Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica
Carnaval
Quem aí gosta de brincar de pular o Carnaval? É nessa festa super divertida que nos fantasiamos, brincamos e pulamos de montão. Vamos brincar de quebra-cabeça com as fantasias mais legais da festa! Venha brincar no bloquinho Escola Games.
Campo de experiências | Faixa etária | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
---|---|---|
Corpo, gestos e movimentos | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas. |
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 1º Ano | Álgebra |
Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências |
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. |
Dicas para o educador
O carnaval muitas vezes é associado a coisas de adultos, porém o carnaval também pode ser muito divertido para as crianças. Elas aprendem sobre sua própria cultura local, sobre a cultura de outros países, além disso é um excelente momento para praticar atividades físicas como a dança, atividades artísticas como pintura e desenho e ao mesmo tempo aprender sobre história. Esse game aliado as propostas apresentadas nessa ficha irão promover um aprendizado lúdico, divertido e significativo para as crianças.
Objetivos para o aluno
Conhecer sobre a cultura do país;
Compreender o que é o carnaval;
Estimular a aprendizagem;
Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;
Desenvolver a coordenação motora;
Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;
Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;
Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;
Objetivos para o professor
Apresentar aos alunos a cultura do país;
Ensinar sobre o carnaval;
Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;
Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;
Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Perguntar para os alunos:
O que é o carnaval?
O que fazemos no carnaval?
Existe carnaval em outros países?
Quando é o Carnaval?
(Sugestão 2) Pesquisar juntamente com os alunos a origem do Carnaval.
(Sugestão 3) Cantar e dançar músicas de carnaval (trabalho interdisciplinar com o professor de educação física)
(Sugestão 4) Fazer glitter ecológico e explicar os riscos que os glitters tradicionais proporcionam ao meio ambiente (trabalho interdisciplinar com o professor de ciências).
Receita do glitter ecológico: https://www.ecycle.com.br/glitter-ecologico/
(Sugestão 5) Criar e pintar máscaras de carnaval. (trabalho interdisciplinar com o professor de artes).
(Sugestão 6) Programar uma manhã ou tarde de carnaval para as crianças, com muita música, danças e fantasias.
(Sugestão 7) Pesquisar sobre as escolas de samba mais famosas em sua região.
(Sugestão 8) Sugestão de desenhos para colorir e atividades sobre carnaval.
Disponível em: https://atividadespedagogicas.net/carnaval
Acesso em: 16 de fevereiro de 2022
(Sugestão 9) Com os 3ºs anos utiliza problemas matemáticos envolvendo o assunto carnaval, por exemplo: valor de máscaras e fantasias, quantidade de glitter e confete, tamanho dos tecidos para fantasias etc.
Complementando o conteúdo
A História do Carnaval do Brasil é bastante intrigante e informativa. Os primeiros carnavais pré-Quaresma aconteceram na Itália. Carnaval veio da palavra Carne Vale que se traduz em 'Adeus à Carne'. Desde então, o termo carnaval foi usado para sinalizar o início de um período de abstinência de 40 dias conhecido como Quaresma.
Embora a prática dos carnavais tenha origem na Europa, a influência africana é evidente nos carnavais brasileiros que vemos hoje. A história do carnaval dita que isso começou quando o Brasil se tornou uma colônia de Portugal. Devido ao tráfico de escravos africanos, os carnavais adaptaram as práticas tribais que incluíam desfilar pela vila, o que na verdade era feito para afastar todos os maus espíritos da região. As pessoas começaram a usar fantasias e máscaras tribais durante as celebrações.
Fonte: https://www.riocarnaval.org/brazil-carnival/carnival-history
Acesso em: 16 de fevereiro de 2022