Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica

Conto de Carnaval
Nesta atividade educativa, as crianças vão embarcar na história de Jurema, uma arara esperta que se prepara para o Carnaval! Porém, algo está faltando: a pontuação correta nos parágrafos da narrativa.
O desafio é identificar onde devem ser colocados o ponto final (.), o ponto de interrogação (?) e o ponto de exclamação (!), garantindo que a história fique clara e expressiva. Com essa atividade lúdica e interativa, os pequenos aprendem a importância dos sinais de pontuação de forma divertida, no ritmo da festa mais animada do ano!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 2º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Pontuação |
(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação. |

Dicas para o educador
A equipe do canal da “Escola Games”, pensando no aprendizado das crianças do 2° ano quanto ao emprego dos sinais de pontuação, preparou um game superlegal e lúdico, com um conto sobre o tema “Carnaval”, para que os alunos possam pontuá-lo e assimilarem os sinais de pontuação mais utilizados no dia a dia: o ponto final, o de interrogação e o de exclamação.
Professor de Língua Portuguesa, antes de levar as crianças à sala de informática, passe-lhes algumas orientações quanto ao emprego visando aos sinais de pontuação. Deixe claro que conforme forem evoluindo na escrita, irão assimilar os sinais de pontuação mais complexos, como a vírgula, por exemplo, que requer regras.
Sabemos que os sinais de pontuação são sinais gráficos que contribuem para a coerência e a coesão de textos, bem como têm a função de desempenhar questões de ordem estilística. Levando-se em conta a produção de um texto, a coerência se dá a partir da relação lógica entre as ideias, que decorre da argumentação. Um texto coerente é sempre objetivo, claro, de fácil entendimento e não há contradições ou dúvidas.
Educador, quais são os sinais de pontuação que compõem a Língua Portuguesa?
A seguir, vamos mencioná-los a fim de que as crianças tenham esse registro no caderno. Caso queira preparar uma fichinha com os mesmos, professor, será ótimo para as crianças consultar e tirar dúvidas.
São eles: o ponto (.), a vírgula (,), o ponto e vírgula (;), os dois pontos (:), o ponto de exclamação (!), o ponto de interrogação (?), as reticências (...), as aspas (“”), os parênteses ( ( ) ) e o travessão (—).
Na dinâmica do jogo online, os alunos do 2º ano têm que acompanhar a narração do conto com muita atenção para descobrirem qual sinal de pontuação vai preencher corretamente a lacuna do parágrafo para que o texto tenha sentido.
Após concluírem o game, sugerimos ao professor para motivar seus alunos a copiarem o conto no caderno e ilustrá-lo com capricho.
As crianças vão gostar bastante de dramatizar o conto devido à temática ser tão sugestiva. O “Carnaval” leva muita animação e alegria às pessoas. Essa será uma atividade dinâmica e de interação. Os alunos podem usar fantasias, máscara, fantoche, enfim, o recurso que acharem mais viável para contextualizar a narrativa do conto.
Nas séries iniciais, trabalhar com conto tem que envolver leitura, contação de histórias, criação de novas narrativas e reflexão sobre o que foi lido.
Criação de uma nova narrativa e discussão...
Educador, estimule seus alunos para mudarem o contexto do conto do game. Faça as seguintes perguntas:
- Vocês acham que Jurema, a ararinha, seguiu os conselhos do tio?
- Vocês trocariam a fantasia de Jurema ou manteriam a de bailarina? E a cor do vestido dela? Quais mudanças fariam na roupa dela e fantasia?
- Como vocês mudariam o desfecho do conto em estudo?
- Gostariam de dar continuidade à narrativa?
- Que tal acrescentarem mais personagens?
- Na opinião de vocês, as crianças têm que tomar cuidado somente na época do Carnaval?
- As crianças podem se divertir sozinhas no “Carnaval” ou acompanhadas dos pais? Por quê?
