logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Cartão Virtual Superpai

Cartão Virtual Superpai

Nesta atividade encantadora, as crianças poderão criar um supercartão virtual para celebrar o Dia dos Pais. Usando ferramentas interativas, elas poderão desenhar, adicionar ícones e adesivos, escolher imagens de fundo e inserir textos personalizados, expressando todo o seu amor e carinho pelos pais. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal, tornando o Dia dos Pais ainda mais especial e cheio de significado.

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Arte
1º Ano
2º Ano
3º Ano
4º Ano
5º Ano
Artes integradas

Arte e tecnologia

(EF15AR26)

Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

O segundo domingo do mês de agosto é muito importante por celebrar o “Dia dos Pais”. A equipe do canal da Escola Games quer comemorar esse dia também com muita alegria, carinho e gratidão. Afinal, o pai é uma pessoa muito importante no contexto familiar. Sabemos que ser pai não é somente gerar vida, mas cuidar, proteger e acima de tudo amar. Ser pai é se fazer presente independentemente das circunstâncias e dar apoio à família, aos filhos em especial.

Educador, essa data deve ser comemorada na escola tanto quanto o “Dia das Mães”. Os pais também merecem reconhecimento e as crianças adorarão preparar para os pais uma lembrancinha.

As crianças do 1º ao 5º ano terão um game supercriativo para expressar suas emoções e sentimentos pelos pais. Nesse jogo online, os alunos vivenciarão a oportunidade de criar um cartão virtual para os pais a fim de homenageá-los de forma dinâmica e criativa.

A criança, ao produzir o cartão virtual para seu pai, precisa usar as ferramentas interativas disponibilizadas, inserir no cartão ícones ou adesivos dentro da temática, escolher imagens de fundo que irão agregar sentido à data, bem como definir os textos personalizados.

Muitas crianças veem no pai um espelho, por isso os pais têm que cuidar da sua imagem e dar bons exemplos, porém os filhos precisam entender que o pai não é perfeito, como todas as pessoas, eles também erram e precisam da compreensão dos familiares. Antes de criarem o cartão virtual, educador, faça uma roda de conversa com seus alunos e realize algumas reflexões para sensibilizar as crianças e motivá-las para a produção da arte.

Cabe ao professor de Artes realizar essa atividade, o cartão virtual, com as turmas do 1º ao 5º ano, mas todos os outros professores poderão contribuir com relação ao estudo da temática. O professor de Português ou Redação, antes do game, deverá ler poemas que homenageiam aos pais e depois pedir às crianças para fazerem seus próprios textos poéticos com o objetivo de entregá-los a seus pais também. Quanto ao professor de Educação Física, ele poderá desenvolver um projeto com atividades práticas para os pais e filhos se divertirem no dia das comemorações. O ideal é uma gincana com brincadeiras populares, como por exemplo, a dinâmica denominada “Quem é o meu filho?”. Os pais terão seus olhos vendados e sairão à procura de seus filhos ou filhas. Para desenvolver essa brincadeira com os pais de seus alunos, professor, veja as dicas a seguir:

Primeiramente, educador, reúna os pais e seus filhos em um grupo. Depois, coloque as vendas nos olhos dos pais e as crianças em uma fileira horizontal, em frente a eles. Após um determinado sinal, um apito, por exemplo, cada um dos pais, de olhos bem vendados, tentará encontrar seus filhos ou filhas pelo cheiro e tato. Em seguida, explique às crianças que elas precisam ficar em silêncio, organizadas, com disciplina, para que os papais não sejam guiados pela voz dos filhos. A ideia principal dessa dinâmica é criar um momento de aconchego e carinho entre pai e filhos. Quando a criança for encontrada pelo pai, ela deverá tirar com cuidado a venda dos olhos dele e dar-lhe um abraço bem apertado e prolongado.

Existem várias brincadeiras para serem realizadas no dia da gincana, claro, além da mencionada nesta ficha pedagógica. “Quem é meu filho?" é apenas uma dinâmica utilizada para começar a aquecer os participantes.

Nós, educadores, sabemos que as crianças adoram brincar, por isso uma gincana será uma ótima forma de reunir pais e alunos em uma circunstância de muita diversão e confraternização. Os pais e filhos terão um momento significativo e muito afetivo. Vão trocar habilidades e isso é muito bom. As crianças irão desenvolver a atenção, a concentração, trabalhar a coordenação motora, agilidade, bem como aprimorar o pensamento lógico e crítico.

