Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica

Cantiga de roda: O sapo
As crianças exploram a cantiga "O Sapo", desenvolvendo oralização, ritmo e musicalidade. A atividade inclui a leitura da letra e a apresentação de três versões musicais — infantil, baião e samba —, ampliando a percepção musical, estimulando a coordenação motora e incentivando a expressividade vocal.
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 2º Ano | Oralidade |
Produção de texto oral |
(EF02LP15) Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia. |
Arte | 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano | Música |
Elementos da linguagem |
(EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical. |

Dicas para o educador
Aprender brincando é o caminho para uma aprendizagem significativa, pois a criança assimila o conhecimento de uma forma lúdica e memoriza-o sem perceber. A equipe do canal da “Escola Games” emprenha-se na produção de games de entretenimento com teor educativo para auxiliar nossos educadores na nobre missão de ensinar. O jogo online “O Sapo” vai movimentar a criançada do 1º ano ao 5º, trazendo à tona cantigas de roda que tanto encantaram no passado e ainda envolvem nossos educandos na atualidade por causa da melodia cativante, ritmo gostoso e sabedoria popular.
Educador, apresente a cantiga em estudo às crianças através de um telão nas três versões do game visando ao ritmo e motive-as para cantá-la se utilizando de gestos, palmas, balanço, enfim, elas têm que entrar no clima da brincadeira de roda. Cante e dance com elas animadamente, puxe para a roda as crianças mais tímidas, crie uma coreografia com a criançada para que apresentem a mesma aos pais. Levar os pais para a escola é uma forma de envolvê-los no processo de aprendizagem dos filhos. Em casa, eles podem reforçar os conteúdos trabalhados no dia a dia da sala de aula. No caso da cantiga em estudo, eles também deverão brincar com seus filhos.
Ao cantarem a canção de roda “O Sapo”, as crianças vão desenvolver a linguagem oral, o ritmo e a musicalidade.
O professor de Arte, com ajuda de outros educadores, pode inserir instrumentos musicais na hora de cantar a cantiga de roda. Basta levar para a sala de aula instrumentos musicais os quais as crianças conseguem manipular, como tambor, chocalho, flauta etc. Sempre há alunos na sala que sabem tocar algum instrumento. Convide-os com antecedência para levar seus instrumentos para o dia da aula com música. Se houver na escola um professor específico de música, sugerimos uma parceria com o de Arte para elaborarem um projeto interdisciplinar. O trabalho em equipe rende mais e alavanca o conhecimento.
A cantiga de roda em estudo fala sobre um sapo que, apesar de viver na lagoa, se recusa a lavar os pés, o que resulta em um insuportável chulé. A canção pode ser interpretada de maneira simples, educador, como uma brincadeira infantil que ensina sobre higiene de forma lúdica. Em outra perspectiva, a criança pode entender que não lavar os pés leva a consequências. A cantiga de roda “O Sapo Não Lava o Pé” pode ser uma grande motivação para o educador abordar sobre a importância da higiene para uma boa saúde.
A seguir, a letra dessa canção de roda popular para apreciação e engajamento das atividades:
O Sapo Não Lava o Pé
Cantigas Populares
O sapo não lava o pé.
Não lava porque não quer.
Ele mora lá na lagoa
E não lava o pé
Porque não quer.
Mas, que chulé!
Objetivos para o aluno
- Realizar um game de entretenimento com teor educativo sobre CANTIGA DE RODA: “O SAPO”;
- Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc);
- Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia;
- Ampliar o vocabulário e enriquecer o repertório;
- Ler, com autonomia e fluência, textos curtos, com nível de textualidade adequado, silenciosamente e, em seguida, em voz alta;
- Produzir paródias ou novas versões para as canções de roda;
- Conhecer o texto-fonte e o intertexto;
- Exercitar a cognição e as habilidades artísticas;
- Participar de dinâmicas para contextualizar o game e assimilar o conteúdo de forma lúdica;
- Estudar sobre a importância dos sapos para o equilíbrio ambiental;
- Pesquisar sobre as causas que estão levando à extinção dos sapos e produzir cartazes para conscientização das pessoas;
- Assimilar valores e princípios que vão levar a uma consciência ecológica;
- Recriar, interpretar e relacionar-se com o mundo em que vive.
Objetivos para o professor
- Motivar os alunos para a execução de um game de entretenimento com teor educativo que visa a uma CANTIGA DE RODA: “O SAPO”;
- Utilizar jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical;
- Incitar o ânimo dos alunos para manusearem e tocarem instrumentos musicais;
- Deixar as crianças ganharem autonomia e superarem suas dificuldades;
- Aproveitar os conteúdos para trabalhar com valores, princípios e ajudar na evolução moral das crianças;
- Preparar atividades com intertextualidade para as crianças prosperarem na escrita e leitura;
- Elaborar um projeto interdisciplinar ou multidisciplinar;
- Possibilitar às crianças a oportunidade de explorar e vivenciar a cantiga de roda, desenvolvendo habilidades motoras e sociais através de brincadeiras que integram danças, músicas e dramatizações.
