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Ficha pedagógica

Desafio dos Sinônimos

Desafio dos Sinônimos

Desvende o mundo dos sinônimos nesta atividade educativa! Leia frases com atenção, encontre o sinônimo da palavra em destaque e escolha a opção que melhor se encaixa no contexto. Aprimore seu vocabulário, explore a língua portuguesa e domine a arte da comunicação. Prepare-se para o desafio, pratique e divirta-se aprendendo!

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BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Língua Portuguesa
1º Ano
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Sinonímia e antonímia/Morfologia/Pontuação

(EF01LP15)

Agrupar palavras pelo critério de aproximação de significado (sinonímia) e separar palavras pelo critério de oposição de significado (antonímia).

Língua Portuguesa
2º Ano
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Sinonímia e antonímia/Morfologia/Pontuação

(EF02LP10)

Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Este jogo de sinônimos, educadores (as), é muito dinâmico, didático e divertido. Foi produzido, em especial, para as crianças visando às séries do 1º ano e 2º, porém todos os alunos vão adorar, até os adultos vão se divertir com ele.

O desafio do game em estudo consiste em identificar o sinônimo da palavra em destaque na frase e substituí-la pela melhor opção que se enquadra na mesma de acordo com o contexto. Há quatro opções de sinônimos. Explique às crianças que sinônimos são palavras que têm sentido igual ou muito parecido, enquanto antônimos são palavras que têm sentido contrário. O interessante desse jogo é que a criança, após definir o sinônimo correspondente, vai averiguar em seguida a frase reformulada com a palavra por ela escolhida e encaixada no período. Essa estratégia reforça a ortografia e estimula a escrita.

Esse jogo vai possibilitando à criança aprimorar seu vocabulário e ampliar suas habilidades linguísticas, ele favorece a elaboração de períodos e incentiva também para a leitura. Sugerimos às crianças que anotem no caderno de Língua Portuguesa as frases formadas com as palavras adequadas para melhor fixar o sentido das mesmas.

Professores, a melhor forma de compreender o significado de novas palavras é possibilitar às crianças a pesquisa do significado das mesmas no dicionário. Elabore atividades e exercícios de fixação com palavrinhas do game em estudo.

Prepare também exercícios de interpretação de textos dando ênfase às palavras de difícil vocabulário, pois assim as crianças poderão ampliar seu repertório.

Na sala de informática, professor, deixe as crianças trabalharem em grupo para que possam se interagir melhor.

Leia as instruções que antecedem ao game para que as crianças sintam-se mais preparadas e à vontade para executá-lo.

Sugerimos que antes do game, professor, já proponha às crianças que tragam de casa um dicionário para auxiliá-las durante todas as aulas. Diga que ele não é o “pai dos burros” como dizem algumas pessoas, que pelo contrário, crianças, adolescentes e pessoas inteligentes sempre recorrem a ele quando estão necessitadas de novos conhecimentos.

Oriente seus educandos quanto ao importante uso do dicionário. Explique às crianças que ao lerem um texto, sempre que possível, devem circular as palavras que acharem de difícil vocabulário e depois pesquisar o sentido delas no dicionário. Anotá-las no caderno com seus significados será melhor ainda para expandir os conhecimentos.

O dicionário deverá ser utilizado não somente nas aulas de Língua Portuguesa, mas em todas as disciplinas voltadas para leitura. Sendo assim, ele será um grande aliado em todas as aulas.

Objetivos para o aluno:

  • Participar de uma aula na sala de informática para executar um game visando aos sinônimos;
  • Agrupar palavras pelo critério de aproximação de significado (sinonímia) e separar palavras pelo critério de oposição de significado (antonímia);
  • Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles;
  • Valorizar o dicionário como maior meio visando ao aprimoramento do vocabulário;
  • Perceber o sentido das palavras a partir de sinônimos e antônimos;
  • Desenvolver a concentração e atenção;
  • Participar de brincadeiras e dinâmicas dando ênfase às palavrinhas do game.

Objetivos para o professor:

  • Levar as crianças à sala de informática para desenvolverem em dupla o exercício sobre sinônimos do game;
  • Elaborar atividades de fixação e interpretação de texto visando ao conteúdo em estudo: sinônimos;
  • Possibilitar às crianças reconhecer o valor semântico da palavra no contexto;
  • Preparar interpretação de texto, pedir às crianças para circular as palavras mais difíceis e pesquisar seu sinônimo;
  • Organizar brincadeiras, dinâmicas com as palavrinhas do game para sair da rotina da sala de aula;
  • Ressaltar para as crianças a importância de se utilizar o dicionário em todas as disciplinas;
  • Auxiliar a todas as crianças quanto às dificuldades de agrupar as palavras, diferenciando-as dentro de cada contexto;
  • Estimular o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico dos alunos.

