Compartilhe com a sua turma:

Conto do Saci
Nesta atividade, você vai ajudar a completar a história do Saci!
Leia com atenção o conto de Joãozinho e suas descobertas sobre o Saci-Pererê. Mas fique atento: alguns sinais de pontuação estão faltando! Seu desafio é inserir corretamente o ponto final ( . ), o ponto de interrogação ( ? ) e o ponto de exclamação ( ! ) nos lugares certos.
Se tiver dúvidas, aperte o “play” para ouvir a narração da história. Isso vai te ajudar a entender melhor a entonação e escolher a pontuação correta.
Vamos começar? Boa sorte!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 2º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Pontuação |
(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação. |

Dicas para o educador
(EF02LP09)
Esta habilidade inclui os seguintes aspectos: identificar os sinais gráficos que chamamos de sinais de pontuação; reconhecer — na leitura — sua função; usar, na produção escrita, esses sinais, para garantir legibilidade e provocar os efeitos de sentido desejados. Considerar, ainda, que este é um momento propício à organização inicial desse saber: pela análise dos efeitos de sentido provocados na leitura de textos, especialmente os conhecidos.