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Escola Games | Jogos Educativos

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Ficha pedagógica

Diminutivo / Aumentativo

Diminutivo / Aumentativo

Bem-vindo ao Diminutivo / Aumentativo, um jogo educativo cheio de desafios linguísticos!

Aqui, você vai praticar a formação das palavras no diminutivo e no aumentativo, explorando os sufixos -inho / -zinho e -ão / -zão. O objetivo é simples: arraste cada sufixo para a coluna correta e descubra como as palavras mudam de tamanho!

Mas atenção! Se errar, não tem problema! Você pode tentar quantas vezes quiser até acertar todas. São 20 palavras diferentes para testar seu conhecimento e se divertir aprendendo.

Vamos começar?

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Língua Portuguesa
2º Ano
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Morfologia

(EF02LP11)

Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

ESCOLA GAMES FICHA PEGAGÓGICA: GAME DIMINUTIVO/AUMENTATIVO

Dicas para o educador

Educador, o game em estudo é muito lúdico e aborda um conteúdo importante para ser trabalhado com as crianças do 2º ano: o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho. O jogo online sobre esse conteúdo é um desafio superdivertido que corresponde às habilidades ressaltadas pela BNCC, pois estamos sempre alinhados à mesma para que a aprendizagem seja significativa.

Antes da execução do jogo online, professor, vamos sugerir a leitura de textos em conjunto para promover a interpretação e a análise crítica de suas crianças. A intenção, no momento da leitura, é possibilitar que os alunos identifiquem palavras que estejam no aumentativo e diminutivo nos textos escolhidos para as atividades de interpretação. Podem ser narrativas ou textos poéticos. Os poemas contêm muitos diminutivos, pois têm um cunho afetivo, por isso seria muito interessante abordá-los. As crianças também poderão elaborar poesias com palavras no diminutivo e aumentativo.

Apresente às crianças, educador, para motivá-las mais, uma lista que contenha o aumentativo e diminutivo de palavras que não são muito populares.

Alguns aumentativos que chamam a atenção das crianças: copaço ou copázio, corpanzil, pedregulho, florzona ou florona, chuvarada, homenzarrão, bocarra etc.

Alguns diminutivos que chamam a atenção das crianças: viela, barbicha, gotícula, geniozinho, ilhéu, mureta, lajota, ruela etc.

A equipe da Escola Games registrou, no jogo online, palavras do cotidiano das crianças para que se sintam mais à vontade e familiarizadas com o contexto, mas é muito bom ampliar o vocabulário e enriquecer o repertório com outros vocábulos. Apresente novidades às crianças, educador!

Além das interpretações orais e escritas visando aos textos, o professor pode dar ênfase às palavras com diminutivo e aumentativo neles citadas e propor uma atividade com ilustrações no caderno de Língua Portuguesa. As crianças vão desenhar objetos, animais, utensílios, enfim, registrando os diminutivos e aumentativos dos mesmos.

Caso o educador queira, ele pode antecipar as palavras do game. Uma forma interessante de abordagem seria criar plaquinhas com os desenhos do jogo online e pedir às crianças para reproduzi-las no caderno, citando as palavrinhas com o seu diminutivo e aumentativo. Essa será uma maneira de aquecer os alunos para o game.

É importante explicar às crianças que o diminutivo pode expressar afeto, delicadeza ou ironia, enquanto o aumentativo pode expressar intensidade, admiração ou desprezo. Vale ressaltar também que devemos empregar as palavras com carinho sempre que possível, ter empatia ao nos expressarmos, já que as palavras têm o poder de elevar uma pessoa ou frustrá-la, diminuí-la. Passar essas noções às crianças vai ajudá-las a relacionar-se melhor com os coleguinhas e pessoas de um modo geral.

