logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Cartão virtual Dia das Mães

Cartão virtual Dia das Mães

No Cartão Virtual: Dia das Mães, as crianças têm a oportunidade de expressar seus sentimentos de maneira criativa e divertida. Com uma variedade de stickers, ícones, mensagens e imagens de fundo, elas podem personalizar o cartão virtual para suas mães. Além disso, as crianças podem adicionar seus próprios desenhos ao cartão. Ao finalizar, é possível salvar um lindo cartão personalizado para presentear a mamãe com carinho e amor.

Acessar
BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Arte
1º Ano
2º Ano
3º Ano
4º Ano
5º Ano
Artes integradas

Arte e tecnologia

(EF15AR26)

Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

O game “Cartão Virtual Dia das Mães” é uma excelente estratégia didática para trabalhar o tema em estudo. O “Dia das Mães” é uma oportunidade de resgatar com as crianças a importância dessas guerreiras que tanto fazem pelo bem-estar da família, em especial, das crianças. Educador, vá com seus alunos para a sala de informática a fim de que eles possam criar um cartão virtual com fundo de tela especial, paleta de cores e símbolos característicos do contexto das mães. Ao clicar na seta indicativa, surgem várias opções de fundo de tela. A criança escolhe aquela com a qual mais se identificar e começa a utilizar as ferramentas disponíveis para elaborar virtualmente o seu cartãozinho. As flores são elementos essenciais do cartão uma vez que muito representam as mães e são um presente ideal para agradá-las em seu dia. Há uma variedade de stickers, ícones, mensagens e um fundo de imagens meio mágico. Adicionar os próprios desenhos vai possibilitar às crianças usar a imaginação e exercitar a criatividade.

Uma ótima sugestão para melhor aproveitar o jogo online, professor, é reproduzir o cartão definido por cada criança em uma folha sulfite com fundo rosa. Motive-as para realizar a mesma arte nessa folha, ampliando o desenho se necessário. Elas poderão se utilizar desse cartão para presentear suas mães. O cartão virtual aqui proposto é uma oportunidade das crianças expressarem seus sentimentos e emoções.

O game também dará um embasamento para que os professores possam preparar uma homenagem às mães. Ao final das apresentações, as crianças entregam o cartão. Antes das apresentações, sugerimos atividades que envolvam os alunos afetivamente, como interpretação de letras de música, poemas e narrativas com a temática voltada para a importância das mães.

Um “café da manhã” com quitutes será uma boa proposta para encerrar o evento em homenagem às mães. É fundamental preparar uma mesa bem bonita e representativa.

Para fortalecer ainda mais os laços familiares, a instituição de ensino pode promover uma gincana para que os pais participem e não somente as mães.

O “Dia das Mães” é uma data muito especial e faz parte de nossa cultura a comemoração. As mães são sem dúvida nenhuma o maior símbolo de amor incondicional e força.

As crianças precisam compreender que existem diversas formas de família e elas têm que respeitar as diversidades.

Professor, explique às crianças que muitas famílias não têm uma mãe tradicional, mas sempre há alguém que desempenha o papel das mães e pode muitas vezes ser uma avó ou mesmo o pai. Eles merecem o mesmo amor, afeição e valorização.

Objetivos para o aluno:

  • Realizar cartões virtuais no game que possam representar o amor e respeito pelas mães a partir de sua criatividade e leitura de mundo;
  • Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística;
  • Reconhecer e retribuir o afeto, o cuidado e o trabalho da criação de uma criança ou adolescente por uma mãe;
  • Compreender as diversas formas de família, promover o respeito e a diversidade;
  • Elaborar um mural com fotografias das mães e familiares;
  • Produzir textos poéticos para homenagear suas mães;
  • Participar de uma gincana com brincadeiras e dinâmicas para interagir-se com as mães e familiares.

Objetivos para o professor:

  • Motivar a todas as crianças para a produção do cartão virtual através do game indicado;
  • Sugerir que o cartão virtual seja transportado para uma folha de papel sulfite rosa para servir de presente às mães;
  • Realizar atividades que desenvolvam a coordenação motora fina e ampla, bem como a percepção visual;
  • Proporcionar às crianças o uso de sua imaginação e desenvolvimento de suas habilidades e competências;
  • Organizar um mural para que cada criança possa trazer uma foto das pessoas que considera importantes em suas vidas, em especial, das mães;
  • Possibilitar às crianças a prática de produção de texto poético dentro da temática em estudo;
  • Preparar uma gincana para que as crianças e mães possam se interagir;
  • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para a criança expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
  • Transmitir valores de respeito, valorização e obediência para com a mamãe.

Sugestão de abordagem para o professor

Que tal, professor, organizar um mural para que as crianças possam trazer de casa uma foto das pessoas que elas consideram importantes em suas vidas e anexar ao mesmo? Claro que a mãe será a figura central desse mural!