Sugestão de abordagem para o professor

O conteúdo em estudo pode ser aproveitado em várias aulas, principalmente, quando o educador for explorar e interpretar um texto com as crianças. Os professores de História e Geografia devem motivar suas crianças para a utilização do dicionário durante suas aulas, pois nos textos dessas disciplinas sempre aparecem palavras mais abstratas, de difícil entendimento e vai ser ótimo descobrir o significado das mesmas no dicionário. Sempre que descobrimos o sinônimo e antônimo de um vocábulo, ampliamos nossos conhecimentos e a partir daí melhoramos a nossa produção de texto visando ao conteúdo ideativo.

É muito importante criar o hábito de leitura a partir de bons livros, jornais, revistas, gibis, enfim, para que possamos aperfeiçoar nosso vocabulário e consequentemente favorecer nosso repertório, nossa oratória, bem como a expressão oral de uma forma geral. Sabemos que não se pode escrever da mesma forma com a qual nos expressamos, falamos, pois a escrita nos exige mais cautela e ela tem que ser de acordo com as regras gramaticais. As crianças têm que ter essa percepção desde quando começam a ser alfabetizadas. O jogo aqui proposto vai ser muito útil nesse processo e vai levar a criança ao universo do dicionário, fazendo-a perceber que ele é um amigo inseparável, um constante companheiro, seu maior mecanismo para melhorar sua escrita e pronúncia.

Complementando o conteúdo

As aulas lúdicas são compostas de atividades que envolvem jogos, brincadeiras, dinâmicas e outras formas de interação recreativa. O objetivo é possibilitar diversão, entretenimento e ao mesmo estimular o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico dos alunos. A seguir, estamos sugerindo algumas atividades para revisar os conteúdos trabalhados e levar a criançada para um universo mais divertido de aprendizagem.

BARALHO EDUCATIVO: SINÔNIMOS

Para complementar o conteúdo em estudo, sugerimos atividades com material concreto. Que tal, professor, pegar as palavras sinônimas empregadas no game e fazer um jogo com cartas em forma de baralho? Coloque a palavra e seu sinônimo como opção para formar os pares. Use papel cartão para confeccionar as palavrinhas e depois plastifique-as, pois assim vão durar mais tempo e servirão para crianças de outras turmas aproveitarem o jogo. Alguns professores chamam a essa atividade de “baralho educativo”.

BRINCANDO COM AS NUVENZINHAS DE PALAVRAS

Essa é uma brincadeira bem divertida, professor! Pegue as palavrinhas sinônimas do game e escreva-as em folhas de papel sulfite colorida em forma de nuvem. A seguir, diga às crianças para correlacionarem as nuvens com os mesmos sentidos de determinada palavra. Ou seja, elas vão colocar nuvens com palavras que têm o mesmo siginificado juntas. Como por exemplo, a palavra velho junto à palavrinha antigo. Ao final da atividade, as crianças vão levar para a lousa, que servirá de céu, várias palavras do jogo online. Será uma atividade dinâmica e de muita interação. As crianças adoram se interagir e aprender ao mesmo tempo.

**JOGO DE MEMÓRIA: ANTÔNIMOS **

Professor, entregue às crianças vinte cartas com desenhos e palavras simbolizando o sentido contrário das palavras, como por exemplo, grande e pequeno, alto e baixo, frio e quente, gordo e magro, bonito e feio, criança e adulto, fechado e aberto etc.

Prepare o material com folha de papel cartão, educador, pois ela é mais resistente. Use imagens de revistas e escreva as palavras com pincel atômico preto ou da cor de sua preferência.

Professor, explique às crianças que antônimos são palavras que possuem significados opostos em relação a outras, expressam uma relação semântica de contrariedade.

Eles podem ser formados das mais variadas formas, mas desde que estabeleçam, entre as palavras com as quais se relacionam, uma relação de oposição de sentidos, como em: alegre e triste, medroso e corajoso.

Utilize no baralho de memória as palavras contextualizadas no game. Boa aula, professor!

Após as atividades e game, dê uma avaliação para suas crianças e deixe-as usar o dicionário para que possam ter mais confiança e melhor desempenho.

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