Após as crianças terem embasamento quanto ao conteúdo em estudo, o educador deverá encaminhá-las à sala de informática e ler com elas as instruções que antecedem ao game. Esse momento de aprendizagem tem que ser leve e muito tranquilo para que os alunos assimilem o conteúdo se divertindo. Sempre propomos para as crianças anotarem no caderninho os conteúdos do jogo online para maior fixação da matéria. Embora as crianças do 2º ano não tenham muita noção do que seja um sufixo ou prefixo, o professor pode passar esse conhecimento se referindo a pedacinhos das palavras que se somam para ampliar o sentido das mesmas e até modificá-las. Completar a palavrinha com um sufixo com sentido contrário é uma boa dica para o educando melhor entender esse conteúdo. Por exemplo, o professor pergunta às crianças qual a palavra antônima do vocábulo feliz. Certamente elas dirão “infeliz”. Seria um estudo das palavras derivadas. O sufixo “in” indica oposição, negação. A partir dessa noção, as crianças vão ampliando os conhecimentos até chegarem aos conceitos mais profundos.

Educador, saiba que os sufixos podem ser nominais (formadores de substantivos e adjetivos), verbais (quando formam verbos) e adverbiais (quando formam advérbios). De acordo com a função de cada sufixo, classificam-se em: derivacionais (formadores de novas palavras a partir do processo de sufixação) e flexionais (que transmitem a informação sobre as flexões da palavra – gênero, número, tempo, pessoa e grau).

No game em estudo, vamos focar nos sufixos flexionais. As crianças vão identificar nas palavrinhas a flexão de grau (aumentativo e diminutivo). Será um momento para assimilar o conteúdo pretendido e trabalhar as competências gerais dos alunos. A criança vai viver uma experiência divertida e educativa.

Além de possibilitar aprendizados visando aos conteúdos curriculares, o jogo online é uma importante ferramenta de ensino para o desenvolvimento cognitivo e motor da criançada. Vale a pena inseri-lo no planejamento escolar!

Objetivos para o aluno:

  • Realizar um game de entretenimento com teor educativo sobre diminutivo e aumentativo;
  • Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho;
  • Ampliar o vocabulário e enriquecer o repertório;
  • Perceber o poder das palavras para o bem e mal;
  • Refletir sobre os sentidos afetivos e pejorativos dos diminutivos e aumentativos;
  • Reconhecer o emprego adequado de aumentativos e diminutivos;
  • Ler, com autonomia e fluência, textos curtos, com nível de textualidade adequado, silenciosamente e, em seguida, em voz alta;
  • Exercitar a cognição e as habilidades artísticas;
  • Formar o grau do substantivo com sílabas móveis;
  • Vivenciar os conteúdos em aulas práticas, como em uma gincana;
  • Recriar, interpretar e relacionar-se com o mundo em que vive.

Objetivos para o professor

  • Motivar os alunos para a execução de um game de entretenimento com teor educativo visando ao conteúdo diminutivo e aumentativo;
  • Elaborar atividades de interpretação para contextualizar o conteúdo do game;
  • Realizar atividades lúdicas e dinâmicas para as crianças assimilarem os conceitos linguísticos;
  • Possibilitar às crianças a brincadeira da “Caixa Mágica”;
  • Confeccionar plaquinhas com desenhos representando elementos do jogo online para as crianças identificá-los e reproduzi-los no caderno, evidenciando o diminutivo e aumentativo de cada um;
  • Deixar as crianças ganharem autonomia e superarem suas dificuldades;
  • Possibilitar às crianças uma reflexão visando aos sentidos afetivos e pejorativos das palavras quanto ao seu diminutivo e aumentativo;
  • Aproveitar os conteúdos para trabalhar com valores, princípios e ajudar na evolução moral das crianças;
  • Preparar uma gincana para testar os conhecimentos das crianças e promover a cooperação entre os alunos;
  • Fomentar a integração entre a comunidade escolar;
  • Favorecer a expressão escrita e artística, a coordenação motora e socialização das crianças.

Sugestão de abordagem para o professor

Existem inúmeras atividades para que o educador possa abordar o conteúdo em estudo e favorecer a aprendizagem de seus educandos. O game é uma proposta didática muito lúdica e dinâmica, porém o professor tem que fundamentar o conteúdo com atividades que levem à escrita dos diminutivos e aumentativos das palavras. Ele precisa realizar dinâmicas que estimulem os alunos a refletir sobre os sentidos afetivos dos diminutivos e aumentativos.