As crianças vão enfeitá-lo com fotografias, frases simbólicas e afetivas.

No dia do evento para homenagear essas guerreiras, será exposto o mural para apreciação dos convidados e pais.

Deixar as crianças participarem da elaboração do mural é muito importante para que elas possam se interagir, colaborar com esse momento de aprendizado e desenvolvimento de suas habilidades. Com certeza também será uma oportunidade única de cada criança falar a respeito das fotografias e sobre o quanto aquelas pessoas que estão ali representam em sua vida.

Além da exposição do mural com fotos da família, sugerimos uma canção para ser apresentada pelas crianças no dia do evento em homenagem às mães. A música do maravilhoso Roberto Carlos: “Como é grande o meu amor por você”. Organize uma coreografia bem bonita em que as crianças vão cantando e gesticulando, professor, de forma que possam expressar suas emoções e gratidão pelas mães.

Como É Grande O Meu Amor Por Você
Roberto Carlos

Eu tenho tanto pra lhe falar
Mas com palavras não sei dizer
Como é grande o meu amor por você
E não há nada pra comparar
Para poder lhe explicar
Como é grande o meu amor por você

Nem mesmo o céu, nem as estrelas
Nem mesmo o mar e o infinito
Não é maior que o meu amor, nem mais bonito

Me desespero a procurar
Alguma forma de lhe falar
Como é grande o meu amor por você

Nunca se esqueça nem um segundo
Que eu tenho o amor maior do mundo
Como é grande o meu amor por você

Mas como é grande o meu amor por você

Complementando o conteúdo

O “Dia das Mães” pode ser um tema muito rico para o desenvolvimento de atividades pedagógicas na escola. Os educadores podem trabalhar com as crianças a importância da figura materna na sociedade e na vida de cada um, bem como o significado da família como um todo. Existem inúmeras possibilidades de aproveitar o game “Cartão Virtual Dia das Mães” em atividades impressas, como interpretação de textos poéticos ou narrativas abordando a temática. É possível realizar também brincadeiras e dinâmicas para contextualizar o conteúdo do game.

Um projeto interdisciplinar é uma ótima proposta didática para interagir tanto as crianças como os educadores também. As tarefas podem ser divididas para não sobrecarregar alguns professores. As crianças gostam de atividades recreativas. Uma gincana com as famílias vai movimentar a todos em um momento de muita confraternização e alegria.

Todos os professores poderão colaborar no momento da gincana, auxiliando crianças e familiares.

Os alunos do 1º ao 5º ano deverão participar da gincana com seus familiares e em especial com as mães. Será um evento para envolver todas as séries.

Para ajudá-lo nessa gincana, professor, vamos propor umas dinâmicas e brincadeiras, mas você precisa acrescentar outras que estejam de acordo com o perfil de sua turma.

JOGO: UMA FLOR PARA A MAMÃE

Vamos precisar de uma flor para começar a brincadeira. As participantes, ou seja, as mães, irão sentar-se em círculo e o professor terá uma flor na mão. Então, vai dizer para a mamãe que está à sua esquerda: senhora… (dirá o nome dela), receba esta flor que a senhora… (pronunciará o nome da mãe da direita) lhe enviou… E entregará a flor. A próxima mãe fará a mesma coisa. A mãe que trocar ou esquecer algum nome passará a ser chamada pelo nome de um bicho. Por exemplo, onça. Quando tiverem que se referir a ela, as suas vizinhas, em vez de dizerem seu nome, deverão chamá-la pelo nome do bicho. O professor animador ficará atento e não deixará as participantes entediadas. Quanto mais rapidamente se fizer a entrega da flor, mais engraçado ficará o jogo.

Essa dinâmica é muito boa para realizar com as mães de cada turma. É uma brincadeira para iniciar a gincana, para aquecer as mães.

DINÂMICA: OLHOS VENDADOS

Educador, reúna as mães e seus filhos em um grupo. Depois, coloque as vendas nos olhos das mães e as crianças em uma fileira horizontal, em frente a elas. Após um sinal, pode ser o som de um apito, cada uma das mães, de olhos vendados, tentará encontrar seus filhos pelo cheiro e tato.

Explique às crianças, professor, que elas precisam ficar em silêncio para que as mães não se guiem pela voz delas. Quando a criança for encontrada, ela irá tirar a venda dos olhos da mãe e lhe dará um beijo ou abraço.

BRINCADEIRA: QUEIMADA COM AS MÃES

Queimada é uma brincadeira tradicional e bem antiga. As crianças com certeza conhecem e gostam desse jogo. A ideia é criar uma disputa saudável entre as mães e filhos.

Para o jogo de queimada tradicional, você precisa de uma bola que não seja muito dura, nem tão leve. No mínimo, seis pessoas de cada lado, professor. Divida os participantes em dois times: mães e filhos.

O jogo começa quando um lançador atira a bola em direção a um dos jogadores do time adversário. Se ele for atingido pela bola, infelizmente, estará fora do jogo.

