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Conto da Cuca

Conto da Cuca

Nesta atividade educativa, as crianças irão ajudar a bruxa Cuca a organizar sua história! Ao ler o conto, elas perceberão que alguns sinais de pontuação estão faltando. O desafio é inserir corretamente o ponto final (.), o ponto de interrogação (?) e o ponto de exclamação (!) para dar sentido e emoção ao texto.

Se tiverem dúvidas, podem apertar o “play” para ouvir a narração e descobrir como a história deve soar. Será que a Cuca conseguirá acertar sua magia na próxima tentativa? Vamos pontuar e descobrir juntos!

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Língua Portuguesa
2º Ano
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Pontuação

(EF02LP09)

Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

(EF02LP09)
Esta habilidade inclui os seguintes aspectos: identificar os sinais gráficos que chamamos de sinais de pontuação; reconhecer — na leitura — sua função; usar, na produção escrita, esses sinais, para garantir legibilidade e provocar os efeitos de sentido desejados. Considerar, ainda, que este é um momento propício à organização inicial desse saber: pela análise dos efeitos de sentido provocados na leitura de textos, especialmente os conhecidos.