Escola Games | Jogos Educativos
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Ficha pedagógica
Encontre as diferenças
Olá, criança! Que tal observar com critério as imagens e descobrir as 5 diferenças existentes entre os dois desenhos apresentados no jogo online? Fique atenta à barra vermelha, pois ela indica quanto tempo você tem para analisar cada desenho. Ao encontrar as 5 diferenças, utilize as setas vermelhas para escolher um desenho distinto. Siga direitinho as instruções para avançar no jogo e concluí-lo com sucesso. Sapinhos, alienígenas, soldados de chumbo, palhacinhos, mágicos, cavaleiros, enfim, serão alguns personagens desse jogo SUPERLEGAL com os quais você vai lidar e encantar-se. Vá lá agora jogar e divertir-se, criança, exercitar sua memória e coordenação motora. Clique para marcar uma "diferença" e boa sorte!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Arte | 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano | Artes integradas |
Arte e tecnologia |
(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística. |
Dicas para o educador
Este jogo das diferenças é muito importante para o desenvolvimento psicológico e motor da criança. Sabemos que o jogo, professor, contribui na formação corporal, afetiva e cognitiva. Ele desenvolve a imaginação, a coordenação motora, a concentração, a cooperação e promove a autoestima, por isso é fundamental aderir a essa ferramenta para estimular o ensino-aprendizagem. Os jogos têm um papel no desenvolvimento psicomotor e no processo de aprendizado de domino do social da criança, através dos jogos é possível exercitar os processos mentais e o desenvolvimento da linguagem e hábitos sociais. (DINELLO, 1984 AUPD SERAPIÃO, JOÃO, 2004).
Professor, através dos jogos e das brincadeiras, as crianças exploram o meio em que vivem e aprendem mais sobre os objetos da cultura humana, elas internalizam regras e papéis sociais. Neste jogo das diferenças, em cada imagem, vão aparecer personagens que representam boa parte de nossa cultura. As crianças vão identificar 5 diferenças nos dois elementos. Sabemos que é preciso trabalhar a mente para decifrar as diferenças entre duas figuras que, à primeira vista, são iguais. As figuras do cotidiano, como sapinhos, alienígenas, soldados de chumbo e outras vão familiarizando a criança dentro do contexto do jogo, tornando-o mais real.
Professor, levando-se em conta os avanços das novas tecnologias e a sua crescente utilização nas áreas da informação e da comunicação, muitas escolas estão a ampliar o seu uso, de forma a poder oferecer aos seus alunos meios interativos que sejam capazes de enriquecer as suas competências e habilidades. Os jogos digitais desenvolvem a concentração visual e surgem com tudo nesse contexto como um recurso didático que pode trazer uma série de benefícios para os seus utilizadores e professores de todas as disciplinas. Assim sendo, o jogo em estudo vai favorecer a percepção visual, reforçar a observação e a identificação, bem como aprimorar a capacidade de comparação. A criança vai aprender Matemática de uma forma lúdica. Vá logo jogar com seus alunos e conferir os resultados!
Objetivos para o aluno
Decifrar diferenças entre duas figuras à primeira vista iguais, pontuando os 5 erros evidenciados;
Perceber que a Matemática pode ser bem mais prazerosa com a aplicação de atividades lúdicas, como jogos online, brincadeiras populares, problemas aplicados no cotidiano, problemas de desafio, histórias, entre outros;
Comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito às diferenças;
Ler livros que tenham temáticas voltadas para o respeito às diferenças e empatia pelo outro;
Exercitar a memória, percepção visual e coordenação motora através de atividades lúdicas;
Participar de brincadeiras ao ar livre para se interagir e conhecer melhor cada coleguinha;
Realizar seu “autorretrato” e compartilhar o mesmo com as outras crianças;
Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação e intermediação de um adulto.
Objetivos para o professor
Desenvolver o raciocínio lógico das crianças através da percepção visual implícita no jogo das 5 diferenças;
Melhorar a racionalização (lógica) das crianças nas aulas de Matemática, estimular a criatividade, instigar o raciocínio dedutivo, ajudar na organização de informações e desenvolver a capacidade de formalizar problemas;
Proporcionar um ambiente de livre imaginação e criatividade;
Realizar uma dinâmica para que as crianças possam identificar e comparar características físicas entre os colegas, reconhecendo a diversidade e a importância da valorização do outro;
Elaborar atividades impressas com imagens do dia a dia para que as crianças possam achar as 5 diferenças entre as mesmas;
Ler para a turma o livro “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!”, da autora Lucimar Rosa Dias;
Possibilitar uma dinâmica para as crianças expressarem suas características físicas e também seus valores, no caso, um “autorretrato”;
Fomentar atividades com bola no pátio ou quadra da escola para as crianças se divertirem e identificarem suas semelhanças e diferenças.
