logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games

Compartilhe com a sua turma:

compartilhar com Whatsapp
compartilhar com Facebook
compartilhar com Google Classroom
Calendário mágico

Calendário mágico

Estamos diante do Calendário Mágico e precisamos aprender a utilizá-lo para desfrutar de seus poderes.

Após responder a todas as perguntas, você poderá usar a magia para voltar ao passado e viver uma grande aventura, na época dos dinossauros.

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
1º Ano
Grandezas e medidas

Medidas de tempo: unidades de medida de tempo, suas relações e o uso do calendário

(EF01MA17)

Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

História
2º Ano
A comunidade e seus registros

O tempo como medida

(EF02HI07)

Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário.

Matemática
2º Ano
Grandezas e medidas

Medidas de tempo: intervalo de tempo, uso do calendário, leitura de horas em relógios digitais e ordenação de datas

(EF02MA18)

Indicar a duração de intervalos de tempo entre duas datas, como dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, para planejamentos e organização de agenda.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

(EF01MA17)
Reconhecer e relacionar períodos de tempo exige conhecer os nomes dos dias da semana, dos meses do ano, bem como compreender aspectos tais como o de que uma semana tem sete dias e um mês tem trinta dias, ou que um ano é dividido em doze meses.

(EF02HI07)
Esta habilidade consiste em identificar, examinar, compreender e utilizar relógios e calendários, assim como outros marcadores temporais que estão inseridos nos lugares de vivência do aluno. É uma habilidade complexa, pois implica em calcular, medir e dividir o tempo.

(EF02MA18)
Indicar intervalo de tempo entre duas datas (por exemplo: entre 1º de janeiro e 31 de maio já se passaram cinco meses) envolve a percepção de intervalo de tempo e sua duração. A percepção de tempo transcorrendo e transcorrido, de tempo presente, passado e futuro também está implícita na habilidade.

Ficha pedagógica