Sugestão de abordagem para o professor
INTERTEXTUALIDADE E O TRABALHO EM GRUPO
Sugerimos, para complementar o estudo visando às cantigas de roda, a interpretação de outras canções de roda, como por exemplo, Roda Pião, Escravos de Jó, Rosa Juvenil, O cravo e a Rosa, Ciranda-Cirandinha e Atirei o Pau no Gato, A Dona Aranha, entre outras.
Divida as crianças em grupos, dê uma cantiga de roda para cada equipe interpretar e ilustrar. A seguir, proponha às crianças a apresentação à turma de uma nova versão da cantiga de roda em estudo. Um grupo vai trabalhar com a canção “O Sapo”, focando no contexto da cantiga do game de nosso canal. Os demais grupos vão abordar as cantigas de roda mais conhecidas. Essa será uma aula muito proveitosa e divertida.
Os alunos podem criar paródias com as cantigas de roda em estudo. A paródia consiste na recriação de uma obra já existente, a partir de um ponto de vista predominantemente engraçado e inovador. A reprodução de textos já existentes exige muita criatividade e os alunos têm que trocar ideia para produzirem algo inédito, que possa agradar aos leitores. A paródia é um exemplo de intertextualidade devido à releitura cômica de um texto original. Ela ocorre, professor, quando um texto, denominado texto-fonte, influencia a produção de outro texto, chamado de intertexto.
Essa atividade de produção de texto pode ser realizada com todas as crianças, mas será muito boa para ser desenvolvida pelos alunos do 2º ano, com intermediação do professor de Língua Portuguesa.
Complementando o conteúdo
O sapo é ou não um animalzinho útil?
Essa pergunta vai levar a uma animada discussão na sala de aula. As crianças vão descobrir o quanto o sapo é importante para o equilíbrio ambiental. O professor de Língua Portuguesa e Ciências podem desenvolver um pequeno projeto e apresentá-lo à Comunidade Educativa.
Começar a aula com uma criança imitando um sapo é uma ótima iniciativa para motivar todos os alunos do 1º ao 5º ano. A criança precisa de uma certa desenvoltura para dramatizar um sapo. Um jeito fácil e bem comum é colocar os braços e mãos entre as pernas e dar saltos.
Os sapos são predadores naturais de vetores que transmitem doenças como dengue, chikungunya, malária e febre amarela. Essa é uma informação muito importante para passar às crianças e conscientizá-las. Eles controlam a população de insetos, aranhas e escorpiões. O professor de Ciências pode apresentar a importância dos sapos se utilizando de uma aula-vídeo. Depois, ele deverá propor uma pesquisa em grupo e marcar o dia de apresentarem o resultado à turma.
Na aula de Língua Portuguesa, as crianças terão a oportunidade de usar o embasamento adquirido na pesquisa para produzirem narrativas ou até poemas sobre o SAPO.
Como preservar essa espécie?
As crianças vão elaborar cartazes para despertar a curiosidade das pessoas com relação à importância do sapo. Uma vez que pesquisaram e tiveram aula sobre esse assunto, estarão com o conteúdo ideativo aflorado e com certeza farão cartazes criativos e interessantes.
Educador, os sapos são uma das espécies ameaçadas pela extinção. As principais causas são: alteração e destruição de paisagens naturais, aumento na incidência de radiação ultravioleta, poluição e aquecimento global. As crianças podem se basear nessas principais causas para criarem slogans. Ideias a partir de slogans são sempre marcantes e bem-vindas. Através de um slogan inteligente, educador, é possível evocar emoções e conscientizar o público-alvo.
Os alunos podem fazer uma passeata com os cartazes ou anexá-los às paredes da escola.
As passeatas são uma forma de protestar, uma manifestação que cria uma consciência coletiva sobre a importância da preservação do meio ambiente e espécies em extinção. Há crianças e jovens que gostam de pintar o rosto para saírem às ruas e protestarem, denominados caras-pintadas. Caso haja criança que queira pintar o rostinho com a imagem do sapo, educador, convide os pais delas para ajudarem nesse processo, pois elas precisam de auxílio nesse momento e será uma oportunidade de trazer os pais para o ambiente escolar. A parceria entre escola e família é um dos principais elementos para promover uma educação inclusiva e garantir o sucesso de uma aprendizagem significativa.