Compartilhe com a sua turma:
Classificação dos animais
Olha só quem voltou? É o Professor Sapão!
E agora nós vamos brincar de entender como os animais são classificados. Você já ouviu falar em invertebrado, vertebrado, mamífero, aves, répteis, peixes, aracnídeos, insetos, crustáceos e anfíbios? Vamos jogar e testar seus conhecimentos! Depois de acertar 5 perguntas, ainda tem um joguinho super legal para ajudar o Professor Sapão a comer todas as mosquinhas que aparecerem. Vamos nessa?
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Ciências | 2º Ano | Vida e evolução |
Seres vivos no ambiente Plantas |
(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem. |
Ciências | 3º Ano | Vida e evolução |
Características e desenvolvimento dos animais |
(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.). |
Dicas para o educador
(EF02CI04)
Descrever, nesta habilidade, envolve processos inter-relacionados, que requerem: selecionar e listar plantas e animais, identificando aspectos dos locais onde eles se encontram; identificar e exemplificar as características de plantas e animais por meio de evidências observáveis que os diferenciem e possibilitem associar e comparar, a fim de construir generalizações sobre animais e plantas, como tamanho, cor, forma ou o habitat onde vivem.
(EF03CI06)
Comparar e organizar, nesta habilidade, envolve reconhecer, compreender, apreciar, categorizar e classificar grupos de animais por meio de características externas identificadas, assim como hábitos de vida e seu habitat.