Compartilhe com a sua turma:
Circo mágico
Venha se divertir de montão com a mágica do Circo e, ainda por cima, descobrir conceitos matemáticos como gordo e magro, na frente e atrás, largo e estreito e muito mais. Aprender se divertindo é muito mais legal!
Campo de experiências | Faixa etária | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
---|---|---|
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 1º Ano | Análise linguística/semiótica (Alfabetização) |
Sinonímia e antonímia/Morfologia/Pontuação |
(EF01LP15) Agrupar palavras pelo critério de aproximação de significado (sinonímia) e separar palavras pelo critério de oposição de significado (antonímia). |
Matemática | 1º Ano | Álgebra |
Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências |
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. |
Dicas para o educador
(EI03ET05)
As crianças pequenas aprendem sobre as características e propriedades dos objetos e figuras usando seu corpo e todos os seus sentidos em situações de exploração e investigação. A partir da oportunidade de realizarem repetidas explorações de diferentes objetos e figuras, elas começam a construir conclusões baseadas em suas percepções físicas imediatas e conseguem classificá-las a partir de atributos ou propriedades que possuem em comum. Nesse contexto, é importante que as crianças pequenas tenham a oportunidade de realizar diversas situações de exploração e investigação de objetos e figuras em suas brincadeiras e em contextos individuais, em duplas ou pequenos grupos, organizados pelo(a) professor(a), observando e comentando obras de artes que exploram formas simétricas, bem como utilizando materiais com formas semelhantes a figuras geométricas para construir imagens e objetos em espaços bidimensionais e tridimensionais.. A observação e a escuta atenta do(a) professor(a) permite que converse com as crianças, apoiando-as em suas descobertas sobre as propriedades dos objetos e figuras e na construção de relações entre elas, favorecendo a ampliação e a consolidação de suas aprendizagens.
(EF01LP15)
Esta habilidade prevê reconhecer relações de sinonímia e antonímia por comparação de palavras a partir de uma determinada relação. É importante que a relação seja apresentada em textos, para que o sentido das palavras seja apreendido na acepção adequada.
(EF01MA09)
Organizar e ordenar objetos se relaciona com observar um conjunto de objetos do cotidiano, identificar um padrão (forma, cor, tamanho etc.) e aplicar o padrão observado na organização de sequências.