Sugestão de abordagem para o professor
Todos nós compartilhamos semelhanças e diferenças, professores! Que tal uma dinâmica para as crianças entrarem no clima do jogo online? Para criar percepção de identidade e respeito às diferenças, professor, é importante compreendermos que as pessoas não são iguais e isso é muito especial. Nos primeiros dias de aula, seria muito interessante desenvolver uma atividade em grupo para os alunos conhecerem melhor uns aos outros. Os alunos vão entender sobre adversidade e respeito às diferenças. As crianças irão perceber que compartilhamos semelhanças, mas também temos que ser respeitados em nossas diferenças, nós apresentamos certas divergências e características próprias que podem acrescentar ao grupo. Nossas virtudes se somam com as dos outros e evoluímos juntos. Autoconhecimento, consciência social, identificação com o grupo, empatia, solidariedade e respeito serão alguns temas implícitos nessa dinâmica.
Como proceder a dinâmica?
Distribua um questionamento para os alunos com as seguintes questões:
Como você é fisicamente e quais suas maiores qualidades e defeitos?
O que você pretende ser quando se tornar adulto? Qual profissão pretende exercer e por quê?
De que animais você gosta mais? Qual sua comida preferida?
Você acha importante realizar projetos para melhorar o mundo?
As pessoas são diferentes. Você acha isso importante? Por quê?
Na sua opinião, é possível conviver bem com as pessoas respeitando as diferenças?
Após dar o tempo devido para que cada criança responda ao questionário, vá ao quadro, professor, desenhe um diagrama com dois círculos unidos por uma interseção. Convide dois alunos para irem próximos à lousa e trocarem os questionários. Peça à turma para comparar as respostas após leitura de cada um. Quando a resposta for igual, equivalente, deverá ser citada somente uma vez na interseção entre os dois círculos, ou seja, serão registradas as semelhanças, o que esses alunos têm em comum. Vá intermediando esse momento, professor, mostrando às crianças as semelhanças e diferenças reveladas. Que tal repetir o procedimento com outras duplas? Logo após, aproveite para discutir com as crianças algumas atitudes e padrões que tem observado na turma. Esse é o momento ideal para falar sobre a boa convivência e respeito às diferenças.
Que tal ler para a turma o livro “Cada um com seu jeito, cada jeito é de um!”? Texto de Lucimar Rosa Dias e ilustrações de Sandra Beatriz Lavandeira. Editora Alvorada, 2012. Ele conta a história de uma menina negra que adorava seus cabelos crespos, era muito sapeca e cheia de vida. Seu nome é Luanda. A leitura dessa obra literária favorece o reconhecimento e a valorização das diferenças e das características pessoais que fazem de cada pessoa um ser único e que deve se amar do jeitinho que é. As crianças vão ficar sensibilizadas ao se depararem com essa narrativa. Fica aqui uma excelente dica, professor!
Outra atividade muito interessante é o “Autorretrato”. Peça para as crianças fazerem um desenho representando-as, registrando suas características físicas e também pontuando suas virtudes, valores. Depois, professor, exponha os desenhos em um mural. Essa dinâmica também é muito boa para ser realizada nos primeiros dias de aula.
Complementando o conteúdo
Professor, durante atividades simples como diferenciar erros entre uma imagem e outra, várias áreas cerebrais são ativadas. As funções cognitivas estão envolvidas nesses tipos de atividades, mais conhecidas como jogo dos 5 erros, sendo que apesar de parecer algo tão simples, a criança, ao realizar esses exercícios, assimila várias aprendizagens implícitas. Seria muito bom preparar uma atividade concreta para aproveitar melhor o contexto do jogo em estudo. Que tal antes do jogo online propor à turma a realização de atividades impressas para que as crianças achem os cinco erros ao compararem a segunda imagem à primeira? Você pode preparar também fichas com imagens para colorir e ao mesmo tempo identificar os 5 erros. As crianças vão adorar! Essa atividade pode ser efetivada durante a aula de Artes.
O professor de Educação Física poderá levar os alunos para a quadra ou pátio e sugerir que se organizem em uma roda. Solicitar então que se olhem, prestando muita atenção às características do outro: cor de cabelo, dos olhos, da pele, altura, acessórios (óculos, brincos, relógios, roupas...) e outras. Dar sequência à dinâmica até as crianças reconhecerem que todos se familiarizaram com esse tipo de percepção.
Logo após, proponha o jogo a seguir:
No primeiro momento, uma criança de cada vez deverá escolher um colega para jogar a bola, dizendo uma característica semelhante entre eles (Por exemplo: Eu jogo a bola para o Samuel, pois nós dois usamos relógio e bermuda...). Porém, não pode repetir a característica e nem o colega. Nesse instante, os alunos vão exercitar a memória; desenvolver a capacidade de atenção e concentração; bem como a percepção de seus sentimentos, emoções; vão reforçar a flexibilidade do pensamento - no sentido de ter que abrir mão do colega ou da característica escolhida anteriormente e pensar em outras possibilidades. Assim que todos tenham jogado e recebido a bola, professor, dê início à 2ª rodada. Cada criança deverá entregar a bola para o colega que o escolheu na 1ª rodada, revelando uma característica diferente entre eles. Novamente, não se pode repetir a característica (Ex: Aninha devolve a bola para o colega devido ao fato de ele ser baixo e ela alta). E assim, sucessivamente, até que todos voltem a bola para os colegas que os escolheram na 1ª rodada. Essa brincadeira é muito divertida e vai fazer com que todos percebam o quanto somos diferentes, que isso é muito positivo, pois aprendemos com os adversários e precisamos nos valorizar pelo fato de sermos únicos.