Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Cartão virtual: Natal
Desperte a magia do Natal com criatividade e diversão! Nesta encantadora atividade, as crianças têm a chance de criar cartões de Natal totalmente personalizados. A ferramenta disponibiliza uma incrível variedade de imagens de fundo e adesivos temáticos, como Papai Noel, presentes, duendes, árvores de Natal e enfeites coloridos. Além disso, os pequenos artistas podem explorar sua imaginação desenhando detalhes únicos e escrevendo mensagens cheias de carinho. Ao final, os cartões podem ser compartilhados com familiares e amigos, tornando essa experiência ainda mais especial. Crie, celebre e espalhe o espírito natalino! 🎄✨
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Arte | 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano | Artes integradas |
Arte e tecnologia |
(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística. |
Dicas para o educador
No Natal, educador, as pessoas ficam mais emotivas e sensíveis. As crianças também se envolvem muito nesse clima de comemoração e festividade. Os professores têm que aproveitar esse momento de confraternização para trabalhar com a temática. Os símbolos do Natal representam o cenário da comemoração de uma grande festa cristã. Começar uma aula apresentando esses símbolos é uma forma de iniciar um diálogo sobre o assunto. São eles: estrela, sinos, vela, presépio, anjo, bola, árvore, Papai Noel, coroa do advento, guirlanda, cartão de natal, peru, ceia, presentes, panetone.
Os cartões de Natal, educador, surgem como símbolo na medida em que enviar postais com uma mensagem bonita nessa quadra festiva tornou-se uma tradição entre família, amigos e clientes. Pensando nesse contexto, uma atividade muito boa para se desenvolver na aula de “Artes” é a produção de cartão de Natal. No nosso canal, a criança do 1º ao 5º ano terá a oportunidade de elaborar seu cartão virtual, totalmente personalizado, com muita criatividade durante a aula de Artes. A ferramenta disponibilizada no game tem uma variedade de imagens de fundo e adesivos dentro da temática em estudo. Ao terminarem a produção artística dos cartões virtuais, eles poderão ser compartilhados com outras crianças, familiares ou amigos.
Educador, o espírito de alegria, agradecimento e partilha invade os corações de todos na época de Natal, fazendo com que as pessoas troquem mensagens simbólicas com sentimento de empatia e amor. Sensibilize suas crianças para que a produção dos cartões virtuais seja um sucesso.
Objetivos para o aluno
- Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais para elaborar um cartão virtual de Natal padronizado;
- Compreender o real sentido do Natal e conhecer seus símbolos;
- Participar da projeção de um presépio de Natal realizado a partir de material reciclável;
- Fazer esculturas com massinha modelar;
- Elaborar poemas dentro da temática em estudo para se sensibilizar e despertar os sentimentos de compaixão pelo próximo;
- Fazer parte de um projeto multidisciplinar para ampliar os conhecimentos e desenvolver suas habilidades;
- Doar brinquedos e mantimentos para pessoas necessitadas;
- Sensibilizar-se com a dor e necessidade de outras crianças que têm uma vida mais privada;
- Perceber a importância dessa data comemorativa que leva alegria e festividade às pessoas de modo geral.
Objetivos para o professor
- Usar tecnologias e recursos digitais para incrementar as aulas e sair da rotina;
- Propiciar às crianças a produção de um cartão virtual padronizado;
- Elaborar um projeto multidisciplinar com montagem de presépio e produção de textos poéticos;
- Tocar o coração das crianças para terem mais empatia, solidariedade e amor;
- Promover a construção de conhecimentos integrados;
- Possibilitar à Comunidade Educativa um evento para que possam comemorar o Natal com espírito de alegria;
- Conversar e ouvir sobre o que as crianças entendem do Natal;
- Incentivar as crianças para a doação de mantimentos e brinquedos nessa época e também sempre que possível;
- Resgatar os verdadeiros significados do Natal e promover a socialização das crianças através das atividades programadas;
- Abordar valores como solidariedade, empatia, respeito às diferenças, amor, generosidade e gratidão;
- Estimular o respeito às crenças, aos símbolos, aos sentimentos individuais e à religiosidade de cada um.
Sugestão de abordagem para o professor
O que são as Artes Integradas?
