Escola Games | Jogos Educativos
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Ficha pedagógica

Cantiga de roda: Marcha soldado
Nesta atividade, a criança lê e compreende a letra de uma música antes de cantá-la em três versões diferentes, explorando variações de arranjo. Primeiro, ela se familiariza com a letra e seu significado. Em seguida, a música é apresentada em três estilos: uma versão bem infantil, uma no ritmo contagiante do baião e outra com a energia do samba. A cada nova versão, a criança percebe como a melodia e o ritmo influenciam a interpretação da mesma canção, estimulando a musicalidade, a percepção rítmica e o contato com a diversidade da música brasileira de forma lúdica e envolvente.
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 2º Ano | Oralidade |
Produção de texto oral |
(EF02LP15) Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia. |
Arte | 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano | Música |
Elementos da linguagem |
(EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical. |

Dicas para o educador
A equipe do canal da Escola Games, educador, empenhou-se bastante para realizar um game que trará de volta uma canção muito conhecida e que marcou a infância de nossos antepassados: “Marcha Soldado”. No jogo online, a letra de música se apresenta em três versões: infantil, baião e samba. Através da música, professor, sabemos que as crianças exercitam a expressão oral e corporal, aprimoram a percepção, o ritmo e desenvolvem várias habilidades artísticas e sociais.
Educador, “Marcha Soldado” é uma canção muito popular portuguesa que remonta ao século XIX e tornou-se um hino icônico na cultura infantil de Portugal. A canção é tradicionalmente associada a jogos infantis de roda ou marcha.
Durante brincadeiras e eventos escolares, a marchinha é muito explorada, principalmente, na época de comemorações relacionadas à Pátria. Antes de partirem para a execução e desenvolvimento do jogo online, sugerimos aos educadores que trabalhem a letra de música para aquecer as crianças e motivá-las para o game.
Os alunos do 1º ao 5º ano podem representar a canção se utilizando de gestos ou mímicas. Eles podem ficar de mãos dadas e imitarem os soldados ao cantá-la.
Dialogue um pouco com as crianças, professor, a respeito dos versos que compõem a canção. Na letra da música, percebe-se que há um soldado que deve marchar corretamente ou será enviado para o quartel. No segundo verso, a expressão “Cabeça de Papel”, educador, pode ser interpretada como uma brincadeira, sugerindo que o soldado não é muito inteligente ou que é facilmente influenciável.
Pergunte às crianças se já viram de perto um soldado. Faça alguns questionamentos quanto à profissão dos soldados considerando sua importância para a sociedade. Deixe as crianças se expressarem com argumentos que estejam voltados para suas vivências e experiências. Na segunda parte da música, educador, é mencionado um incêndio que acontece no quartel e a reação da polícia frente à circunstância, que manifesta um sinal de alerta. A chamada para “acode, acode, acode a bandeira nacional”, professor, pode ser vista como um chamado e convite para ações visando ao patriotismo e ao dever cívico, mas dentro de um contexto meio engraçado e acessível às crianças. A música brinca com elementos da vida militar e do civismo de uma forma que é ao mesmo tempo instrutiva e lúdica, refletindo a forma como as cantigas de roda podem passar conhecimentos e levar ao entretenimento ao mesmo tempo.
Coloque a música para seus alunos ouvirem e assimilarem a letra nas versões do game, professor. Pergunte às crianças a respeito da versão que mais agradou-as.
A seguir, a letra para apreciação e interpretação com as crianças. O professor de Arte pode trabalhar com as crianças essa melodia devido à expressividade das crianças e espaço em suas aulas para desenvolver habilidades voltadas para o universo da música. Os alunos podem se utilizar de instrumentos musicais simples para incrementar o momento de aprendizagem da letra e execução da cantiga de roda, como por exemplo, tambor, pandeiro, violão (caso algum aluno saiba tocar), teclado, chocalhos de garrafinha etc.
Marcha soldado
Cabeça de papel
Quem não marchar direito
Vai preso pro quartel
O quartel pegou fogo
São Francisco deu sinal
Acode, acode, acode
A bandeira nacional
Marcha soldado
Cabeça de papel
Quem não marchar direito
Vai preso pro quartel
O quartel pegou fogo
São Francisco deu sinal
Acode, acode, acode
A bandeira nacional
Marcha soldado
Cabeça de papel
Quem não marchar direito
Vai preso pro quartel
O quartel pegou fogo
São Francisco deu sinal
Acode, acode, acode
A bandeira nacional
Fonte: Musixmatch
Compositores: Dp / Marcos Patrizzi Luporini / Monica Villares Ferrer
Letra de Marcha Soldado © Bromelia Prod. Ltda., Bromelia Producoes Ltda
As cantigas de roda permitem às crianças explorar universos e temas variados, que fazem a interpretação do mundo por meio da fantasia. Cabe ao professor de Português interpretar outras canções de roda com os alunos para que eles possam expressar seus sentimentos, suas emoções contidas.
