Escola Games | Jogos Educativos
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Ficha pedagógica
Conjuntos nas Nuvens
Chegou a hora de brincar e aprender matemática e interpretação!
Clique e arraste as imagens de roupas, brinquedos, animais ou frutas na nuvem que aparece na tela. São várias fases para testar até onde você consegue chegar.
Fique atento(a) às dicas para passar para a próxima fase e continuar se divertindo de montão!
Campo de experiências | Faixa etária | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
---|---|---|
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência. |
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 1º Ano | Números |
Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação |
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos. |
Matemática | 1º Ano | Álgebra |
Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências |
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. |
Dicas para o educador
Professor, os jogos online despertam na criança o raciocínio lógico e desenvolvem a coordenação motora, bem como a expressividade e criatividade, a linguagem comunicativa e tornam as aulas mais lúdicas, prazerosas. São uma excelente opção para as aulas de Matemática, consideradas por muitos alunos, como cansativas e monótonas. Você vai dinamizar suas estratégias e motivar a turma para um ensino-aprendizagem mais promissor.
No jogo online em estudo, há uma competição saudável. O aluno vai arrastar os elementos propostos, no caso, animais, frutas, peças de roupa e brinquedos, respeitando categorias e quantidades estipuladas, para compreenderem a relação de pertinência e inclusão. Ao completar uma fase, a criança vai avançando para outras e assimilando um dado número correspondente.
O jogo, enquanto recurso pedagógico, pode nos possibilitar a vivência de certos estágios, tais como: sondagem, problematização, socialização, sistematização e avaliação para tomada de decisão. Enquanto a criança joga, é possível perceber sua postura, comportamento adotado perante colegas e avanços na aprendizagem. A prática de jogos é determinante na melhoria das ações que vão alavancar o conhecimento proposto.
Objetivos para o aluno
Entender a relação de pertinência e inclusão existente no jogo proposto;
Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo;
Expandir o pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades;
Participar de brincadeiras que levem à noção de agrupamentos, como “Coelhinho, saia da toca!”;
Realizar pesquisas sobre a importância das frutas em nossa alimentação;
Produzir fantoches que representem os elementos contidos no jogo online;
Elaborar narrativas que contenham elementos do jogo online, dando vida aos mesmos;
Colaborar com a brinquedoteca, tanto doando livros, jogos e brinquedos, como também, ajudando na ornamentação e organização da mesma.
Objetivos para o professor
Preparar exercícios de fixação e revisão que levem à compreensão da relação de pertinência e inclusão;
Aplicar o jogo online proposto e passar antes as instruções para desenvolvê-lo;
Revisar conteúdos matemáticos se utilizando dos dados da turma para introduzir o jogo;
Explorar as noções de quantidades, elementos e conjuntos;
Ampliar o espaço da sala de aula com a brinquedoteca e possibilitar um ensino-aprendizagem mais significativo e lúdico;
Incentivar para que as crianças possam ir além do jogo a fim de criarem histórias com os elementos que formam os conjuntos;
Introduzir brincadeiras para que as crianças possam se socializar e entenderem melhor conceitos matemáticos, como a do “Coelhinho, saia da toca!”;
Modificar a didática para obter melhores resultados visando à aprendizagem mais prazerosa;
Buscar estratégias para mudar o cenário de dificuldades no processo ensino-aprendizagem do conteúdo de Matemática;
Mostrar para os alunos a importância da Matemática para o mundo atual e futuro, levando para o dia a dia da sala aula elementos que compõem a sua realidade, sua vivência;
Motivar as crianças para atividades de brincadeiras ou de recreação, objetivando assim, o desenvolvimento saudável das mesmas e a interação;
Aperfeiçoar-se em tudo aquilo que lhe é exigido dentro do ambiente educacional para criar pontes entre o aluno e o conhecimento.
Sugestão de abordagem para o professor
• Propor à turma um jogo online divertido e dinâmico para desencadear a aprendizagem do conteúdo de Matemática;
• Propiciar às crianças um jogo que reflita o seu dia a dia, fazendo-as relacionarem imagens familiares a dados numéricos;
• Dar aulas mais dinâmicas e motivadoras a fim de facilitar o aprendizado de um conteúdo mais desafiador como a Matemática;
• Pesquisar sobre a importância das frutas na alimentação;
• Produzir narrativas a partir dos elementos contidos no jogo “Conjuntos nas Nuvens”;
• Montar uma “brinquedoteca” no ambiente da escola;
• Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções;
• Possibilitar aos alunos, através de atividades lúdicas, o desenvolvimento do raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo;
• Promover atividades que levem à socialização e desenvolvimento das relações afetivas para que a criança comece a respeitar os limites dos outros.
A seguir, mais sugestões preciosas para ir além do jogo proposto em nosso canal, professor!
Para completar melhor o jogo e ir além do ambiente virtual, que tal propor à turma outros jogos de matemática, como por exemplo, “O melhor de três”? Cujo objetivo é subtrair decimais e localizar também decimais na reta numérica. Há um exemplar desse jogo disponível no site https://www.ensinandomatematica.com/jogos-para-ensinar-numeros-decimais.