Professor, para trabalhar o diminutivo e aumentativo com os alunos, pode-se usar jogos, atividades e vídeos.

Um jogo muito divertido e proveitoso para o aprendizado dos conceitos de aumentativo e diminutivo, educador, é o jogo de memória. Basta preparar cartelas com palavras e seus respectivos desenhos, em sua forma ou escrita normal, seguidas do aumentativo e diminutivo. Distribuir as cartelas às crianças e deixá-las desenvolver o jogo em equipe. Novamente propomos que as palavras do game sejam inseridas nas tabelinhas para reforçar o conhecimento e contextualizar o conteúdo do jogo online. Quanto mais agregar os vocábulos do game às atividades e dinâmicas, melhor as crianças vão fixar o conteúdo.

Criar palavras com sílabas móveis é um excelente exercício para a memória e fixação da escrita correta, assimilação da ortografia exata da palavra. Dê fichinhas com palavras comuns e depois peça às crianças para encontrar as sílabas móveis que formam o diminutivo ou aumentativo da palavra em destaque, professor. Essa atividade pode ser competitiva. Basta dar a mesma palavra para duas ou mais crianças. Aquela que conseguir com as sílabas móveis formar primeiro o grau da palavra solicitado pelo educador, ganha a disputa. Sugerimos, no mínimo, dez palavras para uma competição saudável e proveitosa.

Os alunos do 2º ano gostam muito de atividades com palavras no aumentativo. Em uma coluna, o professor de Português pode citar as palavras ou substantivos, na outra, precisa deixar um espaço vago para a criança completar a palavrinha indicada com o vocábulo que representa o seu aumentativo. Como por exemplo, barulho e barulhão, chapéu e chapelão, mão e manzorra etc. Há palavras que têm aumentativos que são variantes, como é o caso da palavra mão, podendo seu aumentativo ser manopla, manzorra, mãozorra e manápula.

Pergunte às crianças se elas conhecem diminutivos estranhos. Aposto que sim, professor! Eles revelam um lado intrigante de nossa língua. Alguns exemplos são: cão e canito, raiz e radícula, dente e dentículo, galo e galispo, flor e flósculo etc. Passar esses conhecimentos às crianças vai aguçar a curiosidade sobre o conteúdo ministrado e despertar o interesse delas.

Educador, saiba que uma abordagem dinâmica e envolvente dos conteúdos sempre encoraja os alunos a se apropriarem do próprio aprendizado, bem como explorarem as complexidades da língua. Aproveite bastante o conteúdo do jogo online em atividades escritas, porém use estratégias didáticas motivadoras para que a aprendizagem seja significativa e os alunos queiram ampliar o “saber” cada dia mais.

Complementando o conteúdo

Para complementar ainda mais o conteúdo em estudo, professor, que tal trabalhar com uma caixa mágica?

Essa será uma aula muito lúdica e as crianças vão se divertir retirando da caixa objetos para que possam argumentar sobre o grau aumentativo ou diminutivo dos mesmos.

A “Caixa Mágica” tem que ser ornamentada com gravuras que representam palavras do dia a dia das crianças para que se sintam familiarizadas. Dentro da caixa, educador, coloque objetos e coisas que fazem parte do game também, como flor, copo, panela, livro, garrafa etc. Dê oportunidade para todas as crianças tirarem um objeto e opinar quanto ao seu diminutivo e aumentativo, educador. É muito importante manter a disciplina e a motivação das crianças durante a brincadeira. Quando a criança não souber se expressar ou desconhecer o grau da palavra, os coleguinhas podem ajudá-la.

Após confeccionar a caixa e enfeitá-la com desenhos ou gravuras, professor, cole na mesma a frase “Caixa Mágica!”. As crianças são muito visuais e as aulas com dinâmicas enriquecem mais os conteúdos, pois elas vivenciam os conhecimentos na prática e saem da rotina das aulas maçantes.

