Compartilhe com a sua turma:

Conto de Carnaval
Nesta atividade educativa, as crianças vão embarcar na história de Jurema, uma arara esperta que se prepara para o Carnaval! Porém, algo está faltando: a pontuação correta nos parágrafos da narrativa.
O desafio é identificar onde devem ser colocados o ponto final (.), o ponto de interrogação (?) e o ponto de exclamação (!), garantindo que a história fique clara e expressiva. Com essa atividade lúdica e interativa, os pequenos aprendem a importância dos sinais de pontuação de forma divertida, no ritmo da festa mais animada do ano!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 2º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Pontuação |
(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação. |

Dicas para o educador
(EF02LP09)
Esta habilidade inclui os seguintes aspectos: identificar os sinais gráficos que chamamos de sinais de pontuação; reconhecer — na leitura — sua função; usar, na produção escrita, esses sinais, para garantir legibilidade e provocar os efeitos de sentido desejados. Considerar, ainda, que este é um momento propício à organização inicial desse saber: pela análise dos efeitos de sentido provocados na leitura de textos, especialmente os conhecidos.