Aqui estamos disponibilizando um jogo de Matemática que dará suporte metodológico para o professor atuar de forma dinâmica em todos os níveis de ensino. O que se faz necessário é adequá-lo à clientela e os objetivos estarem claros. A atividade tem que ser desafiadora para os alunos a fim de desencadear o processo de ensino-aprendizagem.
Uma dica importante é sondar os alunos depois do jogo. Abrir espaço para que as crianças possam falar o que assimilaram, se tiveram dificuldade, se gostaram dos recursos visuais e dinâmica do jogo. O professor também poderá se manifestar e comentar sobre a postura dos alunos, dar sugestões e apurar as dúvidas que ficaram.
Além do professor de Matemática, outros educadores poderão aproveitar o contexto do jogo. O de Ciências poderá propor uma pesquisa sobre a importância das frutas em nossa alimentação e realizar um dia de lanche com “salada de fruta”. Cada criança levará uma fruta e assim vai se sentir colaborativa. A salada poderá ser feita na cantina da escola e será um momento de confraternização quando as crianças se reunirem para comê-la. Nessa hora, seria muito interessante colocar músicas para a criançada curtir mais o momento. Os pais também poderão participar.
O professor de Português poderá sugerir às crianças a produção de uma narrativa em que as frutas serão personagens e também motivar a turma para criar fantoches. Logo após a produção de texto e confecção dos personagens, as crianças deverão apresentar a historinha através de um cineminha. Os personagens do jogo online farão parte das produções. As crianças deverão criar com sucata frutas, brinquedos, animais e peças de roupa. Isso será genial!
Complementando o conteúdo
Vale ressaltar, professor, que os jogos online são uma importante ferramenta pedagógica que possibilita às crianças o contato não só com conteúdos, conceitos e procedimentos, linguagem da matemática, mas também propicia experiências que vão suscitar certas atitudes frente ao conhecimento, bem como valores, trabalho em grupo, respeito às regras, interação com colegas, atenção, organização, prazer, alegria, ludicidade e crença na aprendizagem significativa.
No jogo online aqui proposto, um dos elementos são os brinquedos. As crianças adoram levar brinquedos para a escola. Que tal montar na escola uma brinquedoteca? A brinquedoteca é um espaço dedicado ao brincar e ao aprendizado lúdico. Nesse ambiente, as crianças têm acesso a determinados brinquedos, livros de literatura, jogos e materiais com teor educativo. Ela é muito importante para um melhor desenvolvimento emocional, cognitivo, motor e psicológico, é uma excelente oportunidade de interação entre as crianças, educadores e os pais, já que nela podem ser desenvolvidas atividades que levam à socialização. Através da socialização na escola que a criança vai começar a entender sobre respeitar os limites de outros.
Para conduzir o planejamento da brinquedoteca, será fundamental pensar na idade da criança. Quanto menor a criança, mais necessitará de estímulos visuais e sensoriais. Já as maiores precisam de um espaço para desenvolver atividades motoras finas, como pintar, desenhar e fazer artesanato, bem como um espaço para se exercitarem e gastar energia.
Professores, não percam a oportunidade de organizar na Brinquedoteca um cantinho de leitura para os alunos. Pode ser algo bem simples, o essencial é que funcione. Coloquem algumas almofadas no chão, cartazes na parede incentivando para a leitura e um nicho na parede para organizar os livros. Os alunos podem levar livros e gibis para doarem. Aproveitem os próprios brinquedos para compor a decoração e evitem excesso de itens sem funcionalidade.
Sugestões de brinquedos, objetos e jogos para ocuparem o espaço da Brinquedoteca: blocos de montar, piscina de bolinha, livros coloridos, material dourado, ábaco, jogos de tabuleiro e outros. Pode também ser um espaço para pular corda e amarelinha, enfim, um lugar para atividades motoras. Professores, saibam que as cores e formas lúdicas são sempre bem-vindas na brinquedoteca. Usem a criatividade e mãos à obra!
Uma brincadeira popular muito legal para se desenvolver com as crianças é “Coelhinho, saia da toca!”. É muito importante que os pais incentivem seus filhos para se divertir ao ar livre e que isso seja um bom motivo para fazer amizades, deixar de lado a vida sedentária, evitando assim, a obesidade. Essa brincadeira possibilitará à criança ter a noção de agrupamentos. Como procede a brincadeira? Da seguinte forma. As crianças serão divididas em grupos de três. De dois em dois, os jogadores darão as mãos a fim de formar uma toca com os braços. A outra criança ficará entre eles dentro da toca e será um coelhinho. Numa simulação de três grupos, teremos assim três tocas e um coelhinho dentro de cada uma delas. Ficará uma criança do lado de fora e será o coelhinho perdido. Ao sinal de “Coelhinho, saia da toca!”... um, dois, três, as “tocas” levantam os braços e os coelhinhos que estiverem no centro têm que trocar de toca e o coelhinho que ficou de fora terá que achar uma toca para entrar. A criança que não tiver lugar em nenhuma toca, infelizmente, ficará de fora e será o “coelhinho perdido”. Conta-se novamente: “Coelhinho, saia da toca!”... e assim por diante. As atividades de brincadeiras têm por objetivo a recreação e socialização das crianças. Elas também despertam para o aprendizado de novos saberes e a criança assimila conhecimentos enquanto se diverte. Incentivar atividades de brincadeiras ou de recreação é de suma importância para o desenvolvimento da criança.