Escola Games | Jogos Educativos
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Ficha pedagógica
Circo mágico
Venha se divertir de montão com a mágica do Circo e, ainda por cima, descobrir conceitos matemáticos como gordo e magro, na frente e atrás, largo e estreito e muito mais. Aprender se divertindo é muito mais legal!
Campo de experiências | Faixa etária | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
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Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
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Língua Portuguesa | 1º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Sinonímia e antonímia/Morfologia/Pontuação |
(EF01LP15) Agrupar palavras pelo critério de aproximação de significado (sinonímia) e separar palavras pelo critério de oposição de significado (antonímia). |
Matemática | 1º Ano | Álgebra |
Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências |
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. |
Dicas para o educador
As crianças da Educação Infantil devem participar de situações em que grandezas e medidas resolvam efetivamente um problema proposto. Assim, poderão atribuir sentido a uma prática social.
Oferecendo problemas relativos ao tamanho, peso, largura, altura, espessura e posição, as crianças constroem ideias sobre o que é matemática, adquirindo uma base sólida para o trabalho com esta disciplina.
Objetivos para o aluno
Fixar a aprendizagem dos conceitos: grande/pequeno, alto/baixo, largo/estreito, grosso/fino, gordo/magro, rápido/lento, frente/costas, na frente/atrás;
Identificar as grandezas;
Fazer comparações de grandezas e medidas;
Utilizar de diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvem contagens e medidas;
Resolver situações-problema que envolvam relações de grandezas;
Estabelecer relações de medidas, fazendo estimativa simples;
Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações de medidas, fazendo estimativa simples;
Estabelecer relações entre duas imagens com conceitos opostos;
Comparar e destacar a diferença entre as imagens pelo tamanho, posição, espessura, altura, velocidade e largura;
Aprimorar a capacidade de discriminação visual;
Objetivos para o professor
Trabalhar de forma lúdica os conceitos matemáticos grande/pequeno, alto/baixo, largo/estreito, grosso/fino, gordo/magro, rápido/lento, frente/costas, na frente/atrás;
Apresentar atividade/jogo que estimule os alunos a estabelecerem conexões com conteúdos relacionados à Matemática;
Oferecer situações para que os alunos se apropriem dos conceitos trabalhados, não só para conhecimento na sala de aula, mas também para o uso em seu cotidiano
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Como registro, a sugestão é distribuir uma tabela com os conceitos trabalhados onde as crianças deverão completar com outros exemplos, através de desenhos. Exemplo: na jogada entre os macacos altos e baixos, as crianças poderão desenhar um adulto/uma criança, uma girafa/um tatu, um prédio/uma casa.
(Sugestão 2) Na sala de aula, outros jogos deverão ser construídos para este trabalho, complementando o jogo “Circo Mágico”! Uma sugestão interessante e muito significativa é o JOGO DA MEMÓRIA, onde as crianças deverão achar os pares “opostos” de acordo com cada conceito:
Alto/baixo, curto/comprido, grosso/fino, profundo/superficial, cheio/vazio, pesado/leve, longe/perto, pouco/muito, rápido/lento, pequeno/grande, entre outros
Os conceitos matemáticos podem e devem ser trabalhados diariamente, através de propostas lúdicas como jogos e brincadeiras e também atividades de registro.
(Sugestão 3) A partir de materiais diversos, como sucatas, pedir à criança para separá-los, classificando-os em grandes e pequenos, maiores e menores, largo e estreito, gordo e magro e etc.
(Sugestão 4) Usando massinha, propor a confecção de objetos de diferentes tamanhos, larguras e etc.
(Sugestão 5) Leve uma fita métrica, régua e uma trena para a sala de aula e meça, junto com as crianças, diferentes objetos.
(Sugestão 6) Utilizar brinquedos da sala para classificar: guardar os toquinhos menores em uma caixinha e os toquinhos maiores numa caixa maior.
(Sugestão 7) Trabalhar com formas geométricas feitas em papel colorido, de diferentes tamanhos.
(Sugestão 8) Analisar as figuras, trocar ideias com os colegas da mesinha e depois separá-las por cor e tamanho.
(Sugestão 9) Separar os alunos em ordem crescente e decrescente acrescentando mais alguma característica como maiores e menores entre meninos e meninas, maiores e menores entre as crianças de cabelo escuro, curto e etc.
(Sugestão 10) Em uma folha sulfite faça uma linha dividindo-a em dois lados, imprima ou cole diversas figuras dos dois lados do quadro. Peça para os alunos identificarem as imagens em menor ou maior, grande ou pequeno, largo ou estreito. É importante ressaltar para as crianças que elas devem levar em consideração o tamanho real das imagens. Apresente os sinais de maior e menor e peça para eles utilizarem os sinais na discriminação das imagens.
(Sugestão 11) Separe objetos presentes na sala de aula de diferentes tamanhos, comprimentos, e outras dimensões (cadeira, lápis, borracha, giz e etc). Monte uma roda de conversa e coloque os objetos para que a turma possa observá-los e classifica-los.
Complementando o conteúdo
A organização da turma durante a atividade é um aspecto fundamental para favorecer a interação entre as crianças, a circulação de informação e o avanço das aprendizagens. É importante dividi-las em duplas ou trios. Durante o jogo, as crianças deverão se revezar para clicar nas imagens. A cada proposta, uma criança coordena o mouse, mas os companheiros de dupla ou trio deverão ajudar na busca pela resposta correta.
Um jogo do site ESCOLA GAMES pode enriquecer este trabalho, com conteúdo específico de MAIOR e MENOR. É o “Maior e menor na selva”.
As medidas têm um uso de grande significado social e estão presentes nas atividades do nosso dia a dia. Por isso são importantes no trabalho de Matemática, não só por configurar a prática social da disciplina, como também por possibilitar a integração entre os vários tópicos programáticos: sistema de numeração, operações, medidas, espaço e forma.
Ainda que alguns dos aspectos a serem estudados sejam complexos, a necessidade do uso social gera a responsabilidade da escola em explorá-los desde o ingresso do aluno ao Ensino Infantil. Cabe ao professor, selecionar propostas, materiais e atividades adequadas.