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Ficha pedagógica

Coelho da Páscoa

Coelho da Páscoa

O coelhinho da Páscoa resolveu se divertir na floresta! Ele escondeu vários ovinhos e vai ajudar você a contar em várias línguas diferentes. É isso mesmo: clique nos ovos e escute como se pronuncia cada número em quatro idiomas diferentes - português, inglês, espanhol e italiano. Vamos treinar?

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BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03ET07)

Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
1º Ano
Números

Quantificação de elementos de uma coleção: estimativas, contagem um a um, pareamento ou outros agrupamentos e comparação

(EF01MA02)

Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Jogo educativo que auxilia crianças no aprendizado dos números, apresentando-os de 1 a 100, escritos por extenso, e com áudio em quatro idiomas (Português, Inglês, Espanhol e Italiano). Pensando na ligação entre o aprendizado dos números e o desenvolvimento da capacidade de perceber a sequência entre eles, o Escola Games desenvolveu este jogo que trabalha de maneira interdisciplinar a apropriação dos nomes e o raciocínio, reforçando o caráter global do projeto didático escolar.

Objetivos para o aluno

Recitar e memorizar a sequência numérica de 1 a 100;

Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número através do lúdico;

Reconhecer os nomes dos números e associá-los corretamente ao seu respectivo símbolo numérico;

Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira;

Sistematizar formas de registro de quantidades;

Estimular o raciocínio lógico matemático;

Resolver situações problema com a temática proposta;

Conhecer os números de 0 a 100 em outras línguas (inglês, espanhol e italiano);

Desenvolver a compreensão da linguagem de outras culturas;

Objetivos para o professor

Oferecer recursos visuais e auditivos para a assimilação dos números e a abstração de que a um símbolo numérico se associa uma palavra – em seu estrato sonoro e gráfico;

Estimular a contagem de rotina;

Fornecer características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição dos números naturais até 100 (cem);

Ressaltar a regularidade entre as mudanças ocorridas a partir do número 9;

Proporcionar aos alunos a percepção das características do sistema de numeração decimal – SND –, que implica em saber que ele tem base 10, uma vez que as trocas para uma nova ordem são feitas a cada dez elementos da ordem inferior;

Atentar para o fato de que o SND possui um símbolo para o zero, bem como que, com dez algarismos (0 a 9) se representa qualquer quantidade e, sobretudo, que é um sistema posicional (o valor de um algarismo no número depende da posição que ele ocupa).

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Instigar os alunos a contarem seus próprios objetos pessoais, objetos presentes na sala, colegas e em seguida solicitar que anotem as informações do caderno. Lembrando que os alunos deverão contar esses objetos em inglês, espanhol e italiano. Para séries iniciais proponha essa contagem de forma separada, primeiro português, depois inglês e assim sucessivamente.

(Sugestão 2) O jogo poderá ser proposto individualmente ou em duplas. Em duplas, as crianças deverão se revezar nas jogadas, mas ambos deverão expor suas ideias e conhecimentos para encontrarem a resposta correta.

Quando forem jogar pela primeira vez, como as crianças são pequenas, é importante que o professor jogue uma vez com elas, para que assimilem melhor a orientação do jogo. Como registro, os alunos poderão escrever os números que apareceram em suas jogadas, depois, deverão escrever os números por extenso nas 4 línguas mostradas.

(Sugestão 4) Brincadeira da amarelinha com os números de 0 a 10. Contando em ordem crescente na ida e decrescente na volta.

(Sugestão 5) Você pedir aos alunos, em um primeiro momento, que ouçam e repitam em voz alta o número do Ovo encontrado pelo Coelho da Páscoa em conjunto (até o número que ele estipular como objetivo de aprendizagem da aula). Em seguida, ele deve estimular a associação feita entre a sequência dos números e a contagem por alunos que estejam em sequência nas carteiras. Essa atividade visa à compreensão, por parte do aluno, de que há uma relação de regularidade entre eles, regularidade essa que se materializa com a nomeação de cada número por uma criança que esteja na posição anterior a outra na mesma fileira. Essa atividade estimula ao mesmo tempo a memorização e a apropriação dos números naturais a fim de que o aprendiz possa perceber a relação absoluta que o número institui, ao mesmo tempo em que instaura uma relação fundamental de sequência, isto é, a noção de anterioridade e de posteridade de cada um em relação aos outros.