Durante a aula de Língua Portuguesa, as crianças podem trabalhar com paródias. Professor, a paródia é um texto que imita outro texto, podendo ser verbal, formal ou temática.
No 2º ano, as crianças conseguem praticar a intertextualidade, ou seja, relacionar dois ou mais textos. A criança se apropria de um texto existente e modifica-o, faz alterações, de uma forma irônica ou crítica, ainda assim, o leitor consegue perceber a relação que há entre ambos. Uma boa sugestão é propor às crianças a produção de uma paródia com a canção “Marcha Soldado”. Após a elaboração dos textos, em uma “Roda de Conversa”, os alunos podem ler as paródias uns para os outros, dramatizá-las.
Essa troca vai favorecer o convívio das crianças e estimular para a escrita e leitura.
Objetivos para o aluno
- Realizar um game de entretenimento com teor educativo sobre CANTIGA DE RODA: “MARCHA SOLDADO”;
- Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc);
- Cantar cantigas e canções, obedecendo ao ritmo e à melodia;
- Ampliar o vocabulário e enriquecer o repertório;
- Ler, com autonomia e fluência, textos curtos, com nível de textualidade adequado, silenciosamente e, em seguida, em voz alta;
- Exercitar a cognição e as habilidades artísticas;
- Elaborar uma paródia com a cantiga de roda “Marcha Soldado” e praticar a intertextualidade;
- Participar de dinâmicas para contextualizar o game e assimilar o conteúdo de forma lúdica;
- Realizar pinturas com temas militares;
- Criar um origami de chapéu com material reciclável;
- Reconhecer a missão dos soldados e sua importância na sociedade;
- Recriar, interpretar e relacionar-se com o mundo em que vive.
Objetivos para o professor
- Motivar os alunos para a execução de um game de entretenimento com teor educativo que visa a uma CANTIGA DE RODA: “MARCHA SOLDADO”;
- Utilizar jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical;
- Incitar o ânimo dos alunos para manusearem e tocarem instrumentos musicais;
- Deixar as crianças ganharem autonomia e superarem suas dificuldades;
- Aproveitar os conteúdos para trabalhar com valores, princípios e ajudar na evolução moral das crianças;
- Preparar atividades com intertextualidade para as crianças prosperarem na escrita e leitura;
- Refletir com as crianças sobre a importante missão dos soldados;
- Convidar um soldado ou veterano para dar uma palestra às crianças sobre a missão desses profissionais;
- Possibilitar às crianças a oportunidade de explorar e vivenciar a cantiga de roda, desenvolvendo habilidades motoras e sociais através de brincadeiras que integram danças, músicas e dramatizações.
Sugestão de abordagem para o professor
CONSTRUINDO CHOCALHOS E APRENDENDO SOBRE INSTRUMENTOS MUSICAIS
Professor de Arte, o chocalho é um instrumento musical que, ao ser balançado, já faz um som característico e dá vida à música. O tipo convencional é feito com um cilindro de metal, cheio de bolinhas ou grãos. Ele conta com um som que combina com vários ritmos, como o samba e a bossa.
O chocalho atua diretamente na estimulação sensorial auditiva e visual da criança.
As crianças do 1º ao 5º ano podem criar, educador, com material sucata, o chocalho e cantar a cantiga de roda em estudo manuseando-o. Ele produz um som monótono e metálico ao mesmo tempo.
É possível fazer vários instrumentos musicais com materiais recicláveis, como garrafas PET, latas, tampinhas de plástico e papelão.
Para fazer com as crianças de todas as séries o chocalho, propomos uma “Oficina de Arte”. Os professores de outras disciplinas podem ajudar o de Arte no momento de confeccionar o instrumento musical.
Dicas para confeccionar o chocalho com garrafinha:
Basta misturar a soja ou o feijão à tinta, em recipientes separados e deixar que sequem. Cortar as garrafas para deixá-las menores. Guardar o fundo e o gargalho para serem anexados e depois montar o chocalho. Com os grãos secos, professor, chegou a hora de misturar as cores e unir as partes da garrafa.
Existem outras possibilidades para confeccionar o chocalho e o educador tem que utilizar a técnica que corresponda às necessidades de sua turma. Precisa levar em conta também a maturidade das crianças e dificuldades que algumas têm quando lidam com aulas práticas. As crianças maiores podem ajudar aquelas que têm insegurança e necessitam de mais apoio.
Após a construção dos instrumentos, as crianças podem ser distribuídas em grupos para bolarem uma coreografia com a cantiga de roda e usarem os chocalhos para incrementá-la. Umas terão mais facilidade do que outras e é bem comum, pois é necessário considerar as habilidades artísticas que cada aluno domina ou não.