Professor, você pode utilizar elementos da natureza para elaborar técnicas com desafios, como o labirinto ou a “Caça ao Tesouro”. Poderá acontecer, durante a gincana, um jogo de queimada: pais contra filhos. Como as crianças são menores e mais frágeis, os pais têm que jogar a bola com menos força para que haja equilíbrio.

Com certeza uma gincana com pais e filhos movimenta muito a Comunidade Educativa e traz mais unidade à família, favorece também a parceria entre a escola e familiares. Ao final das atividades, as crianças vão compreender que deve haver colaboração entre as pessoas e trabalho em equipe. O mais importante será as crianças perceberem que os pais se empenharam para estar com elas em um momento lúdico e de vivências, pois nem sempre os filhos têm oportunidades para se interagir com seus pais. Educador, não se esqueça de acrescentar à gincana brincadeiras para que todos da família possam participar, independentemente da idade, como um jogo de adivinhação ou a “Dança das Cadeiras”.

A Dança das Cadeiras é uma brincadeira popular superdivertida que pode ser preparada em dias de eventos para crianças e adultos nas escolas. Além de ser uma excelente atividade para promover interação social e diversão, também ajuda a desenvolver a concentração, a agilidade, a coordenação do corpo e a percepção auditiva.

E como funciona a dinâmica da “Dança das Cadeiras”?

Para começar a brincadeira, professor, coloque as cadeiras em um círculo, com o assento voltado para fora. O número de cadeiras deve ser igual ao número de participantes menos um. Por exemplo, se houver 10 jogadores, coloque 9 cadeiras. Escolha uma música bem animada, professor, de preferência de criança, para ser tocada durante o jogo.

Quando a música começar a ser tocada, os jogadores devem caminhar ou dançar em círculo ao redor das cadeiras. Eles não podem tocar nas cadeiras ou parar de andar enquanto a música estiver tocando. Porém, quando a música cessar, todos devem rapidamente encontrar um lugar para sentar-se. O jogador que não conseguir sentar-se, infelizmente, será eliminado do jogo.

Após cada rodada, uma cadeira é retirada e o jogo tem que recomeçar. A brincadeira permanece até restar apenas um jogador sentado, que será o ganhador. Ele tem que receber um prêmio motivacional dentro do contexto do evento, como por exemplo, ser for um pai, uma bola de futebol, se for uma criança, um brinquedo tecnológico. Caso seja uma mulher, um buquê de flores.

Objetivos para o aluno:

  • Realizar um game didático que possibilita a criação de um cartão virtual para homenagear aos pais;
  • Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística;
  • Reconhecer o super-herói com o qual o pai se identifica;
  • Atribuir virtudes aos pais e valorizá-lo dentro do contexto familiar;
  • Assistir a uma peça teatral produzida e executada pelos pais ou professores;
  • Exercitar habilidades artísticas e desenvolver a comunicação;
  • Conhecer super-heróis da geração dos pais;
  • Participar de um evento na escola a fim de homenagear aos pais;
  • Assumir diferentes papéis, explorar emoções e desafiar a própria criatividade.

Objetivos para o professor:

  • Motivar a turma para acessar o game “Superpai” e possibilitar a produção de um cartão virtual;
  • Dialogar com as crianças a respeito dos pais serem comparados aos super-heróis, analisando aspectos positivos e negativos;
  • Revelar a importância dos pais no contexto familiar, levando os alunos às reflexões e sensibilizá-los;
  • Preparar com carinho e dedicação um evento para homenagear aos pais;
  • Possibilitar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças; • Dar oportunidade à criança de se expressar de maneiras que muitas vezes são limitadas em sua vida cotidiana; • Promover o pensamento crítico e a resolução de problemas; • Organizar uma peça teatral juntamente com os pais para surpreender todas as crianças da escola; • Reunir a Comunidade Educativa em um grande evento para exaltar a figura do pai.

Sugestão de abordagem para o professor

O game em estudo nos faz refletir sobre ser um superpai. Será que os pais são super-heróis para seus filhos? Quais os aspectos positivos e negativos visando a essa comparação? Será que os pais são perfeitos? Não podem errar? Esses questionamentos nos levam a várias reflexões. É preciso ouvir as opiniões das crianças.

Com certeza a criança se sente protegida com a presença de um pai e isso o torna um ser com superpoderes. Claro que eles não têm a capacidade de criar ventos com a força de um furacão como o “Superman”, porém eles são guerreiros ao saírem todos os dias de casa para trabalhar e enfrentar os problemas do dia a dia.