(Sugestão 6) No ensino de Língua Estrangeira, é fundamental que o professor estimule em um primeiro momento a compreensão oral da criança, atentando para a presença do som e a relação com o símbolo numérico. A atividade pode ser semelhante à proposta para o ensino de Matemática, com o reforço, neste caso, da particularidade dos sons (fonemas) da língua em questão. É fundamental, também, que o professor fique atento à produção oral da criança, assegurando que ela produza sons semelhantes aos que ela ouvir no jogo. Posteriormente, apenas, é que o professor deve se concentrar na aprendizagem dos números por escrito, seguindo esse caminho quando se assegurar que a relação de sequência e de regularidade dos números foi adquirida.

(Sugestão 7) Utilizar o aplicativo Duolingo como recurso complementar para o aprendizado da Língua Inglesa.

(Sugestão 8) Como trabalho interdisciplinar você pode promover atividade envolvendo o uso de operações e como resultado colocar o número por extenso no idioma determinado.

(Sugestão 9) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre o nome das cores em inglês, italiano e espanhol.

(Sugestão 10) Solicitar que os alunos façam pesquisa no dicionário de língua estrangeira palavras de seu cotidiano na sala de aula, como: caderno, lápis, caneta, professor, alunos, escola e etc...

Complementando o conteúdo

Os componentes curriculares como Língua Portuguesa e Matemática estão presentes desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Observando isso, o professor pode utilizar a atividade proposta desde as primeiras aulas, uma vez que a Base Nacional Comum Curricular de Matemática tem como orientação o pleno domínio dos números naturais a partir do 1º. Ano.

A obrigatoriedade do ensino de Língua Estrangeira, por sua vez, ocorre apenas a partir do 6º ano. Deste momento em diante, o aprendiz já deve ter noções básicas de vocabulário como números, datas e nomes. Considerando que, quanto à habilidade de leitura, a criança tenha condições de encontrar dados específicos em um texto, como, por exemplo, datas, números, nomes e fatos, essa atividade é fundamental para o conhecimento dos signos que representam os números. Por esse motivo, caso o estudante tenha acesso à aprendizagem de uma língua estrangeira nas séries iniciais do Ensino Fundamental, o professor de Línguas Estrangeiras pode implementar a atividade com diferentes turmas à medida que o domínio dos números for adequado. Assim, ele pode aumentar a progressão da sequência até atingir o número final proposto pela atividade, 100.

De acordo com o Artigo 15 da “Resolução nº. 7, que fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos”, três componentes curriculares obrigatórios do Ensino Fundamental, Língua Portuguesa, Matemática e Língua Estrangeira Moderna, são contemplados nesse jogo. O aprendizado dos números de modo amplo tal qual se propõe nesta atividade incide na proposta do Artigo 12 deste mesmo documento, que reforça a ligação da aprendizagem com o mundo. Dominar a sequência numérica é, portanto, um modo de se ter acesso aos instrumentos de abstração e compreensão daquele e que garantem ao aprendiz uma maior chance de se integrar satisfatoriamente nele.

Além disso, a importância de se oferecer aos alunos atividades lúdicas que trabalhem os números naturais, com diferentes maneiras de se referir a eles (oralmente ou por escrito) e em diferentes línguas, inclusive, é um dos objetivos entrevistos por essa Resolução. Sobre essa ligação entre as áreas de conhecimento, lê-se no Artigo 13: “Os conteúdos a que se refere o art. 12 são constituídos por componentes curriculares que, por sua vez, se articulam com as áreas de conhecimento, a saber: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. As áreas de conhecimento favorecem a comunicação entre diferentes conhecimentos sistematizados e entre estes e outros saberes, mas permitem que os referenciais próprios de cada componente curricular sejam preservados.”.

Além disso, de acordo com a Base Nacional Curricular Comum, na fase inicial da Educação Infantil, que compreende a idade de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses, constitui objetivo de aprendizagem e desenvolvimento para tal público a capacidade de “Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.)”. Dos 4 anos em diante, o documento aponta que é objetivo de aprendizagem o registro de “observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes”. E, ainda, segundo a Base, é objetivo nessa fase “Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.”. Deste momento em diante, portanto, é recomendável a utilização deste jogo a fim de que as crianças possam se apropriar dos números e reforçar a construção de relação de sequência e de ligação com o mundo que a atividade oferece.

Fonte:

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/: Acesso em 07 Nov 2018.

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