Escola Games | Jogos Educativos
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Ficha pedagógica
Circolando por Minas Gerais
Receitas com muito queijo, igrejas repletas de ouro e belas cachoeiras.
Minas Gerais um lugar de encanto e magia.
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 1º Ano | Álgebra |
Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências |
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. |
História | 3º Ano | As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município |
O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive |
(EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive. |
Dicas para o educador
A cultura pode dar às pessoas uma conexão com certos valores sociais, crenças, religiões e costumes. Permite que eles se identifiquem com outras pessoas de mentalidades e experiências semelhantes. O patrimônio cultural pode fornecer um senso automático de unidade e pertencimento dentro de um grupo e nos permite entender melhor as gerações anteriores e a história de onde viemos.
Objetivos para o aluno
Desenvolver o raciocínio lógico;
Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;
Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;
Aprender sobre patrimônios culturais e históricos de Minas Gerais;
Mostrar o significado de patrimônio;
Diferenciar patrimônio cultural material e imaterial;
Evidenciar a importância de preservar os patrimônios culturais de Minas Gerais;
Reconhecer e valorizar o patrimônio cultural local;
Desenvolver a sensação de pertencimento na comunidade;
Objetivos para o professor
Trabalhar a atenção, concentração e o pensamento lógico;
Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;
Evidenciar a discriminação e a percepção visual, através da análise das peças e suas posições no quebra-cabeça;
Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;
Permitir que os alunos entendam sobre a história da cidade;
Permitir que os alunos reconheçam e valorizem o patrimônio cultural local;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Fazer uma visita pelos patrimônios culturais da cidade (casas tombadas, parques, praças, museus).
(Sugestão 2) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre a história de sua cidade.
(Sugestão 3) Produzir um mural com uma linha do tempo sobre eventos importantes na história de Minas Gerais.
(Sugestão 4) Produzir um mapa gigante apontando e ligando a rota do ouro. Dica: use glitter dourado para traçar a rota.
(Sugestão 5) Pesquisar outros lugares históricos, comidas e costumes de Minas Gerais que não apareceram no game: Ouro Preto, Serra da Canastra, Tiradentes... e e etc.
(Sugestão 6) Após o estudo dos patrimônios culturais, selecione várias fotos, imprima, exponha no chão da sala em cima de um lençol e numere. Em seguida reúna os alunos em grupos e peça que eles apontem em que cidade fica as imagens daquelas fotografias.
(Sugestão 7) Solicite que os estudantes façam um desenho do patrimônio histórico com o qual eles mais se identificaram, acompanhado de um pequeno texto justificando a escolha do mesmo.
(Sugestão 8) Promova uma tarde (ou manhã) com piquenique com as “delícias de Minas”.
Complementando o conteúdo
O patrimônio cultural é composto de muitas coisas grandes e pequenas. Podemos ver isso nos prédios, paisagens urbanas e até mesmo em vestígios arqueológicos. A cultura também pode ser percebida por meio de fontes naturais: a agricultura e as paisagens associadas a ela. É preservado por meio de livros, artefatos, objetos, imagens, fotografias, arte e tradição oral. A herança cultural está na comida que comemos, nas roupas que vestimos, nas religiões que seguimos e nas habilidades que aprendemos. Às vezes, podemos tocar e ver o que constitui uma cultura; outras vezes, é intangível.
Abaixo listamos 5 benefícios da importância dos patrimônios culturais nos espaços formais e não formais da educação.
Compreender significa apreciar:
Como seres humanos, quando entendemos algo, valorizamos essa coisa; e quando valorizamos algo, nós o protegeremos e nos esforçaremos para aprender ainda mais. É importante que os alunos aprendam sobre o patrimônio cultural porque, por meio de um entendimento adequado, o aluno será capaz de se conectar e apreciar o patrimônio cultural e aplicá-lo à sua própria vida.
Os alunos serão inspirados a se conectar com sua cultura:
Não há nada melhor do que saber que seus alunos estão inspirados e conectados com o que estão aprendendo e pesquisando. Quando os alunos se sentem emocionalmente conectados com o curso, muitas vezes eles se sentem mais inspirados para serem criativos e se esforçam muito para fazer o trabalho.
Nosso futuro se beneficiará com o ensino do patrimônio cultural: Se ensinarmos herança cultural aos alunos, eles imediatamente começarão a valorizar sua cultura e a cultura do mundo ao seu redor. Os alunos podem ter se surpreendido no passado pensando de onde todos viemos, como eram as pessoas antes de nós, o que comiam, o que faziam para se divertir? Esses tipos de perguntas orientam os alunos a olhar para dentro e também para frente.
Nós nos conectamos:
Quando os alunos aprendem que compartilham mais do que pensam que fazemos, geralmente se sentem menos sozinhos. É um momento assustador ser um adolescente no ensino médio e, como educador, é importante lembrar que os alunos querem se conectar conosco e com seus colegas. Pode ser difícil para alguns alunos encontrar um terreno comum com aqueles ao seu redor e, claro, isso leva ao bullying e outros problemas entre os grupos de adolescentes, mas por meio da educação pode haver um vínculo que aproxima os alunos.
Podemos trabalhar juntos para proteger o patrimônio cultural:
Infelizmente, é comum que o patrimônio cultural seja destruído. Embora existam leis em vigor para proteger o patrimônio cultural em muitas partes do mundo, nem sempre é seguro e protegido. É importante ensinar aos alunos que o patrimônio cultural está em perigo porque, como eles são o futuro, provavelmente sentirão que desejam ajudar a preservar o passado.