Que tal, professor de Artes, propor às crianças a criação de um desenho do super-herói que represente o pai delas? Primeiramente, estabeleça um diálogo com seus alunos e pergunte a eles como é o pai de cada um. Procure saber qual a característica mais marcante de cada pai e principalmente descubra se as crianças acham o pai delas parecido com algum super-herói. Provavelmente, elas vão relacionar o pai a algum personagem dos Contos de Fada ou mundo das magias. A seguir, há nomes que são de super-heróis populares e pode ser que alguma criança ainda não os conheça. Conte para a turma quem são e que poderes eles têm. Nessa hora, pode ser que alguma criança encontre o super-herói que tem relação com o jeito de ser do pai dela. Apresente os personagens em um telão, pois as crianças vão adorar uma aula expositiva visando ao universo dos super-heróis. Conte as características de cada um e a história de forma resumida. São eles:

Homem de Ferro
Homem Aranha
Batman
Capitão América
Thor
Flash
Wolverine

Após essa aula com exposição do contexto de vida de cada personagem heroico, as crianças estarão cheias de ideias e vão colocar em prática a produção do desenho.

Faça uma exposição com a arte das crianças no corredor da escola e convide os pais para apreciarem.

Professores, sabemos que algumas crianças não têm mais o pai vivo e isso pode gerar um constrangimento. Essas crianças certamente têm alguém na família que desempenha o papel do pai, como por exemplo, o avô, um tio ou a própria mãe. Conversem com as crianças sobre essa circunstância.

Educadores, a arte é uma criação humana ligada às percepções do artista e aos valores estéticos. Durante uma aula com produção de desenho e pintura, por exemplo, várias habilidades e competências são desenvolvidas, revelando novos talentos.

Complementando o conteúdo

Vamos propor um desafio para os professores realizarem com os pais do 1º ao 5º ano: uma peça teatral em que os pais ou mães dos alunos possam representar um super-herói ou heroína.

Primeiramente, professores, façam uma reunião com os pais e convide-os a formar uma peça teatral que será apresentada para as crianças no “Dia dos Pais”. Será uma surpresa maravilhosa para os alunos presenciarem no palco seus pais atuando e dramatizando uma peça teatral com personagens heroicos.

Tanto os educadores quanto os pais poderão elaborar o roteiro da peça. Essa peça precisa de alguns ensaios e por isso os pais com mais disponibilidade de tempo deverão realizá-la.

A peça precisa ser meio cômica para que as crianças se divirtam ao assisti-la e também tem que passar uma mensagem bonita, especial sobre a importância dos pais.

Seria bom perguntar aos pais qual personagem gostaria de encenar. Pode ser que uns já tenham certas fantasias e isso vai favorecer, pois não serão necessários gastos com vestes. Após definição dos pais que vão participar, ficará mais fácil preparar o roteiro da peça e encaixar cada um no papel que lhe couber. Os professores que têm filhos poderão participar também.

Sugerimos que na peça sejam apresentadas certas virtudes de um pai que é um verdadeiro super-herói: amigo, trabalhador, amoroso, responsável, dedicado, sincero, íntegro, tolerante, humilde etc.

Caso os pais queiram criar a peça, seria muito bom ter um educador para intermediar essa atividade cênica. Os pais vão precisar de apoio e também incentivo para que possam criar uma peça bem motivadora. Nada melhor do que um professor para auxiliá-los!

Deixaremos livre a temática da peça, mas gostaríamos que os pais sejam os super-heróis para que entrem no clima de festa e comemoração. Lançamos aqui a proposta e deixaremos a critério dos professores e pais a organização dessa peça teatral que vai movimentar a escola. Basta usar a criatividade que dará tudo certo e será um sucesso a apresentação.

Após a apresentação da peça dos pais, que tal as crianças também se caracterizarem e representarem seus próprios pais? Vai ser muito divertido as crianças imitarem os pais. Os alunos também poderão declamar poemas para os pais ou cantarem uma música bem bonita, como por exemplo, a canção “Pai Grande”, do cantor Milton Nascimento. Essa música pode ser interpretada pelos alunos do 5º ano, uma vez que são mais maduros e vão compreender melhor a mensagem.

O teatro é uma das manifestações artísticas mais completas e provoca mudanças nas vidas das pessoas, pois ele leva às reflexões e aos posicionamentos sociais, é uma grande fonte de cultura. Ele estimula o autoconhecimento, a comunicação verbal e corporal.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br