Após um diálogo construtivo e reflexivo com as crianças, educador, entregue uma folha sulfite para cada uma redigir um conto dando sequência à narrativa do game. Oriente-as para que sejam cautelosas ao empregarem os sinais de pontuação devido à coerência textual. Em uma “Roda de Conversa”, logo a seguir, deixe-as lerem seu conto para os coleguinhas e motive-as para que o leiam para os pais também.
Objetivos para o aluno:
- Realizar um game de entretenimento com teor educativo sobre pontuação com temática voltada para o “Carnaval”;
- Empregar os sinais de pontuação de forma adequada no contexto;
- Dar sequência às narrativas, modificando-as;
- Ampliar o vocabulário e enriquecer o repertório;
- Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos;
- Ler, com autonomia e fluência, textos curtos, com nível de textualidade adequado, silenciosamente e, em seguida, em voz alta;
- Exercitar a cognição e as habilidades artísticas;
- Participar de dinâmicas e lanche comunitário para contextualizar o assunto do game, assimilando o conteúdo pretendido de forma lúdica;
- Revelar vivências e experiências relacionadas à festa de “Carnaval”;
- Assimilar valores e princípios durante as aulas temáticas;
- Recriar, interpretar e relacionar-se com o mundo em que vive.
Objetivos para o professor:
- Motivar os alunos para execução de um game de entretenimento com teor educativo que visa à pontuação correta e ao tema “Carnaval”;
- Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita, o ponto final, o de interrogação e o de exclamação;
- Elaborar atividades lúdicas para que as crianças possam empregar adequadamente os sinais de pontuação mais comuns;
- Realizar a dinâmica da “Lata Mágica” e lanche comunitário;
- Deixar as crianças ganharem autonomia e superarem suas dificuldades;
- Preparar atividades com intertextualidade para as crianças prosperarem na escrita e leitura;
- Promover a comunicação entre as crianças, estimulando o diálogo sobre suas experiências com relação ao Carnaval;
- Aproveitar os conteúdos para trabalhar com valores, princípios e ajudar na evolução moral das crianças;
- Observar a participação e o engajamento das crianças durante as atividades práticas;
- Envolver os alunos nas atividades teóricas e práticas, fomentando a compreensão e aplicação eficaz dos sinais de pontuação na Língua Portuguesa.
Sugestão de abordagem para o professor
Professor de Língua Portuguesa, apresentar os sinais de pontuação para as crianças em fase de alfabetização pode ser muito mais divertido com atividades lúdicas e interativas. Sendo assim, vamos propor a elaboração de frases através de palavras soltas.
Para realizar a dinâmica, as crianças têm que receber uma caixinha com vocábulos relacionados ao tema em estudo e montarem frases com sinais de pontuação. Junto às palavrinhas, educador, estarão os sinais de pontuação mais comuns: ponto final, interrogação e exclamação.
Exemplo:
samba – pé – A – bailarina – tem – no (!)
Frase:
A bailarina tem samba no pé!
Os alunos podem trabalhar em grupo. Para cada equipe, será dada uma caixinha com palavras picotadas que culminem com a formação de vinte frases.
Professor, após a formulação das frases ou períodos, peça para as crianças transferi-las para o caderno de Língua Portuguesa e ilustrá-las. No 2º ano, é fundamental que as crianças desenvolvam atividades de segmentação de palavras, pois isso contribuirá para a compreensão da estrutura dos períodos e facilitará a leitura, bem como a escrita.
Um exercício estrutural muito divertido é o de organizar uma frase contendo as palavrinhas fora de ordem. O professor elabora períodos, dentro do tema, só que com as palavras misturadas. Sempre tem que finalizar com um sinal de pontuação em estudo. Como nos exemplos a seguir:
a) OCarnavalsucessofazBrasilno?
O Carnaval faz sucesso no Brasil?
b) ararinhagostaAJuremaCarnavalmuitode!
A ararinha Jurema gosta muito de Carnaval!
c) respeitarCarnavalÉpessoasprecisoasno.
É preciso respeitar as pessoas no Carnaval.
d) festapopularopromovequepaísCarnavalOéuma.
