Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Escola de Samba
Você sabia que a disputa existente entre as escolas de samba é um dos principais atrativos do “Carnaval Brasileiro”? Que tal conhecer alguns elementos dessa festa brasileira maravilhosa que revela nossos costumes e tradições? Como por exemplo, o Rei Momo, as alas, o Mestre-Sala e a Porta-Bandeira, as animadas baianas, enfim, essa gente bonita que nos encanta e mostra que tem samba no pé. Vá logo jogar e divertir-se. Viva o Carnaval, criançada!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
História | 1º Ano | Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo |
A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel na comunidade |
(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade. |
Dicas para o educador
O quebra-cabeça é um jogo muito bom para a memória, quando aplicado na escola, em especial na Educação Infantil, ele facilita bastante a aprendizagem. O jogo “Escola de Samba” vai despertar na criança o interesse por conhecer elementos protagonistas da escola de samba. Repleto de imagens impactantes e cores reveladoras, o jogo online em estudo, um quebra-cabeça superdivertido, motiva as crianças para esse universo cheio de magia e alegria, que é o Carnaval. Antes de partir para o jogo propriamente dito, seria muito importante sugerir às crianças uma pesquisa sobre os componentes da escola de samba: Rei Momo, alas, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, carros alegóricos, bateria, comissão de frente, baianas e carnavalescos. As crianças vão adorar os recursos visuais e a movimentação desse jogo. Terão que encaixar as partes de cada quebra-cabeça para que uma imagem característica seja montada, fazendo-as se depararem com um cenário incrível da escola de samba. Para avançarem no jogo, após cada imagem montada, faz-se necessário voltar à casinha e clicar para progredir no quebra-cabeça e assim por diante. O jogo “Escola de Samba” possibilita trabalhar boa parte de nossa cultura carnavalesca.
Além de ser um excelente passatempo, organizar quebra-cabeças é um bom exercício para a mente, uma vez que aspectos como memória e percepção visual são muito trabalhados durante a montagem de um quebra-cabeça. O quebra-cabeça fomenta a percepção e desenvolve a coordenação motora. Encaixar uma pecinha na outra é muito motivador, é um grande estímulo para o controle dos movimentos dos braços, dos olhos e das mãozinhas.
Este jogo online foi elaborado, professor, com muito critério e arte, para possibilitar aos seus alunos conhecerem melhor os protagonistas da “Escola de Samba”. Você tem aqui em nosso canal uma excelente ferramenta para incentivar a turma para essa festa tradicional que tanto reflete a cultura do povo brasileiro. Não perca tempo, professor! Vá logo em nosso site conferir esse jogo empolgante, atraente, revelador e muito dinâmico.
Objetivos para o aluno
Realizar um jogo online para exercitar os conhecimentos, a coordenação motora e a memória;
Reconhecer as manifestações do Carnaval como parte importante da cultura e tradição brasileira;
Expressar a criatividade por meio de atividades artísticas;
Conhecer as origens da Escola de Samba e Carnaval e como essa celebração é feita no Brasil e ao redor do mundo;
Participar de um momento temático para conhecer grandes intérpretes e ouvir as famosas marchinhas de Carnaval;
Fantasiar-se de heróis e heroínas preferidos para se divertir no “Bailinho de Carnaval” da escola;
Interpretar poemas embasados na temática em estudo;
Produzir textos e fantoches para expressarem suas habilidades dentro do tema em estudo;
Criar murais e painéis colaborativos que remetem ao tema;
Pesquisar sobre as brincadeiras antigas e atuais relacionadas ao Carnaval;
Desenvolver a capacidade de linguagem, as habilidades cognitivas e artísticas ao realizar atividades propostas pelos professores;
Aprender de forma lúdica no ambiente escolar para favorecer o processo ensino-aprendizagem.
Objetivos para o professor
Estimular a turma para visitar o canal da Escola Games e desenvolver o jogo “Escola de Samba”;
Apresentar às crianças os elementos da escola de samba, presentes no jogo online, através de atividades lúdicas;
Propor pesquisas para que as crianças possam conhecer os protagonistas do Carnaval brasileiro e também identificarem seus grandes intérpretes, como por exemplo, Carmem Miranda;
Envolver alunos e comunidade educativa em uma “Festa de Carnaval ou Bailinho”;
Trazer para o ambiente da sala de aula e escola as famosas marchinhas;
Trabalhar com poemas sobre essa festividade, como por exemplo, o poema “Aula de Carnaval”, do poeta Ricardo Azevedo;
Aperfeiçoar a oralidade através de conversas informais em sala de aula a respeito do Carnaval;
Incentivar a todos para uma oficina de arte em que os alunos poderão confeccionar cartazes ou fantoches sobre os elementos da escola de samba;
Desenvolver nas crianças a percepção auditiva e rítmica, bem como trabalhar a expressão corporal;
Proporcionar momentos de liberdade criativa e autoexpressão;
Viabilizar aos educandos oportunidades de constituírem relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos que já possuem, conseguindo aprendizagens que possibilitem a interferência em uma nova realidade, desencadeando assim, novas ações e concepções;
Ampliar o tema Carnaval de forma interdisciplinar e inovadora, aliado aos recursos tecnológicos;
Levar para os alunos a oportunidade de conhecer de perto o Carnaval, para entenderem como se organiza, bem como, mostrar a importância e valor dessa tradição na cultura do seu povo, do Brasil e de outros países, através das manifestações atrativas de que a própria festividade dispõe.