“Elas são uma abordagem metodológica ou de ensino que utiliza a Arte como forma de pesquisa de mundo, que integram, em um processo criativo, conhecimentos entre a Arte e outras áreas de conhecimento de forma equitativa, promovendo a construção de conhecimentos integrados em ambas. Elas primam pelo conhecer e aprender pelos sentidos, permitindo que os estudantes construam e demonstrem suas aprendizagens, comunicando suas sínteses por meio de produções que se amparam na e pela Arte".
Esse conceito de “Artes Integradas” nos faz entender que o ensino e aprendizagem de um determinado assunto pode se fazer presente em várias disciplinas, pois existem as conexões que promovem o conhecimento.
Pensando nessas conexões, vamos propor a execução de um projeto artístico e emotivo que envolva os alunos do 1º ao 5º ano: a montagem de um presépio de Natal. Isso mesmo! As crianças e professores terão momentos de interação e cooperação, aumentando os vínculos afetivos.
Projeto multidisciplinar: montando um presépio
Montar um presépio de Natal é um desafio muito prazeroso e significativo. É uma experiência da qual os alunos não se esquecem. As crianças adoram se interagir e criar cenários característicos, temáticos.
O professor de Artes irá montar um projeto com a cooperação de todos os educadores da escola e até os pais poderão dar sua contribuição. Os alunos do 1º ao 5º ano vão montar um presépio de Natal. É preciso elaborar um desenho para representar esse presépio para se ter uma ideia de como será essa montagem.
O presépio é uma representação do cenário em que o Menino Jesus nasceu. O professor de Ensino Religioso ou de Português poderá trabalhar o sentido do Natal e seu simbolismo, dando ênfase às informações visando ao surgimento do presépio.
Na aula de Artes, as crianças podem criar os elementos natalinos que vão compor o presépio se utilizando de material sucata. Será uma oficina de Artes. As crianças podem fazer esculturas com massinha modelar. No dia de montar o presépio, todos os educadores deverão ajudar nesse processo, dando orientações às crianças menores.
No presépio, além de Jesus e de seus pais, Maria e José, nele figuram: os animais do estábulo, que aqueceram Jesus; o anjo, que anuncia ao mundo o seu nascimento; a Estrela de Belém, que indicou o caminho para os reis magos; os três reis: Baltazar, Gaspar e Melchior.
As crianças do 1º e 5º ano têm que usar a criatividade e trabalhar em equipe com entusiasmo, para que assim, o presépio saia de acordo com as expectativas e possa levar emoção às pessoas e crianças que forem visitá-lo.
Complementando o conteúdo
A poesia está presente em nossas vidas quando se trata de momentos especiais e simbólicos. Uma atividade que leva nossas crianças a expressarem seus sentimentos e emoções é a produção de texto poético. Educador, converse com suas crianças sobre a vida de outras que não têm as mesmas possibilidades de ter um Natal com fartura e o que se deve fazer para ajudá-las. Inicie a aula questionando o real sentido do Natal. Desperte nas crianças um sentimento de compaixão pelas pessoas e crianças que possam por necessidades e não poderão confraternizar dentro da tradição do Natal, ou seja, faça-as perceberem que muitas crianças passam fome e não têm brinquedos para se divertirem. O que fazer para colaborar com essas criancinhas?
Deixe os alunos falarem e darem sugestões. Vá intermediando esse diálogo, professor, procurando conscientizar as crianças para que sintam solidariedade pelas pessoas sem condições de ter um Natal dentro dos padrões estabelecidos pela sociedade. Proponha que elas doem brinquedos e mantimentos para que se possa concretizar um “Natal Solidário”. É importante tocar o coração dos pais também para que dê certo essa ideia incrível que poderá se tornar um grande projeto.
Após a exploração do assunto em uma “Conversa de Roda”, dê material e espaço às crianças para produzirem seus poemas dentro da temática em estudo, educador.
Produzindo poemas de natal
O professor de Língua Portuguesa e o de Artes poderão motivar as crianças para a produção de texto poético sobre o tema Natal e ilustração do mesmo. Para ilustrá-lo, sugerimos o trabalho com recortes, moldes e material reciclável.
No dia do evento da apresentação do presépio à Comunidade Educativa, as crianças deverão declamar seus poemas.
As crianças, ao recitarem poesias, evoluem na expressão oral, nos gestos e desenvolvem várias habilidades, além de expressarem as emoções contidas.