O Carnaval é uma festa popular que promove o país.
e) PierrôOapaixonousebailarinapela?
O Pierrô se apaixonou pela bailarina?
A partir de nossos exemplos, educador, crie outros períodos para as crianças organizarem a sua estrutura. Aproveite para trabalhar com os sinais de pontuação!
Essa atividade é desafiadora e favorece a escrita com coerência, pois as crianças têm que formar frases com sentido. Durante o processo de escrita, é muito importante deixar as crianças ganharem autonomia e superarem suas dificuldades.
Complementando o conteúdo
HORA DO CONTO TEMÁTICA
Educador, para se fazer da hora do conto um momento único e muito especial, inesquecível e principalmente significativo para seu aluno, use estratégias, dinâmicas para contar uma história. A “Caixa Mágica” é uma dinâmica conhecida que faz sucesso entre as crianças do 2º ano. Elas ficam muito curiosas para saberem o que há dentro. Nossa sugestão é levar os personagens do conto em estudo para dentro da caixinha. Pode ser uma “Lata Mágica” também.
Após apresentação do “Conto de Carnaval” com fantoches pelo professor da turma, a ideia é tirar da “Lata Mágica” outros personagens carnavalescos e estimular a todos para a produção de texto narrativo sobre o tema “Carnaval”.
Para reavivar a memória das crianças, professor, pergunte sobre quais personagens do Carnaval elas têm conhecimento. Peça para citarem aqueles que já viram ao vivo, ou então, em revistas e mídia, como por exemplo, Rei Momo, Pierrô, Arlequim, Colombina etc. No telão, projete imagens do “Carnaval” para as crianças se familiarizem com a temática.
Após a “Hora do Conto”, divida as crianças em grupo e peça para que criem um conto de Carnaval parecido com o do game, mas mudando os personagens carnavalescos. É importante, após correção dos textos, reservar um momento para a leitura das narrativas. Sairão textos incríveis! As crianças podem escolher três melhores contos para dramatizar. Elas gostam muito de encenar as próprias histórias, dar vida aos seus personagens. Nesse momento, o educador deverá motivá-las para se caracterizem e criarem um cenário característico do contexto de Carnaval. O teatro desempenha um papel muito importante no desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais das crianças.
Educador, contar histórias sobre as origens do Carnaval e sua evolução ao longo dos tempos é uma maneira de apresentar a diversidade cultural às crianças de forma simples e envolvente. Na aula de contação de histórias, é o momento exato para aprofundar no assunto.
O Carnaval é uma festa de alegria e cores, um tema muito agradável de ser trabalhado com as crianças. Como é uma festa muito popular que envolve pessoas de todas as classes sociais, o professor pode explorar os valores e princípios que devem ser preservados durante essa festa, como o respeito às diferenças, empatia e solidariedade.
O professor pode organizar uma discussão acerca da importância do Carnaval para a economia do nosso país. Interrogar suas crianças com as seguintes perguntas:
Do que você mais gosta na festa de “Carnaval”?
Quais os aspectos positivos e negativos dessa festa popular?
O país prospera no Carnaval? Por quê?
As pessoas têm respeito umas pelas outras no Carnaval?
Durante a discussão, professor, tente manter um ambiente acolhedor para que as crianças se sintam à vontade e possam expressar seus pensamentos, sentimentos e emoções.
Para promover o trabalho em equipe, após a discussão, os alunos podem elaborar cartazes sobre o “Carnaval” com slogans e desenhos, pinturas ou montagem de imagens com recortes. Além de trabalhar com a temática em estudo, essa atividade vai favorecer as habilidades manuais.
Educador, para encerrar as atividades em torno do assunto, que tal um lanche comunitário com comidas típicas do Carnaval, como pipoca colorida, algodão doce, sorvete, cachorro-quente e outras? Sugerimos que as crianças ouçam músicas características dessa festa durante a confraternização e dancem fantasiadas ao ritmo das marchinhas carnavalescas.