Então, a partir daí, há a primeira variação. A queimada com cemitério. O cemitério é um espaço mais estreito, depois que o campo de jogo acaba. Para o cemitério vão aqueles que foram queimados. Cada um, no cemitério oposto ao seu campo.

Quem está no cemitério pode pegar a bola que chegar à sua parte do campo e queimar os jogadores do time oposto, ou jogar para os do seu próprio time fazer a queimada.

Como as mães têm mais força, indicamos uma orientação nesse sentido, ou seja, pedir que não joguem a bola nas crianças com muita pressão, pois poderão machucá-las.

Não se sabe o resultado da brincadeira, mas o sucesso e diversão serão garantidos. As mães e crianças vão se divertir muito e isso é o que objetivamos.

RECITAL DE POESIA:

Além da gincana, propomos um recital de poesia sobre a importância das mães para as crianças do 3º ao 5º ano declamarem. A poesia sobre mães é um tema muito importante na literatura. Muitos poetas e poetisas escreveram sobre seus sentimentos visando às mães. Poemas sobre a maternidade podem ser lidos em comemoração ao Dia das Mães, data que geralmente é especial para grande parte das pessoas. As crianças sentem-se felizes ao interpretarem e decorarem poemas para recitar às suas mães.

A seguir, há sugestões de alguns poemas. Você pode acrescentar outros, professor. É importante trabalhar com as crianças o significado das palavras de difícil vocabulário que aparecerem nos textos poéticos e explorar a riqueza dos versos, bem como deixar as crianças se expressarem. Depois de levar ao conhecimento da turma os poemas a seguir, proponha para as crianças a produção de seus próprios poemas, professor. Diga que os melhores serão aproveitados no dia do recital.

Esse evento será muito especial! Todos os familiares serão convidados para apreciá-lo. As mães terão um lugar de destaque. Para recepcioná-las, escolha uma criança para entregar a cada mãe uma flor. Para o ambiente ficar agradável e acolhedor, sugerimos uma música de fundo.

Poema: Mãe
Autor: Mário Quintana

Mãe… São três letras apenas
As desse nome bendito;
Também o céu tem três letras
E nelas cabe o infinito.

Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disser
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer.

Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do céu
E apenas menor que Deus!

(Sem título) – Paulo Leminski

Minha mãe dizia:
– Ferve, água!
– Frita, ovo!
– Pinga, pia!
E tudo obedecia.

O Menino Que Carregava Água Na Peneira - Manoel de Barros

Tenho um livro sobre águas e meninos.
Gostei mais de um menino
que carregava água na peneira.
A mãe disse que carregar água na peneira
era o mesmo que roubar um vento e
sair correndo com ele para mostrar aos irmãos.
A mãe disse que era o mesmo
que catar espinhos na água.
O mesmo que criar peixes no bolso.
O menino era ligado em despropósitos.
Quis montar os alicerces
de uma casa sobre orvalhos.
A mãe reparou que o menino
gostava mais do vazio, do que do cheio.
Falava que vazios são maiores e até infinitos.
Com o tempo aquele menino
que era cismado e esquisito,
porque gostava de carregar água na peneira.
Com o tempo descobriu que
escrever seria o mesmo
que carregar água na peneira.
No escrever o menino viu
que era capaz de ser noviça,
monge ou mendigo ao mesmo tempo.
O menino aprendeu a usar as palavras.
Viu que podia fazer peraltagens com as palavras.
E começou a fazer peraltagens.
Foi capaz de modificar a tarde botando uma chuva nela.
O menino fazia prodígios.
Até fez uma pedra dar flor.
A mãe reparava o menino com ternura.
A mãe falou: Meu filho você vai ser poeta!
Você vai carregar água na peneira a vida toda.
Você vai encher os vazios
com as suas peraltagens,
e algumas pessoas vão te amar por seus despropósitos!

Ensinamentos, de Adélia Prado

Minha mãe achava estudo
a coisa mais fina do mundo.
Não é.
A coisa mais fina do mundo é o sentimento.
Aquele dia de noite, o pai fazendo serão,
ela falou comigo:
“Coitado, até essa hora no serviço pesado”.
Arrumou pão e café , deixou tacho no fogo com água quente.
Não me falou em amor.
Essa palavra de luxo.

Mãe, de Sérgio Capparelli

De patins, de bicicleta
de carro, moto, avião
nas asas da borboleta
e nos olhos do gavião
de barco, de velocípedes
a cavalo num trovão
nas cores do arco-íris
no rugido de um leão
na graça de um golfinho
e no germinar do grão
teu nome eu trago, mãe,
na palma da minha mão.

O recital de poesia tem por objetivo permitir que as crianças brinquem com as palavras e percebam as diferenças entre ritmos e sonoridades, possam cantar e recitar, enfim, ele estimula a oralidade, a criatividade e reflexão.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br