Escola Games | Jogos Educativos
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Ficha pedagógica
Coral didático
No fundo do mar, existe um Coral Didático que vai te encantar! Com ele você vai aprender as letras, os números, as formas geométricas e as cores.
Campo de experiências | Faixa etária | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
---|---|---|
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 1º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil |
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. |
Dicas para o educador
Ideal para o trabalho com as crianças em fase de alfabetização, este jogo traz conteúdo sobre figuras geométricas, números, letras e cores! Com áudio, a proposta facilita a compreensão das crianças, que poderão jogar com mais autonomia.
Objetivos para o aluno
Conhecer as letras do alfabeto;
Diferenciar as letras do alfabeto;
Conhecer a ordem alfabética da escrita do alfabeto;
Associar letra ao seu som;
Desenvolver atenção, memória, oralidade e integração.
Conhecer as cores;
Diferenciar as cores;
Conhecer as formas geométricas;
Aprimorar a capacidade de discriminação visual;
Estabelecer relações entre objetos com figura geométrica plana, observando suas características;
Conhecer os números;
Diferenciar os números;
Conhecer a ordem numérica;
Objetivos para o professor
Possibilitar ao aluno identificar e diferenciar as letras do alfabeto;
Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
Oferecer proposta lúdica e prazerosa que possibilite ao aluno associar as letras à sua grafia e sons.
Compor um ambiente facilitador e prazeroso para trabalhar os conteúdos abordados no jogo: letras do alfabeto, sequência numérica de 1 a 9, cores e as figuras geométricas: quadrado, retângulo, círculo, triângulo, pentágono e hexágono;
Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;
Promover momentos de descontração e socialização do conhecimento.
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) O jogo pode ser trabalhado individualmente ou em duplas. Cada rodada possui seis jogadas e estas podem ser divididas entre os integrantes da dupla. É importante estimular a troca de conhecimento e ideias entre os alunos, pois esta interação é muito importante para o desenvolvimento e aprendizagem da turma.
(Sugestão 2) Para trabalhar com o alfabeto, enriqueça sua proposta pedindo aos alunos que falem uma palavra que tenha como inicial a letra que apareceu na bolha. Os alunos também poderão escrever a letra em uma folha e, depois, como registro da atividade, escrever uma palavra com cada letra que anotou.
(Sugestão 3) Durante o trabalho com as figuras geométricas, incentive os alunos a procurarem ao redor por objetos que possuem as mesmas formas das figuras geométricas apresentadas na atividade.
(Sugestão 4) Leve a ideia do jogo “Coral didático” para a sala de aula e monte um cenário de fundo do mar com um baú contendo cartas: das letras do alfabeto, os números de 1 a 9, as cores e as figuras geométricas. Jogue com os alunos e os incentive a acessar o jogo em casa, como fonte de aprendizagem para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula.
(Sugestão 5) Construir um jogo da memória utilizando desenhos de números, cores, palavras e formas geométricas;
(Sugestão 6) Fazer recorte em revistas montando formas geométricas;
(Sugestão 7) Recortar de revistas as letras do alfabeto colocando em ordem no caderno ou folha sulfite.
(Sugestão 8) Construir alfabeto de tampinhas de garrafas. Distribuir aos alunos e solicitarem que montem palavras simples.
(Sugestão 9) Levar os alunos para um ‘tour’ pela escola. Durante o passeio eles deverão observar tudo que está em volta, encontrando formas geométricas. A observação das formas em vários lugares, é importante para aproximar o conteúdo da realidade do aluno, dando maior sentido e motivando-os.
(Sugestão 10) Brincadeira da amarelinha com os números de 0 a 10. Contando em ordem crescente na ida e decrescente na volta.
(Sugestão 11) Montar um dominó de formas geométricas.
(Sugestão 12) Pintura com guache e cola colorida.
(Sugestão 13) Usar a tinta para fazer mistura e descoberta de novas cores.
Complementando o conteúdo
Para complementar o trabalho com as letras do alfabeto, o ESCOLA GAMES tem à disposição os jogos:
ALFABETO DE SABÃO
APRENDENDO O ALFABETO
HORA DE PINTAR O ALFABETO
LETRINHAS
PESCA LETRAS
BRINCANDO COM AS VOGAIS
URSINHO A, E, I, O, U
Para complementar o trabalho com as figuras geométricas, proponha o jogo:
FORMAS GEOMÉTRICAS
AVENTURA GEOMÉTRICA
FORMAS E DESENHOS
Mais propostas para trabalhar os números você encontrará no game:
- EU SEI CONTAR
Para o trabalho com cores, utilize:
- JOGO DAS CORES
E para trabalhar formas geométricas, palavras e número, proponha o game:
- ESTOURA BALÃO