementando o conteúdo

TRABALHANDO COM JORNAIS, REVISTAS OU GIBIS:

Empregar as palavrinhas do jogo online, em atividades ortográficas e também no caderno de caligrafia, ajuda muito na memorização da escrita das mesmas, professor. Peça aos alunos para elaborarem frases com as palavras do game no caderno e ilustrarem. Eles poderão usar gravuras, palavrinhas de manchetes, revistas ou gibis.

O contato com revistas e jornais amplia a leitura, favorecendo o aprendizado.

O texto jornalístico, na alfabetização, está previsto na BNCC em diferentes habilidades e pode ser proposto no ensino remoto para as crianças da 1ª série. Ao lerem as manchetes, por exemplo, vão se deparar com palavras em destaque, terão curiosidade para lê-las e compreender o sentido das mesmas.

As atividades de recorte e colagem são uma excelente estratégia de ensino e forma de estimular a criatividade, a coordenação motora e a expressão artística nas crianças.

VAMOS TRABALHAR COM PALAVRINHAS DAS NARRATIVAS, PROFESSOR?

Para complementar mais o conteúdo e as crianças aprenderem melhor o alfabeto, sugerimos que o professor de Língua Portuguesa conte uma história e depois peça às crianças para escolherem palavras dessa narrativa que chamaram a atenção delas. Pelo menos umas dez e a seguir anotá-las no caderno de português. Feito isso, proponha que elas expliquem o porquê da escolha. Essa atividade vai possibilitar à criança a argumentação. Coloque-as em uma roda de conversa e dê a todas a oportunidade de se expressarem.

Após esse diálogo, sugira para seus alunos a elaboração de uma nova história empregando as palavrinhas que escolheram. A reescrita favorece a aprendizagem devido à repetição. Novamente coloque suas crianças em roda de conversa para lerem seu texto narrativo. Faça isso após ter lido e corrigido cada texto. Passar a limpo o texto corrigido para o caderno é muito proveitoso. Peça às crianças para atentarem-se para os erros cometidos e ilustrarem sua historinha com muita criatividade.

Lidar com palavras criando histórias, narrativas, textos, enfim, é a melhor forma de assimilar as letrinhas do alfabeto.

Quando a criança escuta ou conta uma historinha, ela entra em um universo único, pois ela pode fantasiar e fazer associações visando às suas próprias experiências. Isso faz com que ela consiga lidar melhor com suas dificuldades e ajuda na superação dos desafios, pois ela aprende a decifrar suas emoções e sentimentos.

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