Compartilhe com a sua turma:

Conto da Cuca
Nesta atividade educativa, as crianças irão ajudar a bruxa Cuca a organizar sua história! Ao ler o conto, elas perceberão que alguns sinais de pontuação estão faltando. O desafio é inserir corretamente o ponto final (.), o ponto de interrogação (?) e o ponto de exclamação (!) para dar sentido e emoção ao texto.
Se tiverem dúvidas, podem apertar o “play” para ouvir a narração e descobrir como a história deve soar. Será que a Cuca conseguirá acertar sua magia na próxima tentativa? Vamos pontuar e descobrir juntos!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 2º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Pontuação |
(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação. |

Dicas para o educador
(EF02LP09)
Esta habilidade inclui os seguintes aspectos: identificar os sinais gráficos que chamamos de sinais de pontuação; reconhecer — na leitura — sua função; usar, na produção escrita, esses sinais, para garantir legibilidade e provocar os efeitos de sentido desejados. Considerar, ainda, que este é um momento propício à organização inicial desse saber: pela análise dos efeitos de sentido provocados na leitura de textos, especialmente os conhecidos.