O professor de História pode propor uma pesquisa a respeito da origem do chocalho (maracá) e outros instrumentos musicais indígenas, como a flauta, o reco-reco, feito com casca de tartaruga, as trombetas de cuia, percussão, sopro e os bastões de ritmo. Explique às crianças, educador, que a flauta é um instrumento milenar utilizado pelos indígenas de diversos povos ao redor do mundo que, assim como os chocalhos, apitos e tambores, reproduz os sons da natureza, integrando diferentes rituais e festividades.
A música aumenta o poder de concentração, estimula o raciocínio lógico e potencializa o ritmo de aprendizado.
Essa atividade artística e musical pode se tornar um projeto interdisciplinar ou multidisciplinar, basta que dois ou mais professores queiram explorar a temática mais a fundo.
Complementando o conteúdo
ATIVIDADES TEMÁTICAS
Para complementar melhor o assunto em estudo, que tal as crianças fazerem pinturas com temas militares, educador?
Elas podem pintar tanques, aviões, soldados com seus acessórios em ação ou até mesmo a Bandeira Nacional.
Essa atividade permite às crianças o aprendizado visando aos diferentes equipamentos e símbolos militares enquanto se divertem, desenvolvem suas habilidades.
As crianças podem produzir cartões personalizados para presentear soldados do bairro ou uma carta coletiva agradecendo-os pela nobre missão que exercem. A carta poderá ser lida por um aluno quando as crianças forem visitar um quartel da cidade.
Através de atividades práticas e temáticas, as crianças aprendem sobre o serviço prestado pelos soldados e desenvolvem um senso de patriotismo e respeito por eles.
DOBRADURA COM ELEMENTOS DA CANTIGA DE RODA “MARCHA SOLDADO”
Que tal incentivar a criatividade e o aprendizado das crianças, educador, possibilitando-lhes a elaboração de dobraduras de soldado?
Sugerimos que sejam trabalhadas a versão masculina e feminina, uma vez que hoje em dia as mulheres exercem a função de soldado também. As meninas vão gostar de participar dessa aula e perceberem que as mulheres estão conquistando espaços antes específicos para os homens. A primeira mulher a ingressar em uma unidade militar, no Brasil, foi “Maria Quitéria de Jesus”. Em 1823, ela lutou bravamente pela manutenção da Independência do Brasil. Os alunos vão gostar dessas informações!
Essa atividade estimula a memória, promove a coordenação motora e favorece a criatividade da criança, além de contextualizar o assunto do game. Seus pontos fortes são a socialização dos alunos e desenvolvimento da afetividade.
A dobradura tem que ser uma técnica atraente e divertida para despertar o interesse da criança.
Os alunos podem receber partes do corpo do soldado para montar um personagem ou fazer a dobradura do chapéu ou quepe do soldado. Basta elaborar o molde do chapéu e imprimir para as crianças. Também é possível fazer o chapéu com uma folha de papel sulfite seguindo os passos indicados pelo professor. É possível fazer o chapéu com folha de jornal também e as crianças vão gostar dessa novidade. As meninas podem enfeitar o chapeuzinho delas com desenhos femininos para diferenciá-lo do chapéu dos meninos.
O professor de Arte pode fazer uma exposição com o origami de chapéu no corredor da escola para todos apreciarem. As crianças do 1º ao 5º ano têm como participar dessa atividade. Elas vão gostar bastante de perceber a transformação do papel em brinquedo e irão criar seu próprio universo de faz de conta.
Após a exposição das dobraduras, educador, faça uma reflexão com as crianças sobre a missão que os soldados têm de defender a sua pátria. Eles são pessoas determinadas, corajosas, que enfrentam perigos para manter nossa segurança.
GINCANA COM JOGOS E BRINCADEIRAS DE SOLDADOS...
Existem brincadeiras que simulam o dia a dia dos soldados, como “caminhada na corda”, “corrida de obstáculos”, “caça ao tesouro” etc. A partir dessas brincadeiras, os professores podem organizar uma gincana e dividir as crianças em grupos representando tropas.
CONVIDANDO UM SOLDADO OU VETERANO PARA PALESTRAR!
Para encerrar as atividades planejadas, que tal convidar um soldado ou veterano para dar uma palestra aos alunos de todas as séries, professor? O palestrante vai falar sobre a importância dos soldados e suas funções. Ele precisa ser comunicativo, carismático e dominar a fala para prender a atenção das crianças. Tem que ser capaz de transmitir as informações com coerência.
O palestrante pode contar uma história de soldado valente para ilustrar o momento e as crianças ficarem mais motivadas.
O objetivo dessa palestra é proporcionar às crianças um momento de interação e conscientização sobre a nobre missão dos soldados. Ao final da palestra, os alunos têm que assimilar valores e princípios para colocarem em prática.