Sugestão de abordagem para o professor
Sem dúvida alguma o Carnaval é uma festa tradicional que promove o nosso país, pois ele leva às ruas foliões que saem em blocos de carnaval, demonstrando garra e muita alegria. Na escola, é possível organizar com a criançada uma “Festa de Carnaval” ou “Bailinho de Carnaval”. As crianças podem se fantasiar para vivenciar esse momento com muita alegria e “samba no pé”. Engana-se quem pensa que criança não gosta de Carnaval! Elas precisam gastar sua energia de forma divertida. Os bloquinhos e matinês são ótimas opções. A escola pode ser o espaço ideal para pôr em prática essa festividade. Que tal os professores realizarem um evento para comemorar essa data tão significativa?
Hoje em dia, quando a gente pensa na trilha sonora do carnaval brasileiro, o axé dos trios elétricos e o samba-enredo das escolas de samba das grandes capitais logo vêm à nossa cabeça e memória. Porém, durante muito tempo, professor, o gênero musical que embalou os dias de carnaval foi, sem dúvida, as animadas marchinhas e elas arrastavam multidões. Professor, leve para as crianças marchinhas de Carnaval. Elas vão adorar! A canção “Ô Abre Alas”, de Chiquinha Gonzaga, vai ser sucesso e a garotada vai gostar muito de conhecer música antiga, da época de seus antepassados. Seria muito interessante propor às crianças uma pesquisa sobre a maravilhosa “Carmem Miranda”, pois ela foi uma grande intérprete dessas canções, dentre outros.
As crianças poderão colorir seus rostos com glitter ou fantasiarem-se de seu super-herói ou heroína preferidos. Seria muito interessante também produzirem máscaras. As sugestões são muitas e você pode adequar a que for melhor para a sua turma, mas levando-se em conta a faixa etária das crianças.
A seguir, uma marchinha bem animada para você, professor, apresentar à turma caso faça a “Festa de Carnaval” aqui sugerida. Mãos à obra e bom trabalho, professor!
Balancê
Gal Costa
Ó balancê, balancê
Quero dançar com você
Entra na roda, morena, pra ver
Ó balancê, balancê
Ó balancê, balancê
Quero dançar com você
Entra na roda, morena, pra ver
Ó balancê, balancê
Quando por mim você passa
Fingindo que não me vê
Meu coração quase se despedaça
No balancê, balancê
Ó balancê, balancê
Quero dançar com você
Entra na roda, morena, pra ver
Ó balancê, balancê
Ó balancê, balancê
Quero dançar com você
Entra na roda, morena, pra ver
Ó balancê, balancê
Você foi minha cartilha
Você foi meu ABC
E por isso eu sou a maior maravilha
No balancê, balancê
Ó balancê, balancê
Quero dançar com você
Entra na roda, morena, pra ver
Ó balancê, balancê
Ó balancê, balancê
Quero dançar com você
Entra na roda, morena, pra ver
Ó balancê, balancê
Eu levo a vida pensando
Pensando só em você
E o tempo passa e eu vou me acabando
No balancê, balancê
Professor de Português, que tal trabalhar com as crianças o poema “Aula de Carnaval”, do poeta Ricardo Azevedo? Depois, você pode sugerir que elas produzam poemas sobre esse tema e montem um varal de poesias. As crianças também podem produzir cartazes com os elementos da escola de samba durante a aula de Artes ou confeccionarem fantoches.
Complementando o conteúdo
O professor de História pode elaborar uma aula sobre a origem da “Escola de Samba” e do “Carnaval”. Sugerir às crianças uma pesquisa sobre essa temática. Professor, incentive os alunos a pesquisar a história do Carnaval e estabelecer um paralelo entre as antigas brincadeiras de rua e a comemoração atual.
Roteiro para a pesquisa:
Você já festejou o Carnaval? Onde? Com quem? Como foi?
Como eram as antigas brincadeiras do Carnaval de rua e as atuais?
Quando surgiu o samba?
Qual foi a primeira escola de samba a fazer sucesso no Brasil?
Cite o nome de escolas de samba que marcaram o Carnaval do nosso país.
Comente sobre os carnavalescos e intérpretes mais influentes dos últimos tempos.
Como é festejado o Carnaval em Recife, Olinda, Manaus?
Como o Carnaval influencia em nossa economia?
Será que só aqui existe Carnaval ou existe em outros lugares também?
Atualmente, quais são os critérios avaliados nos desfiles das escolas de samba tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo?
Para encerrar sua pesquisa, produza um texto sobre a importância do Carnaval para motivar as pessoas a participarem desse grande evento.