Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Casa de carne
Que tal ajudar o Sr. Açougueiro com o balcão hoje?
A Casa de Carnes está lotada e ele precisa de ajuda para pegar os pedidos e conferir os valores certinhos. Você consegue contar as notas e fazer as contas para saber quanto deu cada pedido? Então, vamos nessa!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 2º Ano | Grandezas e medidas |
Sistema monetário brasileiro: reconhecimento de cédulas e moedas e equivalência de valores |
(EF02MA20) Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas. |
Matemática | 3º Ano | Grandezas e medidas |
Sistema monetário brasileiro: estabelecimento de equivalências de um mesmo valor na utilização de diferentes cédulas e moedas |
(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca. |
Dicas para o educador
É fundamental aproveitar as propostas do jogo para trabalhar com ideias de comparar preços, fazer estimativas de compra e outras propostas. Situações de compra e venda na sala de aula são fundamentais para o trabalho com as quatro operações. O jogo CASA DE CARNE atua principalmente incentivando os alunos a criarem estratégias para calcular o valor e separar as notas para o pagamento, conhecendo ao mesmo tempo, os cortes de carne bovina.
Objetivos para o aluno
Brincar, simulando o jogo simbólico (vida real);
Desenvolver conhecimentos sobre a nossa moeda, o Real;
Aprender a utilizar o dinheiro: comprar, pagar, conferir o troco;
Conhecer os cortes de carne bovina;
Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;
Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito do sistema monetário brasileiro através do lúdico;
Sistematizar formas de registro de valores;
Estimular o raciocínio lógico matemático;
Resolver situações problema com situações cotidianas;
Conhecer o sistema monetário brasileiro;
Objetivos para o professor
Desenvolver nas crianças estratégias de cálculos utilizando o dinheiro;
Trabalhar dificuldades apresentadas pelos alunos em relação ao uso do dinheiro, especificamente sobre nossa moeda, o Real;
Compor um ambiente facilitador e prazeroso para aprender Matemática, trabalhando as quatro operações;
Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número através do lúdico;
Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;
Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;
Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Trabalhe com esta proposta como um “faz de conta”, pois as crianças se sentirão mais envolvidas. Assuma a postura de dono do açougue e converse com a turma, convencendo-as a comprar, simulando situações que imitem a realidade: “E aí? O que você vai querer comprar para fazer no almoço hoje?”, ou “O que você está com vontade de comer? Vamos ver qual a carne que você vai levar para a sua mãe fazer no almoço, ou no jantar de hoje.”
(Sugestão 2) Proponha o jogo em duplas. As crianças deverão jogar juntas, com folha e lápis em mãos. Para cada proposta, um registro na folha antes de marcar as notas na tela. Fazendo assim, a dupla terá oportunidade de trocar ideias e sistematizar seus conhecimentos. É importante que as duas crianças passem pelas duas funções: jogar e registrar. Durante as compras as crianças chegam à quantia cobrada de diferentes maneiras. Socialize os exemplos, mostrando que vários deles são corretos.
(Sugestão 3) Com os alunos do 3º ano utilize o jogo do banco imobiliário para melhor compreensão do sistema monetário brasileiro além da nossa de compra, venda/ troco.
(Sugestão 4) Solicitar que os alunos façam desenhos das notas apontando diferenças e semelhanças entre elas.
(Sugestão 5) Apresentar as notas de aos alunos e propor as seguintes perguntas:
O que vocês estão vendo nesta cédula?
Qual é o valor desta cédula?
Qual é o animal que aparece na cédula de R$ 10,00?
Qual é o animal que aparece na cédula de R$ 2,00?
Qual é o animal que aparece na cédula de R$ 20,00?
Todas as cédulas aparecem animais?
Todas as cédulas têm a mesma cor?
E as moedas têm o mesmo tamanho?
Como você sabe qual é o valor da moeda?
A moeda vale mais que uma nota?
(Sugestão 6) Montar um mercado na sala de aula onde os alunos deverão utilizar notas fictícias. Os alunos deverão passar pelo personagem de vendedor e também de comprador.
(Sugestão 7) Trabalhar com os alunos o vídeo a seguir:
“De onde vem o dinheiro”
https://www.youtube.com/watch?v=_HeXbeqvFf8&ab_channel=Sicredi
Disponível em: 28 de Abril de 2021
(Sugestão 8) Utilize atividades imprimíveis sobre o sistema monetário para complementar o conteúdo.
https://amorensina.com.br/atividades-com-o-sistema-monetario-1o-ano/
Acesso em: 28 de Abril de 2021
(Sugestão 9) Trabalhar com os alunos o nome das moedas dos outros países.
(Sugestão 10) Fazer um trabalho interdisciplinar com o professor de Geografia sobre o valor da moeda de cada país (para séries superiores ao 3º ano).
(Sugestão 11) Elaboração de situações problema envolvendo o dinheiro. Elaborar fichar com probleminhas envolvendo situações cotidianas.
(Sugestão 12) Promover uma contação de história sobre o tema: “e se eu tivesse todo o dinheiro do mundo?” Em seguida, socializar com os alunos a importância da conscientização sobre o uso do dinheiro.
Complementando o conteúdo
TRABALHAR COM OS ALUNOS SOBRE: A HISTÓRIA DO DINHEIRO
- Texto informativo: disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-dinheiro.htm
Acesso em 28 de Abril de 2021
- Vídeo sobre o assunto: Como surgiu o dinheiro?/ História infantil - Educação financeira para crianças
https://www.youtube.com/watch?v=rDDyy06CnfU
Acesso em 28 de Abril de 2021.
Falar sobre o início da educação financeira para crianças é algo essencial, tão essencial que deveria ser ensinado tanto nas casas quanto nas escolas, afinal, alguém que não sabe lidar com dinheiro de forma equilibrada pode ter muitos problemas a enfrentar na vida, tais como compras exageradas sem propósito, endividamento excessivo, incapacidade de fazer uma reserva de emergência, incapacidade de poupar para a realização de um sonho e tantos outros pontos.
Fonte: https://dinheirama.com/criancas-x-dinheiro-um-papo-essencial-sobre-o-tema/
Acesso em 28 de Abril de 2021.
10 AÇÕES PARA ENSINAR EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS
Disponível em: https://dinheirama.com/10-acoes-para-ensinar-educacao-financeira-para-criancas-e-adolescentes/
Acesso em: 28 de Abril de 2021.