Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Completando os números
Ovos de galinha para aprender matemática? É isso mesmo!
No jogo Completando os números, a galinha Bibi precisa da sua ajuda para encontrar a sequência numérica correta para preencher os ovinhos. Fique atento a cada fase para entender qual a sequência necessária e mãos à obra!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 2º Ano | Álgebra |
Identificação de regularidade de sequências e determinação de elementos ausentes na sequência |
(EF02MA11) Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras. |
Matemática | 3º Ano | Álgebra |
Identificação e descrição de regularidades em sequências numéricas recursivas |
(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes. |
Dicas para o educador
É comum percebermos em nosso dia a dia conjuntos de elementos que estão dispostos em certa ordem, obedecendo uma sequência lógica. O estudo dessa sequência dentro da matemática é chamado de sequência numérica. Ensinar este conteúdo nem sempre é fácil, mas com o uso de atividades lúdicas como jogos podem trazer excelentes benefícios no processo de ensino-aprendizagem. Este jogo traz a abordagem de uma dessas estruturas matemáticas tão importantes na educação básica.
Objetivos para o aluno
Explorar e reconhecer os números;
Explicar que os números estão presentes no nosso dia a dia e questiona- lós em quais situações as sequências numéricas podem aparecer;
Identificar regularidades na sequência numérica para nomear, ler, escrever, comprar e ordenar números naturais;
Reconhecer as características do sistema de numeração decimal;
Formular estratégias sobre a escrita numérica, pela identificação da posição ocupada pelos números;
Exercitar o raciocínio lógico, encontrando os numerais que faltam em cada sequência;
Fixar conhecimento adquirido na sala de aula;
Objetivos para o professor
Oferecer situações em que os alunos possam analisar, interpretar e produzir sequências numéricas diversas;
Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;
Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;
Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
Reconhecer regularidades em sequências numéricas através da análise do resultado das operações;
Desenvolver nos alunos o raciocínio lógico estabelecendo relações e comparações entre a sequência numérica;
Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão1) As crianças poderão estar em duplas ou trios e deverão trocar ideias para solucionar cada problema proposto. É imprescindível colocar em evidência o que cada aluno sabe e o que precisa aprender, para que a troca de ideias e conhecimentos entre eles, faça avançar na aprendizagem.
Como registro para o jogo, peça aos alunos que anotem os primeiros quatro números de cada sequência. Na sala de aula, distribua a turma em pequenos grupos. Cada grupo trabalhará com as sequências que anotou.
As crianças deverão descobrir a lógica de cada sequência e em seguida deverão criar outra proposta com a mesma lógica, usando outros números. Por exemplo: se tiverem a sequência 25, 30, 35..., poderão criar: 12, 17, 22, 27, etc.
(Sugestão 2) É essencial explorar com os alunos diferentes tipos de sequências numéricas. No quadro, peça-os para citarem exemplos de sequências numéricas, enquanto você anota todas elas. A partir delas, desafiar os alunos a elaborarem novos exemplos, como: Antecessor e sucessor, separação de números pares e ímpares, separação de unidade, dezena e centena.
(Sugestão 3) Trabalhar com outros exemplos relacionados a números do nosso cotidiano. Por exemplo, contar de 10 em 10 / 100 em 100 a partir do ano em que estamos, até chegar no ano 2500 / 3000.
Contar de 60 em 60, como fazemos a contagem das horas.
Contar de 1000 em 1000 como fazemos a contagem dos quilômetros.
(Sugestão 4) AMARELINHA
Desenhar a brincadeira da Amarelinha no chão da escola com o auxílio de um giz ou outro objeto lavável. Os números correspondentes da amarelinha devem representar uma determinada sequência lógica. Os alunos deverão descobrir qual é a sequência. Vá dificultando o jogo substituindo alguns números por símbolos e solicitar que os alunos consigam adivinhar qual o número da sequência.
(Sugestão 5) Imprimir desenhos cujo contorno esteja representado por sequências numéricas. Para revelar o desenho o aluno deve seguir a sequência tracejando com lápis.
(Sugestão 6) QUEBRA-CABEÇA NUMERADO
Imprima diversos desenhos em tamanho grande (folha A4), em seguida cole em uma cartolina para que as peças fiquem mais resistentes. Recorte o desenho em retângulos e numere-os. Divida a sala em grupos e solicite que os alunos montem as peças de quebra-cabeça. Eles devem seguir a sequência numérica para completar o desenho.
Complementando o conteúdo
O letramento matemático é definido pela competência e habilidade de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer a formulação e a resolução de problemas em uma diversidade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas. É também o letramento matemático que assegura aos alunos reconhecer que tais conhecimentos são fundamentais para a compreensão e a atuação no mundo. Além disso, por meio do letramento é possível desenvolver o caráter de jogo intelectual da Matemática como aspecto que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, estimula a investigação e pode ser prazeroso (BNCC, p. 264).
A resolução de problemas, o desenvolvimento da capacidade de argumentar e justificar raciocínios são alguns aspectos diretamente relacionados ao letramento matemático. Essas habilidades são essenciais durante toda a vida e precisam ser desenvolvidas nas aulas desde os primeiros anos de escolaridade. Para que os alunos sejam capazes de resolver problemas, argumentar, aprender a ler, escrever e falar matemática, a aula deve estar pautada por atividades desafiadoras, problematizadoras e que favoreçam o trabalho em grupo, a articulação de pontos de vista e, também, ações de leitura e representação de pensamentos e conclusões. Nesse sentido os jogos online oferecem um cenário ideal para o desenvolvimento dessas atividades.
Conheça outros jogos do ESCOLA GAMES que auxiliará no desenvolvimento dessas habilidades:
Antecessor e Sucessor
Batalha dos Números
Aprenda a Contar
Mestre da Tabuada