Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Classificação dos animais
Olha só quem voltou? É o Professor Sapão!
E agora nós vamos brincar de entender como os animais são classificados. Você já ouviu falar em invertebrado, vertebrado, mamífero, aves, répteis, peixes, aracnídeos, insetos, crustáceos e anfíbios? Vamos jogar e testar seus conhecimentos! Depois de acertar 5 perguntas, ainda tem um joguinho super legal para ajudar o Professor Sapão a comer todas as mosquinhas que aparecerem. Vamos nessa?
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Ciências | 2º Ano | Vida e evolução |
Seres vivos no ambiente Plantas |
(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem. |
Ciências | 3º Ano | Vida e evolução |
Características e desenvolvimento dos animais |
(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.). |
Dicas para o educador
Os alunos, em geral, têm muito interesse por animais e por isso este jogo se torna envolvente, contribuindo para que se esforcem e se dediquem em todas as etapas, principalmente para encontrarem as respostas corretas e chegarem à lagoa para alimentarem o Profº Sapão. Use este jogo para sistematizar os conhecimentos dos alunos a respeito da classificação dos animais vertebrados e invertebrados. Entre um grupo de questões e outro, uma brincadeira para estimular a participação dos alunos!
Objetivos para o aluno
Conhecer as características de cada grupo de animais vertebrados e invertebrados;
Compreender as diferenças entre animais vertebrados e invertebrados;
Nomear as classes de animais vertebrados;
Nomear as classes de animais invertebrados;
Diferenciar as classes de vertebrados;
Diferenciar as classes de invertebrados;
Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;
Objetivos para o professor
Propiciar aos alunos a compreensão da diferença entre os animais vertebrados e invertebrados;
Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
Ampliar conhecimentos dos alunos;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Antes de propor o jogo, levar para a sala gravuras de diversos animais, incluindo os que aparecem no game. Proponha a construção de cartazes com a classificação dos seres vivos.
(Sugestão 2) Leve os alunos para um passeio na escola e no quarteirão e peça para eles anotarem todos os seres vivos que eles conseguem ver. Em sala, solicite que eles façam a separação deles em grupos (plantas, vertebrados, invertebrados).
(Sugestão 3) Aproveite o assunto e introduza o tema de componente abióticos e bióticos e execute a atividade acima utilizando essa proposta.
(Sugestão 4) Utilizar a atividade de botões para introduzir o assunto sobre classificação dos seres vivos. Ela está disponível no link abaixo.
https://pontobiologia.com.br/sistema-classificacao-atividade-pratica/
acesso em 09 de Junho de 2021
(Sugestão 5) Construa junto com os alunos uma árvore filogenética mostrando a relação de parentesco entre os seres vivos. Faça essa atividade de forma simples e clara, Não introduza conceitos complexos de evolução. Dê foco nas similaridades entre os seres vivos.
(Sugestão 6) No site abaixo é possível encontrar 10 atividades lúdicas para você desenvolver o tema.
https://minhasatividades.com/10-atividades-sobre-a-classificacao-dos-seres-vivos/
acesso em 09 de junho de 2021
Complementando o conteúdo
ANIMAIS VERTEBRADOS: são aqueles que possuem vértebras que formam a coluna vertebral. São classificados em:
Mamíferos: alimentam-se do leite da mãe durante algum tempo após o nascimento. Possuem o corpo coberto por pelos. A maior parte dos mamíferos é terrestre. As baleias e os golfinhos também são mamíferos.
Aves: nascem de ovos. Possuem bico, asas e o corpo coberto de penas.
Répteis: geralmente nascem de ovos. Possuem o corpo coberto de escamas, placas duras ou carapaças.
Anfíbios: A característica mais marcante é o seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre, apesar de haver exceções.
Peixes: são aquáticos e possuem os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras. Respiram através das guelras ou brânquias. A maioria possui o corpo coberto por escamas.
INVERTEBRADOS: são aqueles que não possuem vértebras.
Podem ser encontrados na água, na terra e até mesmo dentro do solo. Os invertebrados incluem todos os animais sem coluna vertebral. Dentre os invertebrados, os mais numerosos são os artrópodes (como insetos, aranhas, escorpiões e crustáceos) e os moluscos (como caracóis, lesmas, mariscos, lulas e polvos).