logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games

Compartilhe com a sua turma:

compartilhar com Whatsapp
compartilhar com Facebook
compartilhar com Google Classroom
Completando os números

Completando os números

Ovos de galinha para aprender matemática? É isso mesmo!

No jogo Completando os números, a galinha Bibi precisa da sua ajuda para encontrar a sequência numérica correta para preencher os ovinhos. Fique atento a cada fase para entender qual a sequência necessária e mãos à obra!

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
2º Ano
Álgebra

Identificação de regularidade de sequências e determinação de elementos ausentes na sequência

(EF02MA11)

Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Matemática
3º Ano
Álgebra

Identificação e descrição de regularidades em sequências numéricas recursivas

(EF03MA10)

Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

(EF02MA11)
Descrever elementos ausentes em uma sequência exige observar e identificar o padrão ou regularidade que a constitui e, a partir disso, descrever as características ou como se calcula os elementos faltantes para, então, completá-la.

(EF03MA10)
Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas por um mesmo número (2, 13, 24, 35... — adição sucessiva de 11; ou 150, 135, 120, 105... — subtração sucessiva de 15), sendo que a descrição do padrão se assemelha ao que já foi definido como foco da habilidade (EF02MA10).

Ficha pedagógica