Para melhor aproveitar os elementos da “Caixa Mágica”, sugerimos a elaboração de frases ou períodos com os mesmos, no caderno de Língua Portuguesa, dando ênfase ao grau dos substantivos. Todas as frases têm que ser ilustradas e as crianças podem usar recortes ao invés de desenhos.

A MULTIDISCIPLINARIDADE

Projetos multidisciplinares são uma proposta pedagógica que determina um tema ou conteúdo para serem trabalhados sob a ótica de diversas disciplinas. Nosso game sobre o grau do substantivo pode ser motivação para a execução de um projeto. Veja a seguir, educador, sugestões e possibilidades para pôr em prática essa proposta.

O professor de Ciências pode fazer uma parceria com o de Língua Portuguesa e trabalhar nas suas aulas com o aumentativo dos nomes de animais. As crianças vão aprender um conteúdo de português durante uma aula de Ciências. Isso é ótimo para intensificar o aprendizado! A seguir, sugestões de alguns nomes de animais e seus aumentativos.

borboleta – borboletona
lobo – lobão ou lobaz
peixe – peixão
sapo – saparrão
cão – canzarrão
cachorro – cachorrão
cavalo – cavalão
cobra – cobrona
rato – ratão
tatu – tatuzão
gato – gatão

As crianças também podem pesquisar o diminutivo de nomes de animais. Como por exemplo, o diminutivo de cão é cãozinho. A lista é bem grande.

O professor de Matemática precisa abordar o grau das palavrinhas. Elaborar exercícios com elementos do game em atividades de somar e diminuir. Comparar objetos maiores com menores.

O grau dos substantivos refere-se às formas que eles podem assumir para indicar variações em relação ao tamanho, intensidade ou quantidade. Pensando nesse contexto, o professor de Matemática pode realizar demonstrações sobre objetos considerando seu tamanho, maior ou menor, para que as crianças tenham uma melhor percepção. Seria muito interessante, chamar à frente da sala de aula, uma criança pequena e outra bem maior para que os alunos possam compará-las.

Os professores podem organizar uma gincana para testar os conhecimentos dos alunos. Basta separar as crianças em duas equipes. Colocá-las em fila. Ao sinal dado, após o professor de Português mostrar uma determinada palavrinha, as crianças têm que sair às pressas de suas filas e encontrarem no chão os vocábulos que completam o diminutivo e aumentativo da palavra em destaque. Claro que vencerão a dinâmica as crianças mais ligeiras e que não errarem os graus dos vocábulos.

Uma gincana é muito importante para intensificar o ensino e aprimorar as habilidades das crianças, além de fomentar a integração entre a comunidade escolar. Outras atividades e dinâmicas podem ser inseridas na gincana e ela tornar-se um grande projeto multidisciplinar. A ideia é transmitir o assunto em estudo durante as aulas de todos os professores, mas para isso eles têm que usar a criatividade a fim de contextualizar o conteúdo do game.

Quem sabe mais sobre o grau dos substantivos?

A partir dessa indagação, professor, é possível realizar uma brincadeira muito legal. Basta elaborar questões referentes ao conteúdo e lançar o desafio. A criança que domina o conhecimento vai responder à questão e marcar ponto para a sua equipe. Essa é mais uma dinâmica para ser realizada durante a gincana.

Por se tratar de uma gincana e possível projeto, os educadores precisam contribuir com suas habilidades para que tudo dê certo e dividirem as tarefas.

A gincana pode ser avaliada, mas considerando o envolvimento, a participação e cooperação das crianças.

Quando introduzidos os projetos interdisciplinares ou multidisciplinares no contexto escolar, é perceptível a evolução dos alunos. Eles passam a ter mais autonomia e análise crítica.

Através de projetos, os professores fortalecem seus vínculos e planejam ações. O ambiente de trabalho fica mais colaborativo e acolhedor. É muito importante para um projeto ter sucesso o apoio do coordenador pedagógico. Os desafios e dificuldades devem ser considerados quando se elabora um projeto. Tudo deve ser planejado com antecedência e organização.

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